Fazer pão é uma verdadeira arte. Para que o resultado final tenha a textura e a aparência corretas, é preciso conseguir o ponto perfeito ao sovar a massa. Caso contrário, o pão pode ficar pesado e endurecido. É por isso que, quando o assunto é massa de pão, não podemos nos esquecer do famoso ponto de véu. É ele que nos indica o momento certo de interromper o processo de sova, assegurando a obtenção de um produto leve e fofinho, que enche os olhos e dá água na boca.
No entanto, quem já botou a mão na massa sabe que nem sempre é fácil atingir este ponto ideal para a massa do pão. Principalmente quando se trabalha com grandes quantidades, como acontece em cafés e confeitarias.
Por isso, elaboramos este artigo especialmente sobre o assunto! Continue a leitura e aprenda como dar o ponto de véu na massa!
O que é o ponto de véu?
Quem produz pães comercialmente já conhece o ponto de véu. Aquele momento em que a massa fica bem elástica, pode ser puxada sem romper e é possível até mesmo ver a mão por trás dela.
Mas o que muitos profissionais desconhecem é a química por trás deste ponto perfeito da massa de pão. E é justamente este o segredo para alcançar este resultado toda vez.
Quanto mais uma massa é trabalhada, mais se desenvolve o glúten. Isso significa que mais cadeias desta proteína se formam. E são estas novas cadeias que conferem o aspecto liso e elasticidade à massa.
Assim, a fórmula para obter o ponto de véu é muito simples: amasse, amasse e amasse. No entanto, quem já sovou massa de pão sabe que este é um trabalho árduo e muitas vezes demorado.
E quando deixamos o ambiente doméstico e entramos na produção comercial, é preciso ter mais recursos para facilitar este processo e melhorar a qualidade e a produtividade do trabalho.
Como a masseira facilita o processo?
A masseira é o equipamento ideal para quem produz pães comercialmente. Robusta e ágil, a masseira espiral acelera o processo de sova da massa. E caso a massa aqueça demais, prejudicando a rede de glúten, é sempre possível adicionar gelo para controlar a temperatura. Isso garante que se chegue ao ponto perfeito, formando um véu uniforme que garante um produto macio e saboroso.
Com a masseira espiral, sua massa de pão chega ao ponto de véu em apenas 8 a 12 minutos, garantindo rapidez na sua produção, sem comprometer a qualidade do produto final. Enquanto a massa é sovada, sua equipe fica tranquila para adiantar outros processos da cozinha.
Além disso, ela permite que você trabalhe usando a partir de 30% de sua capacidade total. Dessa forma você controla sua produção e evita perdas, tornando seu negócio muito mais rentável.
Quer conhecer a masseira? Busque pelo modelo com a capacidade desejada em nosso e-commerce! Entre em contato agora mesmo por WhatsApp, tire suas dúvidas e descubra como a masseira pode transformar a sua produção.