Como limpar o dreno do ar-condicionado?

Você já tentou limpar o dreno do seu ar-condicionado? O dreno é um tubo responsável por escoar a água produzida pelo equipamento, seja o ar-condicionado de janela, split ou portátil.

Quando está funcionando, o aparelho retira a umidade do ambiente refrigerado, realizando o processo de condensação, que é a mudança da água do estado gasoso para líquido.

O sistema de drenagem do ar-condicionado é simples, mas se o dreno não for bem instalado podem surgir diversos problemas como:

  • goteiras no cômodo;
  • mau cheiro;
  • comprometimento no funcionamento do aparelho;
  • maior gasto de energia;
  • e problemas elétricos.

Entretanto, alguns fatores podem bloquear o fluxo de água do dreno e causar certos problemas, como por exemplo, o ar-condicionado jogando água pela frente ou pela turbina.

Continue lendo e veja como limpar o dreno do split e de janela.

Dreno em ar-condicionado split

A princípio, a drenagem de água no split é feita por meio de mangueiras ou tubos de PVC. Sendo assim, o dreno sai da unidade evaporadora (parte interna) e é direcionado para um ponto de água pluvial.

Por isso, ao instalar o ar-condicionado split é importante que o ponto de drenagem esteja próximo ao equipamento.

Normalmente, o dreno entope devido a sujeira, musgo e lodo que se forma no interior. Por isso, se o seu ar-condicionado começou a pingar água, entupimento é a causa mais provável.

Sendo assim, a melhor forma de resolver isso é fazendo a limpeza do aparelho e do sistema de drenagem. Portanto, a limpeza do dreno deve ser realizada junto com a limpeza do equipamento.

CONFIRA: Está em busca de um ar-condicionado split? Confira nossas opções no site.

Como limpar o dreno do ar condicionado split?

De acordo com o tempo de uso do aparelho, você pode fazer uma limpeza básica do ar-condicionado, focando nos componentes mais expostos.

Veja abaixo o passo a passo para limpar o dreno:

  1. Em primeiro lugar, o ideal é chamar um técnico especialista para fazer essa limpeza, mas em caso de urgência, atente-se em desligar o aparelho da tomada ou suspenda a fonte de energia para evitar choques e problemas elétricos;
  2. Feito isso, retire cuidadosamente o mangueira que liga à evaporadora, no caso, o dreno;
  3. Uma vez que sai o dreno, você pode limpar as superfícies expostas com um pano seco ou umedecido em água morna;
  4. Caso encontre mofo ou bolor por dentro, jorre água corrente diretamente no dreno, com a pressão da água é capaz de retirar qualquer sujeira ali presente;
  5. Se só a pressão da água não solucionar, será preciso usar algo comprido, fino e resistente, que alcance todo o interior do dreno, o ideal seria usar uma escovinha com um sabão neutro para facilitar a limpeza;
  6. Após a lavagem, deixe as partes secarem naturalmente em local arejado e quando elas estiverem secas coloque-as de volta. Só ligue o ar-condicionado depois que o dreno estiver seco, não ligue o aparelho sem o dreno.

A limpeza do dreno evita problemas de gotejamento, que podem acontecer quando a água não escoa da forma certa. Por ser uma peça delicada e fundamental no funcionamento do aparelho, a sugestão aqui é contratar um profissional especializado nesse tipo de serviço.

Dreno em ar-condicionado de janela

Melhor Ar Condicionado de Janela de 2022: Ranking dos #6 Melhores

O dreno para ar-condicionado de janela (ACJ) consiste num pequeno orifício na parte traseira externa do aparelho que serve para expelir a água condensada pelo aparelho.

É muito comum no ACJ que haja a obstrução da saída de água na bandeja por causa de folhas secas, sujeiras e outros objetos.

Por isso é muito importante fazer a manutenção geral do aparelho e limpar o dreno. Pois, somente com a manutenção geral é possível limpar o dreno do ar de janela.

LEIA TAMBÉM: Está procurando um ar-condicionado de janela? Confira nossas opções no site. 

Como limpar o dreno do ar-condicionado de janela?

  1. Retire o aparelho da parede e o leve para um local aberto;
  2. Use uma solução com água morna e detergente neutro para limpar o painel, tampo, bobinas internas, grade e aletas;
  3. Enxágue as partes lavadas com água limpa;
  4. Deixe os componentes secarem em local arejado;
  5. Reponha as partes retiradas do ACJ e coloque o aparelho de volta em seu local de instalação.

O ACJ é um aparelho mais robusto e pesado do que o split. Por isso, antes de tentar realizar a limpeza, tenha certeza de que você vai conseguir carregar o aparelho e colocar as peças de volta no lugar.

Se não for o caso, é melhor chamar um serviço especializado, para evitar danos. 

Porque realizar a limpeza e a manutenção do ar-condicionado?

Como acontece com qualquer outro equipamento elétrico, o ar-condicionado também precisa de alguns cuidados para continuar funcionando de forma correta.

Por isso, independente do tipo ou modelo, seu aparelho deve ser limpo regularmente para evitar o acúmulo de sujeira, germes e bactérias no ambiente.

Como resultado, a limpeza pode minimizar as chances de que algum problema ocorra com a sua máquina.

Além disso, o dispositivo pode não funcionar corretamente quando não está limpo. Como consequência, é bem comum que o aparelho não refrigere mais os ambientes como antes e ainda gaste mais energia do que o convencional.

Vamos limpar?

A melhor maneira de manter o seu ar-condicionado funcionando bem é através de um cronograma de limpeza.

Ao limpar o aparelho de forma rotineira, você consegue evitar que a sujeira se acumule e afete o funcionamento.

Gostou do artigo? Então aproveite a visita ao blog, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre cuidados com seu ar-condicionado!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe