Ar-condicionado: 5 dicas para economizar energia

Condensador de ar-condicionado do lado de fora da casa.

O ar condicionado há um bom tempo deixou de ser luxo e passou a fazer parte da rotina de muita gente no trabalho, nos ambientes em comum e também nas residências. Entretanto, apesar do conforto e do preço ter se tornado mais acessível ao longo dos anos, muitas pessoas ainda deixam de comprar por achar que ar condicionado gasta muita energia.

No entanto, saiba que é perfeitamente possível ter um ambiente fresco e agradável sem precisar se assustar com a conta de luz no fim do mês.

Por isso, preparamos 5 dicas para você economizar energia usando ar condicionado, para que você consiga fazer a diferença nos seus gastos.

1. Mantenha a temperatura do ar-condicionado

Deixar o ar-condicionado em uma temperatura muito baixa faz mal para saúde. Mas, além disso, resulta em uma conta de luz mais alta.

Por isso mantenha a temperatura do aparelho entre 21ºC e 25°C. Essa medida, além de diminuir o gasto com energia, ainda evita complicações de saúde e até choque térmico, quando você vai direto para um lugar mais quente.

Controle remoto indicando a temperatura de 24ºC apontando para ar-condicionado

2. Cuidado ao ligar e desligar o ar-condicionado com muita frequência

Quando você desliga o ar-condicionado, mas em seguida liga de novo, o aparelho acaba gastando mais energia no processo de resfriar o ambiente novamente.

Desse modo, não desligue o aparelho se você sabe que em poucos minutos terá que ligá-lo de novo. Se tiver que sair por alguns instantes, por exemplo, é mais válido deixar o equipamento ligado para não forçar um novo resfriamento no seu retorno.

Mulher ligando o ar condicionado

3. Faça a limpeza dos filtros

A limpeza regular dos filtros é muito importante, já que filtros sujos exigem mais do aparelho. Além disso, esse e os demais cuidados de manutenção aumentam a vida útil do ar-condicionado e melhoram o seu desempenho.

Homem retirando filtro para limpeza do ar condicionado

Para saber de que forma e com que frequência você deve limpar os filtros, consulte o manual de instruções.

4. Ative a função sleep

Na hora de dormir, é indicado que você ative a função sleep para que a temperatura seja regulada de forma automática, economizando energia e mantendo o ambiente refrigerado.

5. Escolha com inteligência

A economia de energia com o ar-condicionado não depende somente do seu uso, mas também da escolha do aparelho.

Assim, quando for comprar o seu, considere um aparelho que apresente bons níveis de eficiência. Busque informações e detalhes de potência e qualidade.

Se você está na jornada de encontrar um aparelho que atenda suas necessidades, ofereça o melhor desempenho e ajude você a seguir essas dicas de economia de energia, entre em contato com a gente pelo WhatsApp. Temos o melhor ar-condicionado para você!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe