Conheça as funções do ar-condicionado que ajudam a economizar energia

Hoje em dia, um ar-condicionado virou uma necessidade e deixou de ser um artigo de luxo. Com o calor cada vez mais intenso e para se manter confortável, ter um ar-condicionado em casa ou no negócio é fundamental.

No entanto, muitos se queixam do gasto de energia elétrica devido ao uso do aparelho. As pessoas não sofrem apenas com o calor excessivo no país, como também com a alta cobrança nas taxas de energia

Logo, tem gente que acaba descartando a ideia de usar um ar-condicionado devido ao preço que se paga nas contas de energia elétrica. Por esta razão, nós vamos lhe apresentar as funções do ar-condicionado que ajudam a economizar energia.

Funções do ar-condicionado que ajudam a economizar energia

Para economizar a energia elétrica, use as funções mencionadas logo abaixo:

Função Sleep

Muitas pessoas já conhecem a função Sleep do ar-condicionado e a usam principalmente ao dormir.

Essa função mantém o ambiente sempre em uma temperatura agradável, pois ao ativá-la, a temperatura do ambiente aumenta 1°C após a primeira hora, mais 1°C na segunda e assim por diante. 

Essa função ajuda a economizar energia, pois diminui a potência do aparelho gradualmente e sem exigir tanto esforço do mesmo para gelar ou aquecer o ambiente.

Função Timer

Sabe aquele dia abafado, que você quer chegar em casa e encontrar o quarto geladinho, mas sem sofrer com a conta de luz? A solução para isso é a função Timer

A partir do controle do aparelho é possível programar o horário, no qual, ele vai ligar ou desligar, sem gastar tanta energia. 

Sendo assim, você pode programar o dispositivo para ligar 15 minutos antes de você chegar em casa todos os dias, ou programar o tempo em que ele vai ficar ligado durante a noite enquanto você dorme, por exemplo.

Botão Eco, Energy Saving ou Similar

A função Eco, disponível em alguns modelos de ar-condicionado, faz um papel duplo, visto que, proporciona conforto enquanto economiza energia. Normalmente, deve ser usada à noite, antes de dormir.

Entre os parâmetros usados pelas fabricantes, está o fato de que algumas condições como o vento gelado e o barulho podem atrapalhar uma pessoa a descansar bem.

Nesse sentido, a função faz com que haja menos vento e ruído sempre que possível, assim mantendo o ambiente em temperatura agradável e estável, evitando esforços desnecessários da máquina.

Com isso, além de trazer conforto, a função Eco traz também redução no consumo de energia, pois otimiza ao máximo o seu funcionamento.

Funções de Auto Limpeza

Muitos dos aparelhos de ar-condicionado modernos já têm a função de Auto Limpeza interna de algumas partes do aparelho. Talvez você não saiba, mas a sujeira no equipamento pode fazer você gastar mais com a conta de energia.

Se os dutos e demais estruturas dos aparelhos estão cheios de poeira ou microrganismos, haverá dois esforços extras.

O primeiro é simplesmente funcionar, afinal de contas, se a passagem do ar está bloqueada, é natural que para manter a temperatura certa, ele precise fazer mais força.

Já o segundo esforço ocorre no sentido de purificar e umidificar o ar (caso o seu aparelho tenha essas funções). Quando você usa o aparelho para isso, se ele estiver sujo, o esforço será feito em vão e você terá gasto mais energia.

Por isso, a função de auto limpeza deve ser usada de forma constante. Pois, os filtros, dutos e drenos do aparelho estarão mais limpos, otimizando o possível para a sua operação e reduzindo o consumo de energia.

Ar-condicionado: quando é a hora de trocar? | Sua Casa Mais Tech | TechTudo

Função Smart

Essa função é excelente para você que quer manter o quarto friozinho por mais tempo. Após o ar-condicionado gelar seu cômodo, insira ele na função Smart. Com esse recurso, o equipamento soltará rajadas de ar de tempos em tempos, sendo assim, isso manterá o espaço refrigerado por mais um período.

