Evite acidentes com a serra-fita em açougues

Mulher cortando carne com serra-fita em açougue

Usada para diversos tipos de cortes, a serra-fita é uma ferramenta muito versátil que ajuda nos processos de produção envolvendo carnes. Ou seja, é essencial em açougues.

Isso porque a máquina faz cortes de variados tipos e tamanhos, entre eles os retos, irregulares, circulares e com ondulações. Ela possui uma mesa, onde o material fica para passar por uma fita de metal, a qual fica se movimentando enquanto corta a carne e os ossos.

O trabalho com a serra-fita é muito prático. Para quem precisa de cortes bem precisos, ela é uma excelente opção. Mas, apesar de seu ótimo desempenho, se não for usada de forma correta, ela pode causar acidentes e provocar ferimentos no operador.

 

Pessoa cortando carne com serra-fita

Confira, a seguir, algumas dicas para evitar acidentes com a serra-fita.

Cuidados com a serra-fita

Local

  • Instale o equipamento em um local com pouca movimentação de pessoas e acesso restrito. Quanto menos pessoas tiverem acesso à máquina ou passarem por ela, menores serão os riscos;
  • Evite instalar a serra-fita no chão úmido, para evitar riscos de escorregar perto dela;
  • Posicione a serra-fita de tal forma que você fique de costas para a parede ao usá-la. Assim, você evita que pessoas esbarrem sem querer em você;

Proteção

  • Use óculos de proteção para evitar que pedaços de carne e ossos atinjam seus olhos;
  • Use luvas de malha para evitar acidentes com as mãos, já que elas ficam muito próximas da fita. Por mais habilidoso que você seja, esse é um dos principais riscos;

Operação

  • Mantenha o foco durante toda a operação e não se deixe distrair por conversas, interrupções e aparelhos eletrônicos, principalmente celulares;
  • Use sempre as duas mãos para segurar o material que você estiver cortando;
  • Pessoas que não tenham habilidades e uma certa experiência com a máquina não devem usá-la;
  • Leia as orientações do fabricante e certifique-se de seguir todas elas.
Carne na serra-fita

 

Principais vantagens da serra-fita

Você pode se perguntar: afinal, por que eu deveria ter uma serra-fita em vez de apenas fazer meus cortes manualmente?

A resposta é simples: a serra-fita representa uma vantagem competitiva enorme para seu negócio. Confira por quê:

  • Produtividade: a máquina evita o desperdício de material e acelera a produção em cada corte.
  • Variedade de cortes: a serra-fita pode realizar qualquer tipo de corte e não somente os retos. Dessa forma, caso você precise fazer um formato de corte diferente, a máquina fará isso com toda a facilidade. Algo muito complicado de fazer com as facas, por exemplo.
  • Facilidade de uso: a máquina pode ser operada sem grandes complicações ou dificuldades, sendo preciso apenas um pouco de treino e muita atenção.
Para garantir ainda mais segurança, é importante fazer manutenções periódicas na serra-fita com um profissional especializado. Além disso, é fundamental fazer uma limpeza diária, pois o pó e resíduos que se acumulam com o uso, principalmente na fita, podem comprometer a vida útil do equipamento.

Agora que você já sabe como usar a serra-fita com segurança, que tal adquirir a sua e aumentar ainda mais a sua produtividade? Acesse nosso site e conheça os melhores equipamentos do mercado! Em caso de dúvida, é só chamar a gente no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe