Ar-condicionado parou de gelar: quais são as soluções?

Chegar da rua em um dia quente, ligar o ar-condicionado e ele não funcionar é bem decepcionante, não é? Os motivos que fazem o aparelho não refrigerar bem e até pifar completamente são diversos, mas não se preocupe, nesse post mostraremos alguns deles e como solucioná-los. Leia e compartilhe.

1. Tomada com mau contato

Se o seu ar-condicionado não está refrigerando, o motivo pode não ser o aparelho em si. Por isso, verifique se a tomada dele está conectada ou se está com algum mau contato.

Tomada elétrica do ar condicionado

Caso o problema seja mesmo mau contato, chame um eletricista para que ele veja o que está acontecendo e resolva o problema.

2. Bloqueio da saída de ar

Pode ser também que suas áreas de entrada e saída de ar estejam bloqueadas. Dessa forma, é preciso verificar tanto a unidade interna quanto a externa, no caso de o aparelho ser split.

Assim. você deve retirar tudo o que estiver obstruindo essas saídas. E depois ligar e observar se o ar-condicionado está funcionando corretamente.

3. Potência não adequada

Ainda que tudo isso esteja ok, o aparelho pode não gelar por não ter potência suficiente. Por isso é preciso verificar o tamanho do ambiente e quantos BTUs são necessários para deixá-lo mais gelado. Um ar-condicionado de 7.000 BTUs em um local de 25m², por exemplo, não vai dar conta do recado.

Mãos segurando as letras B, T e U. Céu azul ao fundo.

Assim, é preciso que você calcule a potência necessária para refrigerar o ambiente antes de comprar o aparelho. Caso não saiba como fazer, explicamos tudo neste post. E se você quiser fazer o cálculo ainda mais rápido, existem algumas calculadoras de BTU para realizá-lo para você.

4. Gás vazando

O gás refrigerante é fundamental para o funcionamento de um ar-condicionado, pois se ele estiver vazando, o aparelho não irá gelar seu ambiente, apenas ventilar.

Para saber se este é realmente o problema, chame o técnico autorizado para verificar e fazer a manutenção, caso seja necessário.

5. Filtro sujo

Quando o filtro do seu ar-condicionado está sujo, ele também pode prejudicar o funcionamento do aparelho.

Filtro de ar-condicionado sujo

Se o motivo dele não gelar for esse, é preciso fazer uma limpeza no filtro e no equipamento. Além disso, é necessário fazer a troca do filtro do por um novo de vez em quando.

Gostou do post? Se você já quer adquirir seu ar-condicionado, a Norte Refrigeração tem tudo o que você precisa nos ramos de refrigeração e aquecimento. Entre em contato conosco para tirar dúvidas ou solicitar orçamento através de nosso WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe