Micro-ondas gasta muita energia?

O micro-ondas é um eletrodoméstico muito vantajoso e presente em várias cozinhas brasileiras. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao consumo de energia de um micro-ondas. Será que ele realmente gasta muita eletricidade?

Pensando nisso, nós da Norte Refrigeração vamos explicar melhor para você tudo que está relacionado ao consumo de energia de um micro-ondas. Sendo assim, se você está em dúvida e não sabe se deve comprar ou não este eletrodoméstico, você vai saber tudo que precisa para tomar a decisão.

Além de explicar o consumo de energia de um micro-ondas, nós também vamos lhe ensinar como economizar energia mesmo usando o aparelho. Falaremos também sobre as vantagens de adquirir um micro-ondas, o que pode fazer com que a aquisição do aparelho perdoe o seu consumo de energia.

Assim, podemos te ajudar na decisão de adquirir o aparelho. Vamos lá?

Micro-ondas e o consumo de energia

O micro-ondas possui um grande consumo de energia, mas isso pode variar de acordo com a forma que as pessoas o usam. Apesar de ser um eletrodoméstico pequeno, o micro-ondas precisa ser sempre desplugado da tomada após o uso.

Forno Microondas Midea 35L

Mesmo quando não está sendo usado, o timer e outras luzinhas do micro-ondas ficam acesas consumindo energia. Ou seja, quando o micro-ondas não está sendo usado, mas continua plugado na tomada, ele está em stand by.

Em outras palavras, o stand by é uma funcionalidade de dispositivos eletrônicos que permite que o micro-ondas possa ser desligado temporariamente, mas que continue recebendo energia. 

Dessa maneira, o aparelho está sempre pronto para voltar a funcionar com um simples toque no botão de ligar.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostrou em dados de pesquisas que o consumo de energia de um micro-ondas varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora quando o aparelho está funcionando. 

Já em stand by, em um mês o consumo pode chegar em 13,7 kWh. Por este motivo, é ideal sempre desplugar o micro-ondas da tomada após usá-lo.

Não só o micro-ondas fica em stand by e tem um alto consumo de energia, como diversos outros aparelhos. Cafeteiras, televisores, computadores, aparelhos de som, carregadores de celular e outros aparelhos também precisam ser desplugados da tomada após seu uso para que não fiquem consumindo energia.

Microondas Midea Liva 20LT

Então, basta criar o hábito de se lembrar de desplugar o aparelho da tomada após o uso. Assim, você estará dando aquela economizada na conta de luz!

LEIA TAMBÉM: O QUE CONSIDERAR NA HORA DE COMPRAR UM MICROONDAS?

Por que comprar um micro-ondas?

Trouxemos algumas razões pelas quais uma pessoa deve adquirir um micro-ondas, seja para sua casa ou negócio. Um micro-ondas ocupa pouco espaço na cozinha e é fácil e prático de usar.

Além disso, o modo de temperatura e o tempo de cozimento do aparelho são automatizados. Então, não precisa ficar com medo de queimar a comida mesmo com pouco tempo no aparelho, como no fogão.

O micro-ondas também não aquece o ar na cozinha, porque não há uma chama aberta. Ainda mais, é muito fácil descongelar e aquecer alimentos, garantindo mais praticidade no dia a dia e sem fazer sujeira!

Forno Microondas Midea Liva 35L

O micro-ondas também é uma opção adequada para cozinhar pratos dietéticos sem gordura. Contudo, é óbvio que todos os aparelhos têm suas desvantagens.

No caso do micro-ondas, há um alto consumo de energia e a limitação do número de receitas convencionais e cozimentos mais complexas.

No entanto, suas vantagens são ótimas e o aparelho é uma excelente opção para quem precisa de praticidade.

CONFIRA TAMBÉM: Modelos de micro-ondas para ter em sua cozinha!

Conclusão

Agora que você sabe sobre o consumo de energia de um micro-ondas, vai poder decidir melhor se vai ou não adquirir um. Além disso, saber sobre o consumo de energia do aparelho é muito importante para sua utilização e também para economizar nas contas de luz.

Sendo assim, agora você sabe como economizar energia usando o seu micro-ondas e não vai mais passar raiva na hora que receber a conta de luz!

Seja na sua casa ou nos seus negócios, tome as atitudes necessárias e evite o desperdício de energia.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Caso você tenha interesse em mais posts com dicas e conteúdos para sua casa, acesse nosso blog.

Se você está procurando por um novo micro-ondas para sua casa ou para seu negócio, veja algumas opções no nosso site ou entre em contato conosco através do Whatsapp. Conte com a Norte Refrigeração para mais conteúdos como este!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe