Ar-condicionado: inverter ou convencional?

O ar-condicionado inverter se tornou um produto altamente procurado no mercado de refrigeração. Nas redes sociais da Norte, por exemplo, o público sempre quer saber se os modelos de split que anunciamos são inverter ou convencionais.

Mas afinal, quais são as diferenças entre eles? Vamos começar pelo básico.

Ar-condicionado convencional

Para ilustrar de maneira simples e fugir dos termos técnicos, imagine que o compressor de um ar-condicionado convencional precise ligar e desligar, o tempo inteiro, para manter a temperatura desejada.

Dessa forma, quando a temperatura começa a cair além do desejado, o compressor para, e quando ela começa a subir o compressor é acionado novamente.

Por isso o motor desgasta mais rápido, os ruídos são maiores e esses picos de voltagem puxam mais energia. É nesse ponto que o ar condicionado do tipo inverter se destaca, podendo trazer uma economia no consumo de energia de até 60%. Veja como isso ocorre.

Ar-condicionado Inverter

No sistema inverter o compressor apenas varia a rotação, sem que seja preciso desligar. Assim, a temperatura se mantem de maneira constante, sem os picos de voltagem típicos dos aparelhos convencionais, com uma frequência mais homogênea. Ou seja, com menor gasto de energia.

O fator economia, por si só, já é um grande diferencial do modelo inverter, principalmente em regiões quentes, como as cidades do Norte do país. Mas além disso, os aparelhos com sistema inverter também são capazes de chegar às temperaturas desejadas com mais rapidez do que os aparelhos convencionais.

Outra grande vantagem é quanto ao jato de ar frio. Você já teve que trocar de lugar em um ambiente, quando estava de frente para o evaporador de ar? Quem nunca, né? Pois é, dificilmente você sentirá esse desconforto com um aparelho inverter.

Isso ocorre porque nos condicionadores de ar convencionais o jato de ar é mais intenso, já no inverter o jato é bem mais suave e constante, espalhando o ar frio de forma mais homogênea e menos direcionada, tornando a qualidade da refrigeração superior.

Ar-condicionado inverter, mais ecológico

 

Todo Split Inverter utiliza gás refrigerante R-410, inofensivo ao meio ambiente.

Calma! As Vantagens Ainda Não Acabaram

E não é só a qualidade da refrigeração que é superior nos aparelhos com sistema inverter, o próprio ar no ambiente melhora, já que os seus filtros de íons negativos retiram de suspensão sujeiras e odores desagradáveis. Incrível, não é?

Inverter é sinônimo de mais economia, conforto e saúde para você e sua família.

Ah! E como o mercado caminha na direção de práticas cada vez mais sustentáveis, os sistemas inverter já estão ajustados a essa nova demanda, pois todo split inverter utiliza gás refrigerante ecológico R-410, inofensivo ao meio ambiente e com um diferencial Eco Friendly. A mãe natureza também agradece.

Já deu para virar fã dessa nova tecnologia? Nós aqui da Norte já somos, de carteirinha. Por isso incluímos marcas consagradas no mercado em nosso portfólio, que fabricam uma infinidade de modelos inverter para que você possa escolher o mais apropriado às suas demandas, como o Split de Parede, Split de Teto e Split Cassete.

Vale ressaltar também que marcas como a Springer Midea vêm criando diferenciais para a sua linha inverter, como os modelos com suporte para Kit Wi-fi, que possibilitam que você controle as funções do aparelho à distância, usando a internet da sua casa ou empresa, por meio de smartphones ou tablets.

Parece que, em se tratando de conforto, economia e saúde, o sistema inverter veio para transformar o mercado, não é mesmo?

Em todo caso, a escolha entre um aparelho convencional e um modelo inverter deve considerar onde e em que circunstâncias o produto será utilizado.

Avalie as variáveis com bom senso e decida com objetividade pelo produto com melhor custo-benefício para sua casa ou empresa.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe