Os erros mais comuns na instalação do ar-condicionado

Com as altas temperaturas em tantas regiões do país, ter um condicionador de ar se tornou essencial. Contudo, alguns erros comuns durante a instalação do ar-condicionado podem prejudicar seu funcionamento e reduzir drasticamente a vida útil do aparelho.

A seguir, listamos os erros mais comuns entre os instaladores para você ficar por dentro do assunto e ter mais atenção quando precisar de um aparelho novo.

Escolher um local inadequado

A primeira coisa que se deve observar antes da instalação do ar-condicionado é o local onde o aparelho vai ficar, pois isso influencia diretamente na sua eficiência.

O evaporador, ou seja, a unidade interna, deve ficar no centro do cômodo, de preferência, para que o ar circule livremente, sem obstáculos. O aparelho também deve estar em locais arejados e sem a incidência de sol, pois o calor da luz solar faz com que ele demore mais para gelar e aumente o consumo de energia.

ar-condicionado instalado no centro da sala

É importante também que sobre um espaço para fazer as limpezas e manutenções do evaporador. Além disso, ele deve ficar a pelo menos um metro de distância de outros aparelhos eletrônicos, para não haver interferência no controle remoto. Da mesma forma, a parede deve ser forte o suficiente para suportar o peso e as vibrações do equipamento.

O instalador deve ter os mesmos cuidados com o condensador, ou seja, com a unidade externa. Ele deve ser colocado em um lugar aberto, bem ventilado e sem nenhuma obstrução. O dreno de água deve ser direcionado para um ponto pluvial, nunca para o esgoto, para evitar odores no ambiente.

Cálculo errado da carga térmica do ar-condicionado

Comprar ou instalar um aparelho inadequado para o tamanho do ambiente é um dos erros mais comuns. Para evitá-lo, o instalador deve realizar o cálculo da carga térmica, medida em BTUs, para que o equipamento não fique menos potente do que o ambiente precisa.

Se isso acontecer, o ar-condicionado demora mais para atingir a temperatura ideal, o que resulta em maior consumo de energia e maior desgaste das peças.

Não realizar o teste de vácuo

Esse teste tem o objetivo de limpar a tubulação do ar-condicionado, para retirar gases não condensáveis e umidade. Ele deve ser feito não apenas na instalação, mas também quando for recarregar o gás do sistema.

Exija que seu instalador faça o teste de vácuo, isso é importante para que o aparelho funcione corretamente.

Não checar se há vazamento de gás refrigerante

Após a instalação do ar-condicionado, o profissional precisa checar todo o sistema para ver se não há vazamento ou vestígios de gás. Esse gás é o responsável por climatizar o ar, pois é ele que transforma o ar quente em ar frio.

Pessoa segurando manifold, usado para detectar vazamento de gás

Para saber se tem algum vazamento, o técnico precisa fazer o teste de estanqueidade, que se baseia em pressurizar o sistema com nitrogênio para verificar se a pressão interna aumenta ou diminui.

Mesmo com vazamentos, o ar-condicionado ainda pode funcionar por um tempo, mas vai perder eficiência aos poucos, até não climatizar mais o ambiente.

Outros erros comuns entre os instaladores são:

  • Não instalar o aparelho em um circuito elétrico individual, ou seja, em um disjuntor só para a split;
  • Unir os dois tubos de cobre, que conectam a evaporadora a condensadora, em um único tubo esponjoso (a troca de calor faz com que o aparelho precise se esforçar mais para gelar).

Ficou alguma dúvida sobre instalação? Se sim, deixe aqui nos comentários. Se não, da próxima vez que você precisar instalar um ar-condicionado na sua casa ou na sua empresa, já pode até ajudar o técnico.

E caso precise, a Norte Refrigeração tem atendimento e suporte técnico de ponta a ponta para que você não tenha nenhum problema. Nossos especialistas estão prontos para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe