Qual a diferença entre um fogão de alta e baixa pressão?

O fogão industrial é um equipamento que facilita muito o nosso dia a dia na cozinha. Para quem trabalha no ramo de alimentação, possuir um fogão de boa qualidade faz toda a diferença na hora da produção.

Uma das características que devemos observar no momento da compra de um fogão industrial é qual tipo de funcionamento ele possui. De modo geral, esses eletros são divididos entre alta e baixa pressão. Mas, o que isso significa?

Diferença entre fogões de alta e baixa pressão

Antecipadamente, a principal diferença entre os dois modelos é o regulador e a intensidade da chama. Como assim? Vou te explicar!

No fogão de alta pressão, normalmente, o gás sai direto do botijão para o fogão por meio de uma mangueira com paredes espessas e os queimadores simples com orifícios maiores, por isso a chama é mais forte, mais alta e potente.

Já nos fogões de baixa pressão, há um regulador de chama. Os queimadores podem ser simples, duplos, triplos e até quádruplos, o que faz com que a potência da chama seja mais leve e uniforme.

Para tirar essa dúvida, a seguir, vamos falar sobre as características de cada um deles.

Fogão de alta pressão

Como dito acima, os fogões industriais de alta pressão não possuem regulador, ou seja, o gás sai do botijão diretamente para as bocas do fogão e isso faz com que a chama seja forte.

Esse modelo é indicado, principalmente, para frituras ou para a produção de grandes quantidades de comida, visto que, atende muito bem os estabelecimentos comerciais que tem uma boa demanda diária. Ou ainda, para aqueles locais que precisam de um preparo mais rápido, como as pastelarias e restaurantes de marmitas, por exemplo.

Qual a diferença entre um fogão de alta e baixa pressão?

E, por ter uma construção mais simples, normalmente, são mais baratos se comparados com os fogões de baixa pressão, eventualmente, sendo uma opção mais vantajosa para quem busca um produto rápido e potente para a produção de alimentos em grande escala.

Fogão de baixa pressão

Os fogões industriais de baixa pressão contam com reguladores e com isso é possível controlar o tamanho da chama, o que faz com que elas sejam mais baixas e menos intensas e ainda, que se faça um consumo mais econômico do gás.

Qual a diferença entre um fogão de alta e baixa pressão?

São produtos indicados para cozinhar alimentos que exigem um pouco mais de precisão e delicadeza, ou para quem necessita de um equipamento para cozinhas menores, com menor escala de produção.

Um fogão de baixa pressão, normalmente quando comparado a modelos da mesma quantidade de bocas, custa mais caro que os de alta pressão, justamente, por ser um produto mais elaborado.

Qual fogão industrial escolher: alta ou baixa pressão?

Em suma, os fogões de alta pressão são mais os indicados para negócios que precisam cozinhar com rapidez por terem que atender uma alta demanda. Portanto, se esse for o seu caso, o fogão de alta pressão é o modelo ideal para atender as necessidades do seu negócio.

Já os de baixa pressão são indicados para cozinhas com demanda menos intensa.

Equipe sua cozinha industrial com os produtos da Norte Refrigeração. Acesse o nosso site para conferir os modelos de fogões disponíveis.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe