Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Posso usar um ar-condicionado para dois quartos?

Um ar-condicionado em dois quartos com uma parede aberta no meio

Você já pensou em refrigerar dois quartos com um único ar-condicionado? Essa é uma prática que muitas pessoas realizam, mas isso é mesmo uma boa ideia?

Descubra logo abaixo e entenda se um único aparelho de ar-condicionado é capaz de refrigerar mais de um local.

Um ar-condicionado em dois quartos?

Nem sempre é possível instalar um ar-condicionado em cada cômodo, seja pela questão financeira ou até mesmo pela estrutura do local. Sendo assim, se você deseja aproveitar o mesmo aparelho para refrigerar dois ambientes, saiba que sim, é possível.

Tecnicamente, não há impedimento para isso. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados e verificar algumas questões para que o ar-condicionado consiga, de fato, entregar uma refrigeração eficiente nos dois lugares.

Um ar-condicionado em dois quartos com uma parede aberta no meio
Reprodução/Twitter

Saiba os cuidados que você deve ter

Entre os principais cuidados, o primeiro é verificar a capacidade de BTU’s. Como já explicamos em outro artigo, a escolha do aparelho deve levar em conta o tamanho do ambiente, a incidência de luz do sol nele e a quantidade de pessoas que o usam. Portanto, para refrigerar mais de um local, o equipamento deve ter capacidade ainda maior, considerando esses três fatores.

Outra questão é a estrutura dos quartos, como o forro, existência de paredes e demais detalhes. Tudo isso precisa entrar no cálculo para encontrar a melhor potência para que o aparelho entregue qualidade e conforto, como deve ser.

Além disso, outro detalhe que você precisa ter em mente é que pode ser necessário mais de um evaporador.

Dessa forma, é interessante que um profissional técnico de ar condicionado faça uma avaliação do local e assim entenda a potência ideal do aparelho.

ar-condicionado instalado no centro da sala

Do mesmo modo, é importante verificar se o aparelho realiza somente o ciclo frio ou os ciclos quente e frio, e se é uma split inverter. Assim, você consegue encontrar o modelo mais adequado para atender à demanda dos dois ambientes com o máximo de potência possível.

Coloque tudo na balança

Em conclusão, se a dúvida é se você pode usar o mesmo aparelho para climatizar mais de um local, a resposta é sim. No entanto, se para um único quarto já é preciso verificar o espaço para não errar na escolha, com dois cômodos esse cuidado deve ser ainda maior. Afinal, ninguém quer ter um gasto com o aparelho e com energia sem ter o conforto do ar condicionado de volta.

Portanto, é importante que você invista um tempo a mais dando a atenção a esses detalhes, para que a economia na compra de um aparelho a mais não se torne um gasto ainda maior na conta de energia.

Para encontrar diversos modelos de ar-condicionado, com uma grande variedade de BTU’s e compatíveis com todo tipo de ambiente, entre em nosso site e conheça nossos aparelhos. Se tiver alguma dúvida sobre qual é o melhor para você, não deixe de conversar com um dos nossos consultores pelo WhatsApp.

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email