Ar-condicionado com vazamento de gás tem salvação?

Se de repente você percebe que o ar-condicionado está gelando menos e deixando de funcionar como deveria, fique atento: o problema pode estar em um vazamento de gás! Mas não há motivo para se preocupar, se isso acontecer no seu aparelho, saiba que sim, ele tem salvação!

Antes de mais nada, você precisa saber que o gás refrigerante, também conhecido como fluido refrigerante, é essencial para o bom funcionamento do seu aparelho. É um produto químico que realiza a troca térmica dos sistemas de refrigeração. Ou seja, ele é capaz de absorver calor e, assim, resfriar o ambiente.

Assim, quando existe uma perda de potência do ar-condicionado, o motivo geralmente é o vazamento desse gás, que pode ocorrer tanto nas unidades interna e externa quanto nos tubos que ligam as duas. Quer saber mais? Continue lendo!

Como detectar um vazamento de gás no ar-condicionado?

O primeiro sinal é a perda do poder de refrigeração. O aparelho não gela tanto quanto antes, já que não há gás suficiente para a troca de calor. Contudo, outros sinais também podem aparecer, como sons estranhos na unidade interna, parecidos com assobios, que indicam que há furos por onde o gás está escapando.

Além disso, as serpentinas podem congelar e até começar a pingar, já que não são capazes de absorver o calor. Esse problema, inclusive, pode danificar todo o sistema com o tempo.

Por último, quando há vazamento de gás é comum percebermos um aumento no valor da conta de energia elétrica, pois, sem conseguir atingir a temperatura correta, o compressor se esforça mais e aumenta o consumo de energia.

Manifold, aparelho para detectar pressão no ar-condicionado para evitar vazamento de gás

Mas lembre-se: o ideal é chamar um técnico para identificar os problemas. Ele vai realizar o teste de estanqueidade, que é um método para detectar se há e onde está o vazamento.

Como evitar o escapamento de gás

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é ficar de olho nas manutenções preventivas regulares. Assim o técnico detecta o vazamento ainda no início e pode agir para impedir que o problema se torne ainda maior.

E aqui vai mais uma dica: não use fluídos refrigerantes de origem duvidosa, pois eles podem até mesmo ser a causa dos vazamentos. Sempre que for preciso trocar ou repor o gás, procure um técnico experiente e só use fluídos de empresas de confiança.

Técnico consertando ar-condicionado

O ar-condicionado já está vazando. Existe solução?

Fique tranquilo, tem solução sim. Hoje, existem produtos feitos especificamente para eliminar pequenos vazamentos de gás, são os selantes ou tapa fugas. Eles podem ser usados não apenas em aparelhos de ar condicionado como também em sistemas de refrigeração comercial e industrial.

Porém, se os furos ou rachaduras forem grandes, o tapa fugas não será suficiente. Nesse caso, será necessário cortar a parte da tubulação que está danificada e refazer as soldas. Contate um técnico capacitado para fazer esse trabalho.

E já sabe, se precisar de ajuda para escolher seu aparelho, visite o site da Norte Refrigeração, além de equipamentos de qualidade de marcas conceituadas, você também pode contar com nosso atendimento especializado e suporte técnico sempre que precisar! Entre em contato pelo WhatsApp (91) 99363-4823 e confira também os nossos outros conteúdos sobre ar condicionado.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe