Como abrir um açougue: equipamentos indispensáveis

Homem cortando carne com equipamento especial no açougue

Apesar de o mercado de carnes congeladas e industrializadas ter crescido consideravelmente nos últimos tempos, impulsionado por uma tendência mais ágil do dia a dia, comprar aquela carne fresquinha e fatiada por um profissional no açougue ainda é preferência entre os brasileiros.

Não é à toa que esses estabelecimentos são fáceis de se achar na maioria das cidades, seja um açougue de pequeno porte ou os de grandes franquias. Sobretudo, com a evolução das cidades e das necessidades diversas dos consumidores, os açougues evoluíram e muitos se tornaram as famosas “Casas de Carne”, nas quais podemos encontrar cortes especializados.

Assim, se você cogita entrar nesse negócio, saiba que fará sucesso por conta da alta demanda. E, como em qualquer negócio, precisa contar com máquinas que tragam agilidade e qualidade no dia a dia. Está pensando em como abrir um açougue? Confira aqui os equipamentos que não podem faltar.

Mesa de corte

Esse é um dos espaços onde o açougueiro e seus auxiliares mais passam tempo no dia a dia de um açougue. Por isso ele precisa ser amplo, limpo e bem localizado no ambiente. Afinal, é na mesa de corte que o profissional trabalhará a carne, ou seja, cortar e tratar seus pedaços conforme solicitado pelo cliente.

As mesas podem ser de inox ou polietileno. O polietileno é o mais usado e mais indicado, já que não deixa riscos ou traços pelo uso da faca em constante atrito com a superfície.

Moedor de carne

A famosa carne moída é sempre pedida em qualquer açougue diariamente. Além disso, com um moedor profissional o seu estabelecimento poderá oferecer esse produto com o máximo de qualidade possível.

Moedor moendo carne

Saiba mais sobre a importância de se ter um moedor de carne em seu açougue em nosso artigo, vale a pena ter um moedor de carne. Neste artigo mostramos, todas as vantagens de adquirir um moedor para o seu açougue. Confira o artigo completo, abaixo:

Leia também: Moedor de carne vale a pena?

Balcão expositor e câmara frigorífica

Um dos alimentos que mais depende de refrigeração para sua qualidade é a carne. Além disso, é preciso armazená-la na temperatura correta para manter sua suculência e vida útil. Por isso, a câmara frigorífica é indispensável, podendo garantir a conservação da carne por mais tempo.

Os balcões expositores são uma maneira de aliar a refrigeração que a carne precisa com uma exposição mais convidativa para o cliente, uma vez que são refrigerados e têm vidros transparentes. Nem é preciso dizer que as carnes não podem ficar em expositores naturais, não é? Cuidado!

Balcão Expositor Refrimate

Expositor de Carne Refrimate Vanguard 2,0M Cinza 220V

Serra-fita

Essa é uma ferramenta ideal para qualquer pessoa que deseja abrir um açougue. Isso porque ela auxilia o corte de uma carne congelada ou então de pedaços de carne com ossos. Em resumo, o mercado trabalha com dois tipos, a serra-fita de bancada e a de coluna, sendo que ambas têm as mesmas funções, se diferenciando apenas pelo posicionamento e design.

Mulher cortando carne com serra-fita em açougue

Apesar de essenciais, é preciso ter cuidado, pois a serra-fita pode ser perigosa se não for manuseada corretamente. Por isso, saiba aqui como evitar acidentes com a serra-fita.

Balança

Para saber o quanto cobrar pela carne, é preciso pesá-la. Para isso, você precisará de balanças específicas, como a suspensa tipo relógio e a de plataforma, por exemplo. Além disso, também é importante ter uma balança digital com função etiquetadora para lhe ajudar com os preços e facilitar para você e para o cliente.

Amaciador de carne

Muitos clientes solicitam que a carne seja amaciada pelo açougueiro, para não precisarem fazer isso manualmente na hora do preparo. Quando amaciada mecanicamente, a carne fica bem mais suculenta, por isso investir em um amaciador de carne ajudará muito a conquistar os clientes no seu açougue.

Amaciadores de qualidade e altamente eficientes você encontra no site da Norte Refrigeração, temos modelos das melhores marcas do mercado, como o modelo da Metvisa apresentado no vídeo abaixo:

Ademais, para conhecer mais detalhes desse produto visite o site da Norte Refrigeração e conheça as ofertas que temos para esses e outros modelos de amaciadores de carnes.

Caixa

O caixa para pagamento deve estar separado do local dos alimentos, de preferência na saída do açougue, facilitando o fluxo do seu cliente. Compre os equipamentos necessários para o caixa, como computador, cadeira, esteira para as compras, além de um software para registro dos itens e somatória.

Check-Out Caixa

Check-Out Caixa Supermercado Innal BC13 1,30m Azul

Conclusão

Ao longo deste artigo, você conheceu alguns produtos fundamentais em qualquer açougue. Além disso, todos os produtos que apresentamos a você neste conteúdo você encontra na Norte Refrigeração.

Em nosso site, você tem equipamentos ideias para montar o seu açougue ou casa de carne. Não deixe de conferir os nossos equipamentos de primeira qualidade.

Visite o Site

Para mais informações ou dúvidas sobre os nossos produtos, fale com os nossos consultores via Whatsapp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe