Ar-condicionado pingando: veja as causas e como resolver

O ar condicionado já se tornou um item necessário em muitas casas e empreendimentos por aí. A climatização não só aumenta a qualidade de vida como também é indispensável em ambientes de trabalho. Por isso, quando ele começa a pingar água dentro do ambiente, começa também a aflição.

Mas fique tranquilo! Ar-condicionado pingando nem sempre é defeito. É um problema chato, claro, que pode acontecer com qualquer aparelho, mas que na maioria das vezes tem solução.

Entenda as principais causas dos pingos e como você pode resolver.

Desenho de mulher sofrendo com ar-condicionado pingando

Filtro sujo

A primeira é quando o filtro não é limpo com a frequência necessária. Isso acontece porque quando o filtro está sujo, as impurezas bloqueiam a passagem da água e o resultado é o ar-condicionado pingando.

Aqui a solução é simples, bastando limpar o filtro e se programar para repetir o processo periodicamente. Em casos normais, fazer a limpeza uma vez por mês é o bastante. Em ambientes e regiões com mais sujeira, o ideal é a cada quinze dias.

Congelamento da serpentina do ar-condicionado

No ar-condicionado split em particular um motivo comum para os pingos é o congelamento da serpentina. Isso acontece quando o caminho está obstruído e o ar, em vez de ser drenado, congela ali mesmo.

A principal causa disso é, novamente, a sujeira. Nesse caso, a sujeira pode estar no filtro, mas é também possível que a própria turbina tenha ficado bloqueada. Por isso que é importante fazer uma limpeza completa com profissionais, anualmente, como forma de prevenção.

Instalação incorreta do ar-condicionado

Se você acabou de comprar um ar condicionado, instalou e logo depois viu que estava vazando água para dentro do cômodo, não é porque ele veio quebrado. Muito provavelmente o problema está na instalação. Inclusive, você pode ler no nosso blog outros artigos sobre as consequências de uma instalação incorreta de ar-condicionado.

Usar a tubulação incorreta, com diâmetro diferente do recomendado pela fabricante, é uma das causas mais frequentes do ar-condicionado pingando. Além disso, o tubo também pode estar dobrado, enrolado ou mal posicionado, dificultando a saída da água. Em caso de ambientes com vários aparelhos, conectar todos na mesma tubulação pode sobrecarregar e gerar o vazamento.

Para resolver esse problema é preciso identificar e consertar o erro. O mais recomendado é ligar para o técnico que instalou o equipamento e relatar o caso para que ele possa refazer a instalação da forma certa.

Técnico consertando ar-condicionado

Como prevenir e resolver esses e outros problemas?

Os motivos listados acima são os mais comuns, mas não são as únicas causas. Congelamento da serpentina, falha no sensor de degelo, baixa rotação de turbina, local com umidade elevada e diferença de temperatura também podem causar o vazamento de água.

A melhor forma de se prevenir contra esses problemas é comprar aparelhos de qualidade e realizar limpezas periódicas antes que a sujeira cause defeito nas peças. Para isso, é bom fazer uma limpeza completa com um profissional capacitado anualmente.

Se o problema já existe e você não sabe a causa, o jeito é chamar um técnico para encontrar a fonte e ver se o reparo é possível ou não. Mas não é preciso se estressar. A Norte Refrigeração tem um suporte técnico especializado para melhor atender você. Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e tire as suas dúvidas.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe