Choque térmico ao usar ar-condicionado: fato ou fake?

Choque térmico no uso do ar-condicionado

O ar condicionado costuma ser um alívio nos dias quentes. No entanto, sempre tememos o risco de um choque térmico, ainda que muitas pessoas não tenham certeza se esse perigo existe mesmo.

Afinal, é fato ou fake que uma pessoa pode sofrer choque térmico ao sair de um ambiente com ar-condicionado para um local com temperatura mais alta?

Casal em um ambiente fechado, dia quente do lado de fora.

Acompanhe esse artigo e tenha todas as respostas sobre essa questão.

O que é o choque térmico?

É a reação do nosso organismo a uma mudança brusca de temperatura. Por exemplo, ao sair de um ambiente muito frio e entrar em outro muito quente.

O choque térmico pode ocorrer não apenas por conta do ar condicionado, mas também em qualquer situação onde nosso corpo experimente alterações rápidas entre frio e calor, como ao tomar um banho quente e logo em seguida sair no frio.

Isso ocorre porque o organismo precisa passar por algumas adaptações para se adequar à nova temperatura. Sendo assim, se o corpo tem pouco tempo para se ajustar à mudança, os sintomas e efeitos dessa reação podem ser intensos.

O choque térmico pode ocorrer tanto quando uma pessoa sai de um ambiente quente para um frio como o contrário.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a intensidade da mudança climática sofrida pelo corpo. Se a variação de temperatura for pequena, sentimos apenas um incômodo, mas se a diferença for alta, as consequências não serão tão leves.

Alguns dos sintomas mais graves são alterações pulmonares, paralisia facial, arritmia cardíaca, alterações metabólicas e, em casos mais graves, pode ocorrer uma parada cardíaca.

Nas situações em que a variação é do quente para o frio, a pressão sanguínea aumenta, gerando riscos de acidentes vasculares cerebrais ou outros problemas causados pela elevação da pressão.

Já nos casos onde a pessoa sai de um local frio para um quente, a tendência é que a pressão sanguínea caia e, se a pessoa já tiver problemas de pressão baixa, pode sentir mal-estar e vertigem.

Os problemas com choque térmico são mais comuns em crianças e idosos.

Como evitar o choque térmico com o uso do ar-condicionado?

Não é porque o choque térmico pode ocorrer que você terá que abrir mão do conforto do ar-condicionado, não é mesmo? Afinal, com os cuidados certos, você fica livre desse mal e pode continuar desfrutando de um ambiente refrigerado e agradável.

Confira abaixo algumas dicas para evitar o choque térmico com ar condicionado:

– Mantenha-se sempre hidratado e beba muita água enquanto estiver exposto ao ar-condicionado ou antes de entrar em locais refrigerados;

Mulher de blusa bebendo água na sala refrigerada, ótima maneira de evitar o choque térmico ao usar o ar-condicionado

– Nesses espaços, prefira usar roupas leves e claras;

– Procure fazer uma transição gradual entre ambientes e temperaturas, evite uma mudança muito brusca;

– Comer alimentos muito gordurosos também pode interferir. Prefira frutas, verduras e legumes;

– Se a temperatura externa estiver muito alta, desligue o ar-condicionado um pouco antes de sair, se for possível, é claro;

– Evite mudar de ambientes com temperaturas diferentes muitas vezes em pouco tempo;

– Procure manter a temperatura do ar-condicionado ente 21ºC e 25°C, pois, além de ser confortável para o organismo, a variação de temperatura entre o quente e frio será menor e os riscos de um choque térmico também diminuirão.

Agora que você já sabe como evitar o choque térmico, pode adquirir seu ar-condicionado, bem como outros equipamentos para sua casa ou seu negócio. Fale conosco pelo WhatsApp ou em nosso site.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe