Como fazer pão na masseira

Você sabe fazer pão na masseira, um equipamento que é capaz, e muito, de otimizar esse processo? Não duvidamos que você tenha conhecimento disso. Afinal, o Brasil é o principal consumidor desse tipo de alimento, que, a depender da região, pode receber diversos nomes, como pão francês e pão brote, por exemplo. Em síntese, o pão é um dos alimentos mais básicos e famosos, independentemente da forma ou do nome, pode ser degustado em todo o mundo.

Para quem tem uma padaria ou outro tipo de estabelecimento comercial, é fundamental saber como fazer um pão na masseira. Com isso em mente, elaboramos este conteúdo que pode te ajudar nesse sentido. Confira!

massa de pão na masseira

Misture os ingredientes do seu pão em uma masseira

Misturar os ingredientes não é a parte mais difícil na produção de pães. Isso pode ser feito de forma fácil e tranquila. No entanto, a tarefa mais difícil é sovar a massa, que é um processo longo e muitas vezes pesado.

Porém, saiba que com a tecnologia hoje existente você não precisa passar por isso. Com uma masseira, é possível misturar a massa com rapidez, fazendo com que ela atinja o ponto ideal, bem como sová-la. Na prática, isso significa que você economiza tempo, e muito.

A masseira espiral, a mais recomendada para a produção de massas pesadas, como pães, pode trabalhar com rapidez e eficiência. Esse equipamento, vale dizer, costuma ter duas velocidades: a baixa velocidade, que tem a função de misturar os ingredientes do pão, e a alta velocidade, que atinge o ponto perfeito da massa.

Masseira espiral G.Paniz - 60kg
Masseira espiral G.Paniz – 60kg – Trifásica

Por isso, vale a pena contar com uma para misturar os ingredientes do pão e, assim, fazê-lo ficar do jeito que você deseja: saboroso e macio!

Em tempo, os ingredientes para fazer o pão são, basicamente: 1 kg de farinha de trigo, 20 g de fermento em pó para pão, 30 g de sal, 40 g de açúcar, 2 colheres de margarina e 1 xícara e meia de água. São esses ingredientes que você deve misturar na masseira. Essa receita simples pode produzir uma boa quantidade de pães.

Modele a massa para assar

Utilizando a sua masseira, sove a massa. Depois, deixe ela descansar. Esse processo pode levar cerca de 15 minutos, e é importante que você tenha paciência, pois assim é possível fazer a massa render a quantidade de pães desejada.

Após um tempo, molde a massa no formato do pão que deseja. Se, nesse processo, você sentir que a massa está grudenta, pegando em seus dedos, adicione uma pitada de farinha de trigo e continue a realizar essa tarefa.

massa de pão modelada e pronta para ir ao forno

Após modelar a massa, coloque-a para assar. Antes, não esqueça de untar a assadeira com óleo e farinha de trigo, bem como de ligar o forno em temperatura média.

Observou que é simples fazer mão na masseira? Como vimos, basta colocar os ingredientes nesse equipamento e deixar ele trabalhar, fazendo a massa ficar macia e no ponto certo.

Você ainda não tem masseira? Então, não perca mais tempo e entre agora mesmo em nosso site para escolher a sua. Que tal? Desse modo, você pode aumentar a eficiência e produtividade de sua padaria.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe