Filtro do ar-condicionado: quando trocar?

Diretamente relacionado com a qualidade de vida, o ar condicionado deixou de ser luxo e se tornou cada vez mais presente em muitos lugares, sendo indispensável para as atividades cotidianas, principalmente em shoppings, hospitais e outros locais com grande circulação de pessoas. Nesse contexto, é preciso instalar e usar o aparelho de maneira adequada para que ele cumpra sua função sem problemas. E um dos cuidados que costuma ser negligenciado pelos usuários é justamente a troca do filtro do ar-condicionado.

Filtros precisam de uma atenção especial

Qualquer produto precisa estar com a manutenção em dia para funcionar da melhor forma. E com o ar-condicionado não é diferente. O processo de troca de filtro, por exemplo, precisa ser realizado no momento certo, visando a maior durabilidade e funcionalidade do produto.

Apesar de alguns aparelhos já virem com um sistema que alerta o consumidor sobre o momento correto para trocar o filtro, é importante saber que outros fatores também interferem na troca, como a frequência de uso do ar-condicionado e as características do ambiente em que ele está.

Homem trocando filtro do ar-condicionado

Para que não restem dúvidas: o período médio de troca do filtro do ar-condicionado é em torno de 6 a 12 meses. Mas, dentro desse intervalo, alguns fatores podem adiantar a troca, tais como:

  • Presença de animais, principalmente os que soltam bastante pelos;
  • Caso alguém tenha alguma alergia;
  • Locais com muita poluição.

Devido a essas variações, você deve ficar atento a alguns sinais que podem indicar a necessidade de troca do filtro:

  • Redução da qualidade do ar;
  • Baixo rendimento do aparelho;
  • Emissão de odores ruins, como mofo, por exemplo.

A limpeza regular ajuda muito

Para o bom funcionamento do ar-condicionado, os filtros precisam de limpeza uma vez por semana. Isso, além de reduzir o consumo de energia e os ruídos, ainda evita odores desagradáveis e o acúmulo de fungos, ácaros e bactérias.

Para a limpeza, é preciso retirar os filtros do painel e lavá-los com água morna e sabão neutro. Você também pode e usar um aspirador de pó para ajudar no processo. Lembre-se de só montar o aparelho de novo após os filtros secarem naturalmente.

Filtro de ar-condicionado sendo limpo com água

Já o filtro de carvão ativado, usado para diminuir os odores, não deve passar pela limpeza com água, devendo ser trocado com uma frequência de, em média, três a seis meses.

É importante saber que a escolha correta dos produtos de limpeza é de extrema importância. Multiusos ou outros que contenham água com mais de 40ºC podem estragar os filtros e danificar outras partes do ar-condicionado, até mesmo deixando o aparelho com aparência amarelada. O ideal é fazer a limpeza seca, principalmente nas partes internas e no controle remoto.

Outros cuidados para ajudar na vida útil dos aparelhos

Uma limpeza com água e sabão neutro pode ser feita nas partes externas, como o painel frontal, aberturas e serpentinas. Nos modelos split, a bandeja de água pode acumular líquido e, caso não seja limpa e seca, isso pode gerar bolor.

Pessoa limpando ar-condicionado por fora

Se você mora em uma área litorânea, alguns cuidados extras podem melhorar ainda mais a vida útil do seu aparelho. Isso porque a maresia e a salinidade dessas regiões podem desgastar o ar-condicionado. Dessa forma, o uso de revestimentos protetores na parte externa do aparelho pode evitar esses danos.

Apesar do processo de limpeza ser simples, o recomendado é sempre consultar um técnico regularmente. Tomar esses cuidados pode ser decisivo na vida útil do aparelho e, por consequência, no bem-estar de quem faz uso dele.

Para comprar seu ar-condicionado com quem entende do assunto, acesse nosso site e já comece adquirindo um produto de qualidade para sua casa ou para seu negócio. Se precisar de ajuda para escolher o seu, entre em contato com a gente pelo WhatsApp e confira nossos outros textos sobre ar condicionado.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe