Guia da manutenção preventiva do ar-condicionado

Seu ar-condicionado novo foi instalado e estava perfeito, mas o tempo foi passando e aquela relação de amor profundo foi ficando desconfortável. Será que a paixão acabou? Talvez você tenha deixado de cultivar essa relação, quando não fez uma manutenção preventiva no seu ar-condicionado.

Mas precisa? Toda relação precisa de cuidado, por que seria diferente com seu ar-condicionado?

A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir o bom funcionamento e dar a ele a chance de mostrar o seu potencial. Assim, mau cheiro ao ser ligado, gotejamento de água, aumento do consumo de energia elétrica ou o aparelho não estar gelando muito bem podem ser alguns sintomas de que seu eletro está pedindo socorro.

Com toda a certeza, você não deve esperar os problemas aparecerem para fazer a manutenção preventiva. “Ah, mas ele está bem, pra que gastar esse dinheiro agora?” Acredite, você vai gastar menos com prevenção do que com conserto.

Técnico fazendo manutenção no ar-condicionado

Limpeza

O ideal é que os filtros do ar-condicionado sejam limpos pelo menos uma vez por mês. Quando o aparelho está com o filtro sujo, embora esteja gelando perfeitamente, pode causar problemas de saúde ao consumidor.

Os mais comuns são doenças respiratórias, principalmente para pessoas alérgicas, já que poeira, fungos e bactérias se acumulam com o tempo no filtro.

“Eu mesmo posso fazer essa limpeza?” A depender do modelo do seu aparelho e do grau de dificuldade de retirar o filtro, você pode fazer a limpeza do filtro. Mas é necessário chamar um técnico para fazer a limpeza completa que seu aparelho precisa.

Filtro de ar-condicionado sendo limpo com água

Indícios de que seu ar-condicionado precisa de manutenção

“Uso meu aparelho na mesma frequência e a conta de luz aumentou.”

Algum problema no compressor pode estar acarretando um consumo excessivo de energia.

“Ele não gela como antigamente”.

Pode ser que esteja com vazamento de gás ou alguma peça interna com defeito. Como resultado, ele se esforça, consumindo mais energia que o habitual e não está conseguindo refrescar o ambiente.

“Quando é ligado, libera um odor estranho”.

Pode estar com o filtro sujo. A sujeira não apenas danifica o aparelho, mas também contamina o ar e prejudica a saúde das pessoas.

“Ele não tem mau cheiro. Mas quando ligado é um espirra-espirra sem fim.”

Mesmo que não tenha odor, seu aparelho precisa de limpeza.

“Está gotejando água.”

Desenho de mulher sofrendo com ar-condicionado pingando

Apesar de parecer sério, pode ser algo muito simples, seu ar-condicionado pode estar só desnivelado ou com o dreno entupido.

“Está fazendo um barulho estranho”.

Você pensa logo no defeito de alguma peça, mas pode ser só sujeira, sabia?

3 motivos para fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado

1. Economia na conta de luz

Quando seu aparelho está funcionando perfeitamente, ele não gasta mais energia do que a necessária para fazer o trabalho dele.

2. Economia de dinheiro

A correção de um defeito pequeno a tempo evita que defeitos maiores sejam revelados no futuro, com trocas de peças ou até do aparelho.

3. Excelência no desempenho

Com a manutenção preventiva, o ar-condicionado estará sempre no seu melhor desempenho.

Por fim, uma dica muito importante: leia o manual do seu ar-condicionado. Nele estão especificadas informações sobre manutenção preventiva e dicas para aumentar a vida útil do seu aparelho.

Ainda não tem um ar-condicionado para chamar de seu ou quer partir para um novo amor? Chama a gente no WhatsApp, que vamos te apresentar algumas opções que vão disparar seu coração.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe