Limpeza do micro-ondas: Confira o passo a passo

Limpeza do Micro-ondas

Cuidar bem dos eletrodomésticos é crucial para garantir sua durabilidade e eficiência. Quando falamos de micro-ondas, um item tão essencial em nossa cozinha, não poderia ser diferente. 

A limpeza do micro-ondas é uma prática necessária que, além de prolongar a vida útil do equipamento, garante uma cozinha mais higiênica e segura. 

Em nosso guia de hoje, trazemos o passo a passo detalhado para uma limpeza eficiente de um micro-ondas, independentemente de qual seja o tipo ou modelo dele.

Neste artigo, você encontrará informações sobre por que a limpeza do micro-ondas é importante, como preparar-se para a limpeza, um passo a passo detalhado para a limpeza interna e externa do seu micro-ondas e os cuidados que você deve tomar após a limpeza.

Ficou interessado?

Continue lendo e descubra como manter o seu micro-ondas limpo e em perfeitas condições com as dicas que o BLOG DA NORTE preparou para você.

Por que limpar o micro-ondas regularmente é tão importante?

Limpeza externa do micro-ondas

A limpeza regular do micro-ondas é fundamental por diversas razões. E acredite: não limpá-lo da forma correta pode fazer até você perder dinheiro. 

Claro, não é uma quantidade drástica, mas você sabia que resíduos de comida podem absorver energia e fazer com que o aparelho consuma mais energia para aquecer a comida?

Temos um artigo aqui no Blog da Norte, falando sobre o consumo de energia do micro-ondas. Para ler o conteúdo completo, clique no link abaixo:

Leia Também: Micro-ondas gasta muita energia?

Além disso, a sujeira acumulada pode causar odores desagradáveis e até danificar o aparelho.

Outro fator importante para manter limpo o micro-ondas da sua casa ou estabelecimento é que ao fazê-lo, é possível prolongar a vida útil do produto. Isso, porque a sujeira acumulada pode levar ao desgaste prematuro de componentes internos, potencialmente reduzindo a vida útil do aparelho.

Por fim, o micro-ondas sujo pode ser um terreno fértil para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.  Por isso, limpar regularmente o micro-ondas é uma maneira eficaz de manter a saúde e segurança de todos na casa.

Quais são os materiais e equipamentos necessários para limpar o micro-ondas da forma certa?

A limpeza adequada do micro-ondas não requer muitos materiais ou equipamentos especiais. Com apenas alguns itens domésticos, você pode realizar uma limpeza eficaz e segura do seu micro-ondas. 

Assim, para começar a limpeza tenha em mãos os seguintes itens:

1. Um recipiente resistente ao micro-ondas: Pode ser uma tigela ou um copo, preferencialmente de vidro.

2. Vinagre branco ou suco de limão: Ambos são excelentes agentes de limpeza naturais e não tóxicos.

3. Água: Para misturar com o vinagre ou o suco de limão e ajudar a soltar a sujeira.

4. Esponja, pano ou toalha de papel: Para limpar a parte interna e externa do micro-ondas.

5. Sabão neutro: Para limpeza final e mais profunda, caso necessário.

Agora que já temos os materiais em mãos, começaremos o processo de limpeza do micro-ondas!

Passo a Passo para Limpeza do Micro-ondas

Limpar o micro-ondas não é uma tarefa complicada, mas requer cuidado para evitar danos ao aparelho. Abaixo, separamos um passo-a-passo para a limpeza da parte interna e externa do equipamento.

Limpeza Interna

1- Misture água e vinagre ou suco de limão no recipiente resistente ao micro-ondas: Encha cerca de metade do recipiente com água e a outra metade com vinagre ou suco de limão.

2 – Aqueça a mistura no micro-ondas: Coloque o recipiente no micro-ondas e aqueça em alta potência por cerca de 5 a 10 minutos. Dessa forma, o vapor da mistura ajudará a amolecer a sujeira.

3 – Deixe o micro-ondas fechado por mais alguns minutos: Depois que o tempo acabar, deixe o micro-ondas fechado por mais 5 minutos para permitir que o vapor continue trabalhando.

4 – Limpe o interior do micro-ondas: Retire o recipiente com cuidado (ele estará quente). Em seguida, usando uma esponja, pano ou toalha de papel, limpe o interior do micro-ondas.

Limpeza Externa

Micro-ondas Limpo

5 – Prepare uma solução de limpeza para o exterior: Misture uma parte de vinagre branco com duas partes de água e um pouco de sabão neutro.

6 – Limpe o exterior do micro-ondas: Use a solução de limpeza e um pano limpo para limpar a parte externa do micro-ondas, incluindo a porta e a alça.

7 – Seque o micro-ondas: Com um pano seco, seque completamente o exterior do micro-ondas para evitar marcas de água, que podem levar a oxidação da parte externa.

Conclusão

A limpeza regular do micro-ondas é essencial para garantir a eficiência, a durabilidade e a higiene do aparelho. Ao remover a sujeira e os resíduos de comida, você evita o acúmulo de odores desagradáveis e previne danos aos componentes internos. 

Além disso, uma limpeza adequada ajuda a evitar a propagação de bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Recomenda-se realizar a limpeza do micro-ondas a cada duas semanas, ou com mais frequência, dependendo do uso. Se houver derramamentos ou respingos durante o uso, é importante limpar imediatamente para evitar que a sujeira se acumule.

Caso o seu micro-ondas não tenha mais jeito, o jeito é considerar comprar um novo modelo. Confira alguns modelos de micro-ondas que separamos para você no site da NORTE REFRIGERAÇÃO.

Visitar Site

Para mais informações ou dúvidas sobre os nossos produtos, fale com os nossos consultores via Whatsapp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe