Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Gelo saindo do ar-condicionado? Aprenda como evitar

Por que sai gelo do ar-condicionado? Diversas pessoas fazem essa pergunta quando, ao abrir o aparelho, encontram água pingando e veem que a serpentina congelou. Infelizmente, essa situação é comum e pode acontecer por causa de diversos fatores.

O gelo saindo do ar-condicionado pode inviabilizar o funcionamento do equipamento, além de molhar e sujar o ambiente e os móveis próximos.

Por isso, elaboramos esse artigo com todas as causas e algumas melhorias que você pode fazer para evitar esse problema, caso esteja passando por isso na sua casa ou no seu negócio.

Vem conferir!

Por que pode sair gelo do ar-condicionado?

Antes de cuspir gelo, o ar-condicionado congela e muitas vezes não é possível perceber. Só depois que o congelamento interno estar muito acentuado é que o ar-condicionado começa a cuspir gelo.

O melhor a fazer é procurar um especialista para que ele verifique o que está causando o problema e faça as desobstruções caso sejam necessárias.

Afinal, não adianta só tirar o gelo do ar-condicionado, é necessário também eliminar a causa do problema.

Sendo assim, algumas situações podem causar esse problema, entre elas:

1. Obstrução do Fluxo de Ar

A princípio, uma das causas do congelamento do ar-condicionado é a obstrução do fluxo de ar. Pois, essa obstrução impede que fluido refrigerante circule no aparelho, como resultado o mesmo fica retido em algum ponto do aparelho. 

Em resumo, uma tubulação dobrada ou entupida pode gerar a obstrução do fluxo e levar a geração de gelo.

2. Baixa temperatura externa

O fator que frequentemente causa o congelamento do ar-condicionado é a temperatura externa do ambiente, já que esses aparelhos não foram feitos para funcionar abaixo dos 15°C.

Isso ocorre pois as baixas temperaturas podem congelar o condensador do equipamento muito facilmente.

3. Sujeira nas peças

Outra razão aparentemente trivial, mas geralmente problemática, é a sujeira do aparelho, mais especificamente a interna.

Quando o filtro do equipamento acumula muita sujeira, a circulação do ar é prejudicada. E isso faz o ar refrigerado ficar preso dentro da máquina e provoca o acúmulo de gelo.

4. Carga de fluido refrigerante

Outro fator importante que pode levar ao ar-condicionado com gelo é a quantidade de carga de fluido refrigerante. 

Por exemplo, se a carga estiver muito baixa o ar-condicionado terá que trabalhar mais para fazer o ar circular, podendo causar o congelamento do aparelho.

Além disso, se o aparelho continuar funcionando com a quantidade errada de fluido refrigerante ele poderá parar de funcionar totalmente.

5. Aparelho mais potente do que o necessário

Um erro que muitas pessoas cometem ao adquirir um aparelho de ar-condicionado é comprar um equipamento com a potência maior ou menor do que a necessária para resfriar o ambiente.

Embora essa seja uma das causas menos comuns de congelamento, é fundamental antes de comprar o seu aparelho verificar qual a quantidade de BTU ideal para o cômodo em que ele será instalado.

6. Falta de manutenção

Todos os fatores descritos acima podem ser evitados através da manutenção periódica. Afinal, a manutenção preventiva do ar-condicionado pode evitar problemas na máquina e na saúde das pessoas que circulam no ambiente.

Agora que você conhece algumas das causas do gelo no aparelho, vamos ver quais são as melhores soluções para esse problema.

O que fazer quando o ar-condicionado congela?

Como foi dito anteriormente, diversos fatores podem levar ao congelamento do ar-condicionado. Mas, o que fazer quando ele congela? 

Em primeiro lugar, assim que notar o problema, desligue o aparelho e retire o painel frontal da máquina, para identificar onde exatamente ocorreu o congelamento.

Observe se os filtros estão sujos, se o congelamento está na serpentina ou em outra peça, como o condensador.

Além disso, pode-se usar um pano úmido com detergente neutro para fazer uma limpeza básica do interior do dispositivo e depois tentar religá-lo.

1. Faça uma limpeza

Realizar a limpeza da máquina é essencial. Afinal, poeira, mofo e sujeira em geral podem interromper a correta circulação de ar.

E como foi dito antes, o ar frio fica preso, levando ao congelamento do aparelho e a formação do gelo.

Por isso, é sempre importante seguir as instruções e limpar o aparelho de forma periódica.

O termostato é um instrumento que regula a temperatura e controla o aparelho para que funcione apenas entre a faixa mínima e máxima pré estabelecida.

Por isso, é recomendado não usar o ar-condicionado na temperatura mínima frequentemente, pois o aparelho pode ficar sobrecarregado. 

2. Orientações na hora de comprar

Além de optar pelo modelo que você mais gosta, é preciso ter atenção a um item fundamental: a potência. Ou seja, você deve levar em consideração o tamanho do ambiente, a quantidade de pessoas e, também, a frequência de uso do aparelho.

Na hora da instalação é essencial contar com um profissional. Pois, qualquer peça desnivelada ou equipamento colocado de forma incorreta pode levar a problemas no aparelho. 

Se liga na manutenção

Em conclusão, diversos fatores podem ocasionar em problemas de congelamento do ar-condicionado, mas como foi dito ao longo do texto esse problema pode ser facilmente resolvido com as manutenções periódicas. 

Afinal, na manutenção será possível identificar se o aparelho está funcionando corretamente, bem como realizar a limpeza do dreno e filtros. 

Como resultado, você terá um ar-condicionado com uma vida útil maior e muito mais comodidade. 

0 0 Votos
Avalie este artigo
guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    0
    Adoraríamos receber sua opinião por favor, comente!x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email