Como abrir um Açougue: Equipamentos indispensáveis

Apesar de o mercado de carnes congeladas e industrializadas ter crescido consideravelmente nos últimos tempos impulsionado por uma tendência mais ágil do dia a dia, comprar aquela carne fresquinha e fatiada por um profissional no açougue ainda é preferência entre os brasileiros.

Não é à toa que esses estabelecimentos são fáceis de se achar na maioria das cidades, seja um açougue de pequeno porte ou os maiores de franquias. Com a evolução das cidades e das necessidades diversas dos consumidores, os açougues evoluíram e muitos se tornaram as famosas “Casas de Carne”, nas quais podemos encontrar cortes especializados.

Se você pretende entrar nesse negócio, sabe que fará sucesso por conta da alta demanda. E, como qualquer negócio, precisa contar com os equipamentos certos e que proporcionem agilidade e qualidade no dia a dia. Confira os equipamentos que não podem faltar no seu açougue.

Mesa de corte

Esse é um dos espaços em que o açougueiro e seus auxiliares mais passam tempo no dia a dia de um açougue, e ele precisa ser amplo, limpo e bem localizado no ambiente. É na mesa de corte que o profissional vai trabalhar a carne, ou seja, cortar e tratar seus pedaços conforme solicitado pelo cliente.

As mesas podem ser de inox ou polietileno. O polietileno é o mais usado e mais indicado, já que não deixa riscos ou traços pelo uso da faca em constante atrito com a superfície.

Moedor de carne

A famosa carne moída é sempre pedida em qualquer açougue todos os dias. Com um moedor profissional, o seu estabelecimento poderá oferecer esse produto com o máximo de qualidade possível.

Balcão expositor e câmara frigorífica

Um dos alimentos que mais depende de refrigeração para sua qualidade é a carne. É preciso armazená-la na temperatura correta para manter sua suculência e vida útil.

Por isso, a câmara frigorífica é indispensável, podendo garantir a conservação da carne por mais tempo, além de expô-la de maneira mais convidativa já que o balcão refrigerado tem vidros transparentes.

Serra fita

Essa é uma ferramenta ideal para qualquer açougueiro e, na prática, eles sabem bem como ela faz diferença em seu trabalho. Ela auxilia o corte de uma carne congelada ou então de pedaços de carne com ossos. Atualmente, existem diversos modelos disponíveis no mercado, porém o ideal é escolher a que corte qualquer tipo de carne.

Balança eletrônica

Para saber o quanto cobrar pela carne, é preciso pesá-la. Por isso, é fundamental adquirir uma balança eletrônica de carne, que tenha a capacidade de etiquetar o pacote com o preço e o peso.

Amaciador de carne

Muitos clientes solicitam que a carne seja amaciada pelo açougueiro, em vez de fazerem isso manualmente antes do preparo. Quando amaciada mecanicamente, a carne fica bem mais suculenta, por isso seu açougue deve ter equipamentos para oferecer isso aos seus clientes.

Caixa

O caixa para pagamento deve ser localizado separado do local dos alimentos, de preferência na saída do açougue, facilitando o fluxo do seu cliente. Compre os equipamentos necessários para o caixa, como computador, cadeira, esteira para as compras, além de um software para registro dos itens e somatória.

Ter os equipamentos ideais e, principalmente, funcionais pode fazer toda a diferença no sucesso do seu açougue. Conte com os nossos produtos para auxiliar na refrigeração do seu negócio. Estamos disponíveis no WhatsApp para atender às suas necessidades.