Ar-condicionado no trabalho aumenta a produtividade?

Você sabia que um ar refrigerado pode aumentar a concentração durante o trabalho? Veja neste artigo os principais benefícios do uso do ar-condicionado no trabalho.

Imagem de escritório com ar-condicionado

Como o ar refrigerado melhora a produtividade

É muito comum que ao longo da semana os trabalhadores fiquem mais cansados, uma vez que apenas uma noite mal dormida já é o suficiente para desregular a rotina. Por isso, é fundamental que o ambiente de trabalho seja aconchegante e ao mesmo tempo não provoque sono.

Algumas dicas para que isso aconteça já são bem conhecidas. O cafezinho preto é, sem dúvidas, um grande aliado na hora de espantar o sono. Escutar música com fone de ouvido também ajuda a aumentar a atividade cerebral.

Já em relação ao ambiente existem algumas medidas que ajudam a tornar o local mais produtivo. Pintar as paredes com cores mais escuras pode ajudar a estimular a criatividade, por exemplo. Além disso não podemos esquecer do uso do ar-condicionado, já que as temperaturas mais frias são úteis para espantar o sono.

Temperatura do ar-condicionado

Mulher sem ar-condicionado no trabalho sofrendo com calor

Um dos maiores benefícios do ar-condicionado no trabalho é que ele torna o ambiente mais confortável. Afinal, você jamais vai trabalhar tão bem se estiver com calor.

A temperatura pode ser controlada de acordo com a sensibilidade de quem está no local. Quando o dia está muito quente, por exemplo, o ar-condicionado é perfeito para deixar o ar fresco e agradável. E quando o dia está frio ele deixa o local mais aconchegante.

É claro que aqui vale o bom-senso, pois temperatura deve estar agradável para todos os presentes.

Maior qualidade do ar melhora a concentração

A qualidade do ar em um ambiente influencia diretamente na capacidade de concentração das pessoas. Um ar muito úmido ou muito seco prejudica as vias aéreas. O resultado é desconforto nasal, espirros e coriza. Dessa forma, aumentam as dores de cabeça e o cansaço, e lá se vai a produtividade e a concentração de quem precisa trabalhar.

Além disso, o ar que respiramos afeta o bem-estar e a qualidade de vida. Assim, o ar-condicionado ajuda a evitar o mal-estar causado por um ar que não se renova bem no ambiente.

Homem trabalhando com concentração com ar-condicionado no trabalho

Existem diversos modelos que podem facilitar a circulação e renovação do ar dentro de lugares fechados. Visite nosso e-commerce para conhecer mais sobre estes produtos.

Além do aumento de produtividade há ainda outros benefícios que envolvem o ar-condicionado.

Segurança sanitária do ar-condicionado

Já vimos que o ar-condicionado também pode ser um grande aliado da saúde. O motivo é que boa parte das doenças e infecções são transmitidas pelo ar. Por isso, é importante instalar um ar-condicionado para eliminar vírus e bactérias. Não é à toa que os hospitais e UTIs possuem ar-condicionado para proteger os pacientes.

E engana-se quem pensa que a temperatura mais fria pode tornar as pessoas doentes. Na verdade, o frio não causa doença nenhuma. O que faz com que as pessoas tenham gripes e resfriados são os vírus. Por isso, o ar-condicionado é, na verdade, um aliado para eliminar estes microrganismos do ambiente.

No entanto, é importante lembrar que o ar-condicionado precisa ser limpo de forma constante. Do contrário, o ar pode causar o efeito inverso e ser nocivo à saúde.

Para saber mais sobre ar-condicionado entre em contato com a gente pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe