Mofo no ar-condicionado: como resolver?

Você sabia que ter mofo no ar-condicionado pode trazer sérios problemas respiratórios a médio e longo prazo?

Para quem vive em ambientes que têm ar-condicionado, a comodidade pode virar um problema, se a limpeza e troca de filtros não for feita regularmente.

Entre as principais consequências da falta de manutenção estão a presença e proliferação de fungos, bactérias, vírus, ácaros e principalmente mofo.

Além disso, uma instalação feita de maneira inadequada pode fazer com que esses proliferações ocorram mais facilmente. 

Neste artigo, explicaremos melhor sobre como surgem os mofos nos aparelhos. Além disso, lhe diremos quais são as formas mais corretas de retirar o mofo quando já tem e também como evitar o surgimento de novos.

Confira como no próximo tópico:

Como surge o mofo no ar-condicionado

O mofo é um problema frequente em muitos lugares e no ar-condicionado não é diferente. São organismos invisíveis a olho nu e que se reproduz por esporos que flutuam no ar.

Todavia, entre os fatores que facilitam a proliferação estão a umidade, a baixa iluminação e locais pouco arejados. 

Se analisarmos bem, essas são as características do ambiente interno de um ar-condicionado e por isso torna-se um lugar propício à formação do mofo. 

Por este motivo, é importante estar atento para evitar este problema, mas caso ocorra, ele pode e deve ser resolvido.

Além de prejudicar a saúde dos usuários, o mofo também pode afetar de forma considerável o desempenho e a vida útil do ar-condicionado. Contudo, a falta de manutenção pode trazer mais gastos, acarretando na troca do aparelho ou consertos mais caros.

Mas se o seu ar-condicionado já está com mofo, é importante saber como acabar com ele de uma vez por todas. Confira no próximo tópico:

Como resolver o problema do mofo no ar-condicionado

Caso o fungo esteja no ar-condicionado ou nos filtros

  • Abra o ar-condicionado e encontre o local onde o mofo está.  Normalmente, o mofo se acumula  nos filtros, mas também pode aparecer em outros locais como nas mangueiras de dreno; 
  • Se o mofo estiver no sistema de filtragem do ar-condicionado, deve-se remover o filtro para a limpar e depois fazer uma limpeza geral utilizando água corrente;
  • Jogue a água no sentido contrário ao da entrada de ar. Não utilize produtos químicos, nem escovas ou aspiradores de pó. Caso o mofo seja pouco, a limpeza com água pode ser o suficiente. 
  • O ideal é que seja feita a troca do filtro do aparelho quando houver um acúmulo de mofo, bactérias e fungos.

Caso o mofo esteja na mangueira de dreno:

  • Se o mofo estiver na mangueira de dreno, faça uma limpeza com água quente e água sanitária. Isso fará com que qualquer vestígio de fungo, que tenha ficado na mangueira, seja eliminado. 
  • Caso a mangueira de dreno esteja entupida, você pode usar uma mangueira d’água convencional e lançar o jato d’água dentro da mangueira de dreno.
  • Jogue o jato d’água até que a sujeira seja retirada e saia com a água naturalmente. Assim que desentupir a mangueira, faça a limpeza com os produtos citados anteriormente. 
  • Para voltar a usar a mangueira de dreno normalmente é importante que ela esteja completamente seca.

LEIA TAMBÉM: Entenda melhor sobre como fazer a limpeza do seu ar-condicionado da forma correta em 7 dicas

Como prevenir o mofo

Para prevenir é necessário que seja feita uma limpeza e manutenção do aparelho eventualmente. 

Além de prevenir a criação de mofo, a limpeza e a manutenção preventiva é fundamental para um bom funcionamento do aparelho, além de aumentar a vida útil.

Por isso, realize a manutenção e limpeza completa do ar-condicionado pelo menos uma vez ao ano. Vale ressaltar que contratar um profissional torna o serviço muito mais eficiente.

Além disso, o filtro de poeira deve ser limpo a cada 2 semanas. Já a mangueira de drenagem pode ser limpa pelo menos duas vezes ao ano.

Assim, você evita que o mofo se acumule no ar-condicionado e garante que o aparelho faça seu trabalho com qualidade, sem prejudicar a sua saúde e nem o funcionamento do equipamento.

Aprendeu? Vamos pôr em prática

Em resumo, a limpeza e manutenção do ar-condicionado é essencial para uma boa performance da máquina, além de aumentar sua vida útil. Com isso, também diminuem as chances de proliferação de ácaros, fungos, vírus e entre outros.

Para ficar por dentro de tudo sobre ar-condicionado e acessar conteúdos sobre os aparelhos, acesse nosso blog. E, caso você esteja em busca de um novo ar-condicionado, pode encontrá-lo no nosso site.

Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Norte Refrigeração para mais conteúdos como este.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe