Serpentina de alumínio fura mais rápido?

A serpentina de alumínio transfere o calor nos sistemas de aquecimento e refrigeração. Quando ela corrói ou fura, ocorre um vazamento e o sistema não aquece ou esfria como o esperado, mesmo que o ar-condicionado ligue normalmente.

Entenda para que serve a serpentina e as diferenças entre os modelos.

Afinal, o que é a serpentina do ar-condicionado?

Um dos principais componentes de um ar-condicionado, a serpentina conduz o fluído que absorve o calor do ambiente interno e o libera para o externo. Logo, sua transição térmica é essencial.

Por isso, a serpentina precisa ser feita de um material capaz de esquentar e esfriar imediatamente, ou seja, um bom condutor de energia.

É verdade que a serpentina de alumínio é mais vulnerável a danos?

O alumínio é um elemento leve e um dos mais abundantes do mundo, compondo 8% da crosta terrestre. Para se ter uma noção, é o segundo metal mais produzido, atrás apenas do ferro. Contudo, apesar de ser usado em diversos segmentos, ele não é o maior aliado quando se trata de ar-condicionado.

Os fabricantes fizeram diversos experimentos com alumínio, por ser um material muito mais barato que o cobre. Entretanto, observou-se que as serpentinas de alumínio furavam rápido demais. Por isso, no período de 2014 à 2018, o material ganhou má fama no mercado, como se tivesse um prazo de validade de no máximo seis meses.

Serpentina de alumínio

Essa fraqueza do alumínio ocorre por conta da sua reação ao oxigênio. O cobre reage ao gás formando uma camada de óxido, que protege o interior da serpentina contra corrosões. Como o alumínio não tem essa capacidade, acaba sendo mais vulnerável a danos.

Então a serpentina de cobre é a melhor opção?

Sem dúvidas, a serpentina de cobre é a melhor opção para qualquer investimento de longo prazo, já que os tubos são mais resistentes à corrosão.

Além do mais, o cobre tem melhor condutividade térmica que o alumínio e conduz o calor com maior facilidade.

Serpentina de cobre

Apesar de ser inicialmente um investimento mais caro, o cobre é mais econômico, pois realiza o mesmo trabalho da serpentina de alumínio gastando menos energia elétrica.

Agora que você já entende de serpentinas, não vai ter problemas na hora de escolher seu ar-condicionado. Confira o catálogo da Norte Refrigeração, líder no mercado de refrigeração no Pará e com entrega para todo o Brasil. Qualquer dúvida, entre em contato por meio do nosso WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe