Aprenda a fazer a fritura perfeita

Afinal, existe fritura perfeita? Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais comuns entre aqueles que lidam diariamente com frituras de alimentos em geral, como peixe, carne branca e vermelha, por exemplo.

Então, existe sim. Esteja ciente, no entanto, que muitos não sabem como chegar ao ponto ideal de fritura. Por isso elaboramos este conteúdo com alguns truques. Confira!

Escolha uma panela, fritadeira ou tacho apropriado

Uma das primeiras coisas que você precisa considerar para atingir uma fritura perfeita é selecionar uma panela, fritadeira ou tacho apropriado.

Em geral, recomendam-se frigideiras ou panelas de inox fundas ou com fundo grosso, pois elas distribuem melhor o calor, fazendo o alimento atingir a fritura perfeita.

Frigideira Inox Tramontina

Deve-se evitar panelas fabricadas com cobre e ferro, pois elas podem fazer o óleo esquentar mais rápido, oxidando-o.

Selecionar uma panela adequada é, portanto, o primeiro passo para uma fritura ideal. Se optar por uma fritadeira, a do tipo água e óleo oferece diversas vantagens, acesse este artigo para saber mais.

Para tomar uma decisão segura, você pode entrar em contato com a gente pelo WhatsApp. Nossos especialistas podem ajudar você nesse ponto!

Selecione um bom óleo para fritura

Ainda que o óleo vegetal seja o mais indicado para frituras, opte pelo neutro. O óleo de soja não só deixa cheiro e sabor na comida, mas também na cozinha, em seu local de trabalho.

Por isso, recomenda-se o óleo neutro, que não influencia, de certo modo, no sabor do alimento. Pelo contrário, ele preserva o sabor, garantindo a qualidade.

Vale destacar que o óleo deve possuir um ponto de fumaça alto, uma vez que a temperatura ideal para fritar corretamente um alimento é de 180 a 190º.

Assim, os mais indicados são o óleo de algodão e de canela. No entanto, caso não encontre estes, você pode optar pelo de girassol ou de milho.

Ainda com relação ao óleo, ele deve ser suficiente para envolver todo o alimento, para que assim ele seja frito de maneira homogênea. Além disso, o óleo deve ser esquentado antes de começar o processo de fritura. Do contrário, o alimento poderá não só comprometer o seu processo de fritura, mas também ficar gorduroso.

Fritura de bola de queijo em fritadeira

Confira alguns cuidados com óleo para evitar queimaduras.

Seque o alimento antes da fritura

Antes de colocar o alimento na fritura, é essencial secá-lo. Ao fazer isso, você o deixa mais crocante. Além disso, você facilita o processo de fritura, tornando-o mais rápido, uma vez que o óleo consegue penetrar o alimento com maior facilidade.

A água presente no interior do alimento vira vapor, cozinhando ele por dentro.

Em geral, recomenda-se também que o alimento só seja temperado após o processo de fritura, pois isso evita que a massa umedeça, bem como que a crosta amoleça, o que pode colocar em risco o sabor e textura do alimento.

Agora que você conhece alguns truques para realizar uma fritura perfeita, que tal adotá-los?

Temos diversos produtos em nosso site que podem ajudar você a obter a fritura perfeita que deseja. Acesse e saiba mais!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe