Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Como abrir um açougue: equipamentos indispensáveis

Homem cortando carne com equipamento especial no açougue

Apesar de o mercado de carnes congeladas e industrializadas ter crescido consideravelmente nos últimos tempos, impulsionado por uma tendência mais ágil do dia a dia, comprar aquela carne fresquinha e fatiada por um profissional no açougue ainda é preferência entre os brasileiros.

Não é à toa que esses estabelecimentos são fáceis de se achar na maioria das cidades, seja um açougue de pequeno porte ou os de grandes franquias. Com a evolução das cidades e das necessidades diversas dos consumidores, os açougues evoluíram e muitos se tornaram as famosas “Casas de Carne”, nas quais podemos encontrar cortes especializados.

Se você pretende entrar nesse negócio, saiba que fará sucesso por conta da alta demanda. E, como em qualquer negócio, precisa contar com máquinas que tragam agilidade e qualidade no dia a dia. Está pensando em como abrir um açougue? Confira aqui os equipamentos que não podem faltar.

Mesa de corte

Esse é um dos espaços em que o açougueiro e seus auxiliares mais passam tempo no dia a dia de um açougue. Por isso ele precisa ser amplo, limpo e bem localizado no ambiente. Afina, é na mesa de corte que o profissional vai trabalhar a carne, ou seja, cortar e tratar seus pedaços conforme solicitado pelo cliente.

As mesas podem ser de inox ou polietileno. O polietileno é o mais usado e mais indicado, já que não deixa riscos ou traços pelo uso da faca em constante atrito com a superfície.

Moedor de carne

A famosa carne moída é sempre pedida em qualquer açougue todos os dias. Com um moedor profissional, o seu estabelecimento poderá oferecer esse produto com o máximo de qualidade possível.

Homem usando moedor de carne em açougue

Saiba mais sobre a importância de se ter um moedor de carne em seu açougue.

Balcão expositor e câmara frigorífica

Um dos alimentos que mais depende de refrigeração para sua qualidade é a carne. É preciso armazená-la na temperatura correta para manter sua suculência e vida útil. Por isso, a câmara frigorífica é indispensável, podendo garantir a conservação da carne por mais tempo.

Os balcões expositores são uma maneira de aliar a refrigeração que a carne precisa com uma exposição mais convidativa para o cliente, uma vez que são refrigerados e têm vidros transparentes. Nem é preciso dizer que as carnes não podem ficar em expositores naturais, não é? Cuidado!

Expositor de carne refrigerado para açougue

Serra-fita

Essa é uma ferramenta ideal para qualquer pessoa que deseja abrir um açougue. Isso porque ela auxilia o corte de uma carne congelada ou então de pedaços de carne com ossos. Em resumo, o mercado trabalha com dois tipos, a serra-fita de bancada e a de coluna, sendo que ambas têm as mesmas funções, se diferenciando apenas pelo posicionamento e design.

Mulher cortando carne com serra-fita em açougue

Apesar de essenciais, é preciso ter cuidado, pois a serra-fita pode ser perigosa se não for manuseada de forma correta. Por isso, saiba aqui como evitar acidentes com a serra-fita.

Balança

Para saber o quanto cobrar pela carne, é preciso pesá-la. Para isso, você vai precisar de balanças específicas, como a suspensa tipo relógio e a de plataforma, por exemplo. Além disso, também é importante ter uma balança digital com função etiquetadora para lhe ajudar com os preços e facilitar para você e para o cliente.

Amaciador de carne

Muitos clientes solicitam que a carne seja amaciada pelo açougueiro, para que não precisem fazer isso de forma manual na hora do preparo. Quando amaciada mecanicamente, a carne fica bem mais suculenta, por isso investir em um amaciador de carne vai ajudar muito a conquistar os clientes no seu açougue.

Caixa

O caixa para pagamento deve estar separado do local dos alimentos, de preferência na saída do açougue, facilitando o fluxo do seu cliente. Compre os equipamentos necessários para o caixa, como computador, cadeira, esteira para as compras, além de um software para registro dos itens e somatória.

E aí? Conseguiu entender como abrir um açougue, quais são os equipamentos ideais — e principalmente funcionais — que fazem toda a diferença no sucesso de seu negócio? Então agora é só acessar nosso site e equipar seu açougue com os melhores produtos do mercado. Estamos disponíveis no WhatsApp para tirar qualquer dúvida.

0 0 Votos
Avalie este artigo
guest
7 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] pode ter a melhor equipe e, ainda assim, um resultado ruim sem equipamentos de qualidade. Investir em uma serra-fita para açougue, por exemplo, é essencial para otimizar seus custos a […]

trackback

[…] Entenda um pouco mais sobre os potenciais riscos das carnes mal refrigeradas e veja mais sobre equipamentos necessários para um açougue no nosso […]

trackback

[…] o moedor de carne é um excelente utensílio para o serviço diário dos açougues. E a troca do disco do moedor de carne deve ser realizada sempre que […]

trackback

[…] é importante expor uma maior variedade de carnes já que isso melhora a imagem do açougue quanto à […]

trackback

[…] A serra-fita é uma ferramenta essencial em todo açougue. Ela permite o corte rápido e limpo das carnes, mesmo dos pedaços maiores ou aqueles com ossos. Para garantir a qualidade do corte e a segurança dos operadores, contudo, é necessário que esses equipamentos passem por uma manutenção constante. Por isso, neste texto, mostraremos o passo a passo para trocar a lâmina da serra-fita. […]

trackback

[…] LEIA TAMBÉM: Como abrir um açougue? Conheça alguns dos equipamentos indispensáveis! […]

trackback

[…] Ao realizar todo este estudo, você pode passar para o próximo passo, que é definir a margem de lucro ideal para cada produto dentro do seu açougue. […]

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    7
    0
    Adoraríamos receber sua opinião por favor, comente!x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email