Vale ressaltar que não se deve deixar o aparelho ligado no máximo o tempo todo, pois isso é o que mais consumirá a energia elétrica.

Tecnologias que ajudam a economizar energia

Tecnologia Inverter e Dual Inverter 

As tecnologias Inverter e Dual Inverter não são exatamente funções do ar-condicionado, mas os aparelhos que as possuem garantem mais economia, sem precisar ativar alguma função. 

As tecnologias são recentes e os aparelhos que as possuem são mais eficientes e mais econômicos que os tradicionais. A tecnologia Inverter é uma opção para quem quer economizar na conta de luz. 

Essa tecnologia possui um processo de economia que exclui os picos de energia, ou seja, não há o método de ligar e desligar o motor a todo instante, o que é muito comum nos aparelhos tradicionais.

A tecnologia Dual Inverter é uma tecnologia exclusiva da LG e foi lançada em 2019. Esta tecnologia é ainda mais silenciosa e econômica que os modelos que têm apenas a tecnologia Inverter. 

Nesse sentido, a tecnologia Dual Inverter promete uma economia de até 70% na conta de luz, de acordo com a fabricante.

Os modelos com tecnologia Dual Inverter possuem um compressor rotativo duplo, que garante mais estabilidade e atinge a temperatura desejada até 30% mais rápido.

CONFIRA: Os melhores modelos de ar-condicionado para o seu lar ou comércio!

Outros fatores que podem influenciar o consumo de energia

Se você pretende usar o ar-condicionado e economizar na conta de luz, também pode ficar atento a outros fatores que podem influenciar o consumo de energia do aparelho. 

Por isso, tenha atenção aos seguintes fatores:

Limpeza e manutenção

Veja se o seu aparelho está limpo, pois caso esteja sujo, o consumo de energia é maior. O ideal é fazer uma limpeza profissional, limpando os filtros, saídas de ar e outras partes do aparelho. 

Além disso, é importante fazer a manutenção de forma preventiva, com a troca dos filtros pelo menos a cada seis meses ou no tempo indicado pela fabricante.

Quando o aparelho está limpo e com a manutenção em dia, a saída de ar é possível ser feita sem nenhum entupimento. Isso proporciona economia de energia, além de um ar com mais qualidade para o ambiente.

Portas e janelas fechadas

Para não desperdiçar energia durante o uso do ar-condicionado, é necessário que as portas e janelas do ambiente que ele está refrigerando estejam fechadas e com a melhor vedação possível. 

Isso faz com que haja uma menor troca de ar frio do local por ar quente do ambiente externo. 

Dessa forma, se evita que entre ar quente no ambiente, também se gasta menos energia. Afinal, quanto mais calor no ambiente, mais o aparelho irá consumir energia para resfriar.

Hábitos

Há hábitos que contribuem para um consumo maior de energia ao dispor o ar-condicionado, e mudando esses hábitos, você poderá economizar na sua conta de luz.

Alguns desses hábitos são ligar e desligar o aparelho cada vez que entrar ou sair do ambiente, manter o aparelho na tomada em stand-by (isso pode acrescentar 20% na conta de luz) e usar nos extremos de temperatura, seja máximo ou mínimo.

Por isso, o ideal é manter ele trabalhando em temperatura média de conforto, seria aproximadamente 23°C.

LEIA TAMBÉM: MAIS 5 DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

Conseguiu aprender?

Muitas vezes acreditamos que o ar-condicionado pode ser um dos grandes vilões dos custos energéticos. Entretanto, usando a tecnologia e as funções destes aparelhos a nosso favor, conseguimos aliar conforto e economia.

Por isso, vale a pena entender melhor os hábitos de uso do aparelho e conhecer as ferramentas que trazem uma maior economia antes de simplesmente desligá-los.

Para mais informações sobre ar-condicionado, basta acessar o nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco através do WhatsApp. A gente te espera lá!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe