Gelo na massa do pão: mito ou verdade?

Você já ouviu falar sobre a utilização de gelo durante o preparo da massa de pão?

Pode até parecer brincadeira ou mito, mas a prática é realmente verdadeira e bastante utilizada em panificadoras e empreendimentos que fabricam massas e pães.

Essa técnica colabora com a qualidade da fabricação de pães e é muito promissora caso o seu estabelecimento use uma masseira de pão no processo.

Em seguida, vamos entender os motivos e os benefícios dessa técnica, acompanhe.

Entenda como o gelo na massa do pão pode ser benéfico

Durante o processo de produção de pão, um dos aspectos de maior relevância para se garantir um produto de qualidade é a temperatura da massa.

Essa temperatura deve ser controlada, de tal forma que a massa não fique superaquecida e deste modo, quebre a sua rede de glúten por meio de uma antecipação da fermentação ocasionada pela alta temperatura.

Sobretudo, geralmente com o uso de masseiras, a tendência é de que a temperatura da massa fique mais alta. Isso acontece porque o próprio fluxo de rotação da máquina acaba aquecendo as massas.

Massa de pão sendo preparada

Assim, uma forma de evitar esse aquecimento e manter uma temperatura adequada durante o processo de panificação, é adicionar gelo na massa.

Como a água é um dos ingredientes presentes na fabricação de pães, a adição de gelo não interfere na estrutura da receita, desde que esteja em quantidade adequada.

Como usar o gelo para fazer pães em uma masseira?

Ao longo da preparação de pães em uma masseira, você pode optar pela adição de gelo em escamas na massa, pois isso vai trazer mais qualidade para o seu produto final.

A incorporação de gelo durante o processo de panificação não só melhora o rendimento da sua máquina, mas também faz com que o resfriamento da massa dure por mais tempo, de modo mais efetivo.

Gelo caindo em fundo preto

Por isso, basta adicionar os pedacinhos de gelo relativos à quantidade de água que seria adicionada na massa e seguir com os procedimentos normalmente.

Isso vai melhorar o desempenho de sua masseira e evitar buracos no resultado final de sua massa, assim como a destruição do glúten.

Use uma masseira adequada para a sua produção

Além da utilização de gelo durante o processo de panificação, outro aspecto relevante na hora de criar um produto de qualidade é a escolha da masseira ideal. Veja a seguir três opções que destacamos para você:

1 – Masseira Semirrápida: usada no preparo de diferentes tipos de massa, como salgados, macarrão e biscoitos. É ótima para homogeneização.

2 – Masseira Espiral: indicada para pizzarias e padarias, ela ajuda a desenvolver o glúten das massas.

3 – Masseira Rápida: indicada para quem tem que lidar com diferentes tipos de massas em pouco tempo.

E uma dica extra para você: para quem tem uma grande demanda de pães, talvez investir em uma máquina de gelo seja uma boa ideia. Saiba as vantagens de ter uma.

Onde encontrar masseiras com qualidade e garantia?

Na Norte Refrigeração você encontra uma grande variedade de masseiras e produtos de refrigeração.

A empresa está no mercado há 55 anos, sempre com ótimos preços e atendimento de ponta. Além de oferecer entrega para todo o Brasil, com parcelamentos em até 12x sem juros.

Entre em contato pelo Whatsapp: (91) 99363-4823.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe