O segredo das melhores padarias: proporção da massa perfeita

O pão é, sem dúvida, um dos protagonistas da cultura alimentar brasileira. Não é a toa que as padarias se tornaram estabelecimentos tão fundamentais na nossa rotina, ao ponto de hoje termos até padarias gourmet. E no final das contas, tudo se volta para ele: o pão e sua massa tão gostosa e versátil. Mas para quem está começando um negócio nesse ramo, como chegar na massa perfeita?

A melhor maneira de acertar na receita e atrair cada vez mais clientes é apostar na proporção ideal dos ingredientes quando usar uma masseira, ferramenta essencial para o preparo de pães e afins.

Massa perfeita, como prepará-la?

O pão francês, conhecido em alguns lugares como pão de sal, pode até parecer uma receita simples, mas o segredo está na proporção exata dos ingredientes que, por certo, não são muitos. No entanto, para que você consiga fazer delicioso pão, existem alguns truques que vão deixar a massa perfeita!

As masseiras são essenciais para quem quer ter ou já possui uma padaria. Elas preparam os pães de maneira mais profissional e em maiores quantidades.

Masseira espiral G.Paniz para padaria

Sendo assim, a melhor maneira de preparar produtos para a sua padaria de maneira industrial, mas sem deixar de lado a qualidade e aquele gostinho de comida caseira é acertando na proporção.

Quais ingredientes são necessários?

Os ingredientes para fazer pão francês na masseira são bem simples. Basicamente, você vai precisar de farinha de trigo, água, sal, açúcar, margarina e fermento.

Esses são os tradicionais, inclusive para quem quer testar a receita em casa. Mas, no caso das padarias de sucesso, um dos segredos na hora de preparar o pão é um ingrediente chamado melhorador de farinha.

O primeiro passo é misturar todos os ingredientes secos na masseira em baixa velocidade. Depois, é só adicionar lentamente a água e a margarina.

Não esqueça: a água deve ser gelada, o que leva muitas pessoas a colocarem gelo na massa, para que a receita tenha ainda mais sucesso. Por fim, acrescente o fermento.

Preparo de massa de pão na masseira (padaria)

Mas, afinal, qual a proporção para uma massa perfeita?

O ideal é que para cada 600 gramas de farinha de trigo se use 12 g de sal e 12 g de açúcar. Para essas medidas, o ideal é pôr 24 g de margarina, 6 g de melhorador de pão e 18 g de fermento biológico fresco.

Por fim, para fechar a proporção ideal, use 348 ml de água gelada.

Essa medida em gramas e miligramas é o que faz a diferença na exatidão, pois são muito mais confiáveis do que medidas em colheres e xícaras, que são mais indicadas para receitas caseiras.

Onde encontrar a masseira ideal?

Você pode encontrar a masseira ideal para a sua padaria na Norte Refrigeração. Temos vários tipos diferentes para você escolher a que melhor se encaixa no seu negócio.

Para conhecer mais sobre nossa loja e ter acesso ao maquinário essencial para montar uma padaria, entre em contato com a gente no WhatsApp e confira as melhores dicas sobre o mundo dos negócios no nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe