Gelo saindo do ar-condicionado? Aprenda como evitar

Por que sai gelo do ar-condicionado? Diversas pessoas fazem essa pergunta quando, ao abrir o aparelho, encontram água pingando e veem que a serpentina congelou. Infelizmente, essa situação é comum e pode acontecer por causa de diversos fatores.

O gelo saindo do ar-condicionado pode atrapalhar o funcionamento do equipamento, além de molhar e sujar o ambiente e os móveis próximos.

Por isso, elaboramos esse artigo com todas as causas e algumas melhorias que você pode fazer para evitar esse problema, caso esteja passando por isso na sua casa ou no seu negócio.

Vem conferir!

Por que sai gelo do ar-condicionado?

Antes do gelo sair, o ar-condicionado congela e muitas vezes não é possível perceber. Só depois que o congelamento interno estar muito forte é que o aparelho começa a cuspir gelo.

O melhor a fazer é procurar um especialista para que ele veja o que está causando o problema e faça o conserto necessário. Afinal, não adianta só tirar o gelo, é preciso também eliminar a causa do problema.

Sendo assim, algumas situações podem causar esse problema, entre elas:

1. Obstrução do fluxo de ar

A princípio, uma das causas do congelamento do ar-condicionado é a obstrução do fluxo de ar. Pois, essa obstrução impede que fluido refrigerante circule no aparelho, como resultado o mesmo fica retido em algum ponto do aparelho. 

Em resumo, uma tubulação dobrada ou entupida pode gerar a obstrução do fluxo e levar a geração de gelo.

2. Baixa temperatura externa

O fator que frequentemente causa o congelamento do ar-condicionado é a temperatura externa do ambiente, já que esses aparelhos não foram feitos para funcionar abaixo dos 15°C.

Isso ocorre pois as baixas temperaturas podem congelar o condensador do equipamento muito facilmente.

3. Sujeira nas peças

Outra razão aparentemente trivial é a sujeira do aparelho, mais especificamente na parte interna.

Quando o filtro do equipamento acumula muita sujeira, a circulação do ar é prejudicada. E isso faz o ar refrigerado ficar preso dentro da máquina e provoca o acúmulo de gelo.

4. Carga de fluido refrigerante

Outro fator importante que pode levar ao ar-condicionado com gelo é a quantidade de carga de fluido refrigerante. 

Por exemplo, se a carga estiver muito baixa o aparelho terá que trabalhar mais para fazer o ar circular, podendo causar o congelamento.

Além disso, se o aparelho continuar funcionando com a quantidade errada de fluido refrigerante ele poderá parar de funcionar de vez.

5. Mais potente do que o necessário

Um erro que muitas pessoas cometem ao adquirir um aparelho de ar-condicionado é comprar um equipamento com a potência maior ou menor do que a necessária para resfriar o ambiente.

Embora essa seja uma das causas menos comuns de congelamento, é fundamental antes de comprar o seu aparelho veja qual a quantidade de BTU ideal para o ambiente no qual será instalado.

6. Falta de manutenção

Todos os fatores descritos acima podem ser evitados através da manutenção periódica. Afinal, a manutenção preventiva do ar-condicionado pode evitar problemas na máquina e na saúde das pessoas que circulam no ambiente.

Agora que você conhece algumas das causas do gelo no aparelho, vamos ver quais são as melhores soluções para esse problema.

O que fazer quando o ar-condicionado congela?

Como foi dito anteriormente, diversos fatores podem levar ao congelamento. Mas, o que fazer quando ele congela? 

Em primeiro lugar, assim que notar o problema, desligue o aparelho e retire o painel frontal da máquina, para identificar onde exatamente ocorre o congelamento.

Observe se os filtros estão sujos, se o congelamento está na serpentina ou em outra peça, como o condensador.

Além disso, pode-se usar um pano úmido com detergente neutro para fazer uma limpeza básica do interior do dispositivo e depois tentar religá-lo.

1. Faça uma limpeza

Realizar a limpeza da máquina é essencial. Afinal, poeira, mofo e sujeira em geral podem interromper a circulação de ar.

E, como foi dito antes, o ar frio fica preso, levando ao congelamento do aparelho e a formação do gelo.

Por isso, é sempre importante seguir as instruções e limpar o aparelho de forma periódica.

O termostato é um instrumento que regula a temperatura e controla o aparelho para que funcione apenas entre a faixa mínima e máxima estabelecida.

Então, é recomendado não usar o ar-condicionado sempre na temperatura mínima, pois o aparelho pode ficar sobrecarregado. 

2. Orientações na hora de comprar

Além de optar pelo modelo que você mais gosta, é preciso ter atenção a um item fundamental: a potência. Ou seja, você deve levar em consideração o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas e, também, a frequência de uso.

Na hora da instalação é essencial contar com um profissional. Pois, qualquer peça desnivelada ou equipamento colocado de forma incorreta pode levar a problemas no aparelho. 

Se liga na manutenção

Em conclusão, diversos fatores podem ocasionar em problemas de congelamento do ar-condicionado, mas como foi dito ao longo do texto esse problema pode ser facilmente resolvido com as manutenções periódicas. 

Afinal, na manutenção será possível identificar se o aparelho está funcionando corretamente, bem como realizar a limpeza do dreno e filtros. Como resultado, você terá um dispositivo com uma vida útil maior.

Curtiu esse artigo? Então aproveite a visita ao blog, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre cuidados com seu ar-condicionado!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe