Como aumentar a margem de lucro com produtos variados na sua casa de carne

Ter uma casa de carne demanda muito trabalho e esforço, né verdade? Além disso, é necessário tomar diversas atitudes para aumentar a margem de lucro e obter melhores resultados.

Para isso, é preciso adotar ideias e tomar decisões que façam com que o negócio continue funcionando e escalando. 

O proprietário da casa de carnes pode fazer isso adotando estratégias que aumentem o ticket médio, bem como, a percepção de valor por parte dos seus clientes.

Confira algumas estratégias que irão fazer a sua casa de carnes vender mais (e melhor)!

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Estratégias para aumentar as vendas e o lucro do seu açougue ou casa de carne

Ofereça cortes e carnes com preparações diferenciadas

Uma dica importante para aumentar a margem de lucro da sua casa de carne é investir em cortes e preparações diferenciadas. Saia da mesmice e aposte em produtos diferentes, que irão agradar os clientes e agregar valor ao seu negócio.

Você pode investir, por exemplo, na venda de cortes temperados e semiprontos. É possível fazer isso com qualquer tipo de carne: frango, porco e boi, mas também outras menos usuais como carne de carneiro, que é bastante apreciada por públicos mais selecionados.

Vale também a ideia de apostar em espetinhos e kaftas, hambúrgueres, bifes a milanesa e uma linha de linguiças especiais. Isso atrai o público que está disposto a experimentar comidas diferentes.

Investir em linhas especializadas, como linha para churrasco e linha de carnes certificadas também é uma ótima opção para atrair mais clientes e aumentar a margem de lucro. 

Ao investir nessas linhas, o proprietário da casa de carne agrega mais valor a mesma, além de obter um diferencial competitivo.

Invista na harmonização das carnes com temperos e bebidas

Você sabia que uma das melhores formas de aumentar o ticket médio de um cliente na sua casa de carnes é promovendo uma experiência completa?

Uma experiência completa deve levar em conta todos os itens que o seu cliente pode gostar de levar junto à carne. 

Nesse sentido, você pode investir numa decoração e disposição de produtos que faça ele ver sentido em adicionar coisas à sacola de compras.

Os principais produtos que podem ser associados à carne são temperos especiais (nada de vender só sal grosso, hein?) e bebidas (idem para cervejas comuns). 

Por isso, coloque à disposição do seu cliente uma linha completa de temperos, bem como bebidas e cervejas de qualidade diferenciada

Podem ser artesanais ou não, mas devem ser produtos que agreguem qualidade e experiência ao churrasco, para que o cliente entenda que deve levá-lo todas as vezes que pensar na sua casa de carnes.

Melhore a disposição de produtos

A disposição dos produtos de uma casa de carnes deve ser harmônica. Isso não só torna o ambiente mais organizado, como também facilita a procura do cliente pelos produtos.

Ao entrar em uma casa de carne onde pode encontrar facilmente os produtos que deseja, o cliente efetua a compra completa. 

Em outras palavras, suponhamos que o cliente entre na casa de carne procurando 5 produtos, mas pela disposição desarmônica, ele só encontra um e perde a paciência. 

Logo, a casa de carne perde uma compra maior devido o desinteresse do cliente em ficar procurando o que precisa, e que não consegue encontrar.

Sendo assim, procure organizar os produtos da sua casa de carne em seções, distribuindo de forma harmônica produtos como farofas, temperos, pimentas e outros. Além da seção de carnes, óbvio.

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Delivery na casa de carne

Outra forma de aumentar a margem de lucros da casa de carne é investir no delivery

Principalmente por causa da pandemia, muita gente começou a optar por receber suas compras em casa. Com as casas de carne, isso não foi diferente.

Por isso, investir em um atendimento on-line e em entregas por delivery é muito importante para chegar nos clientes sem que eles venham até você. 

Os aplicativos funcionam como vitrines que estão expostas para muitos clientes que sequer ouviram falar do seu estabelecimento.

Além de facilitar a compra para seus clientes, isso pode trazer um nível de fidelidade, bem como avaliar melhor o nível de satisfação com os produtos (com avaliações em apps como o iFood e 99 Food, por exemplo).

Ainda que as suas vendas estejam mais concentradas num ambiente presencial, muitas casas de carnes não oferecem delivery, logo, o cliente vai procurar por uma empresa que ofereça. 

Isso faz com que você perca clientes fiéis e contribua para a competitividade de outras casas de carne. Manter a fidelidade de clientes aumenta a margem de lucro e oferecer este serviço atrai mais clientes para o seu comércio.

Reduza os custos e faça uma boa gestão financeira

Fazer uma boa gestão financeira e reduzir os custos é fundamental. Sendo assim, faça um melhor controle das finanças e verifique se há gastos altos ou desnecessários.

Quanto menos você gastar, mais dinheiro você tem no caixa. Contudo, não significa que você deve cortar todos os gastos! 

Ao invés disso, é necessário reconsiderar e analisar os custos que a empresa está tendo e o lucro que está obtendo. Com isso, deve-se focar no que traz mais lucro e agrega valor ao estabelecimento e aos produtos da sua casa de carne.

Outra coisa que você deve fazer nesse sentido é investir em um sistema de gestão. Com um sistema informatizado único, é possível fazer o fechamento de caixa, cadastrar produtos com códigos de barras individuais, controlar o estoque e conciliar pagamentos.

Com ele, também é possível ter um comparativo atualizado da participação de cada fornecedor, além de controlar as compras de acordo com os itens disponíveis no estoque. 

Ou seja, dá para fazer a gestão financeira completa da casa de carne, com uma visão geral dos pagamentos e recebíveis. Isso permite uma melhor margem e controle do dinheiro do negócio, permitindo maior previsibilidade e um possível aumento de lucro.

Vamos colocar em prática?

Agora que você tem as dicas necessárias para aumentar a margem de lucro da sua casa de carne, pode começar a executar as ideias. Com certeza você vai obter ótimos resultados financeiros e agradar cada vez mais os seus clientes.

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