Queimaduras com óleo quente: saiba como evitar acidentes

Queimaduras com óleo quente são mais comuns do que você imagina. A maioria dos casos de queimaduras ocorre dentro do ambiente doméstico — cerca de 67%, de acordo com um estudo feito em 2017. Pelo menos a metade desse total acontece na cozinha, durante a preparação dos alimentos. E o uso incorreto do óleo quente é um dos grandes responsáveis por isso.

Quem nunca colocou um alimento para cozinhar ou fritar e acabou sendo atingido por um respingo na pele? Embora ferimentos leves sejam mais comuns, em algumas circunstâncias esses acidentes podem ser mais graves, provocando lesões.

Apenas jogar o óleo e a comida na frigideira pode parecer muito simples e óbvio, mas não é a forma mais cuidadosa de preparar uma fritura.

Apesar dos riscos, é impossível aposentar o óleo de cozinha da sua vida. Portanto, seja no fogão ou na fritadeira, os cuidados no dia a dia para prevenir acidentes são essenciais.

Existem maneiras de cozinhar com segurança, evitando as queimaduras com óleo quente. Neste post vamos te mostrar todas as dicas necessárias.

Controle a temperatura do óleo

Uma das principais maneiras de evitar acidentes com queimaduras é controlando a temperatura do óleo, que deve ficar entre 180°C a 190°C.

Nunca jogue água no óleo quente

Por incrível que pareça, uma das maiores causas de acidentes com queimaduras na cozinha ocorre justamente quando as pessoas deixam cair água na panela. Se por alguma razão a panela pegar fogo, nunca tente apagar as chamas com água, pois jogar um simples copo pode ser devastador.

Homem cozinhando, panela pegando fogo, queimadura com óleo quente

O fogo pode se alastrar, provocando um incêndio generalizado na sua casa, ou até resultar em uma explosão. Dessa forma, em vez de controlar o problema, você vai agravá-lo ainda mais e colocar a sua vida e a dos demais em risco.

Mas afinal, como agir caso o óleo quente pegue fogo? A primeira coisa que você precisa pensar é que terá que cortar a fonte de calor. Se não for seguro desligar o fogão, tente fechar o gás.

Outra alternativa é colocar, com cuidado, uma tampa ou pano úmido na panela, para impedir a entrada de oxigênio.

Atenção redobrada com as crianças

Nem sempre os acidentes envolvendo óleo quente estão diretamente ligados à pessoa que está cozinhando. Quem tem criança em casa sabe que qualquer descuido pode ser um perigo e, quando o assunto é cozinha, é preciso redobrar ainda mais a atenção.

Se for utilizar o fogão, nunca deixe os cabos da panela ou frigideira para fora, já que a criança poderá puxar o objeto em um ato de impulso, virando a gordura quente em cima do próprio corpo.

Homem cozinhando com criança ao lado

Cuidado ao colocar os alimentos na panela

Outra cautela que você precisa ter ao cozinhar utilizando óleo é com os alimentos. Sempre verifique se eles estão secos antes de colocar na panela ou fritadeira. Caso não estejam, retire o excesso de água e gelo com a ajuda de um pano ou papel toalha.

Já as comidas congeladas devem ser retiradas do freezer apenas no momento de fritar. Isso vai evitar que a água derretida com o calor entre em contato com o óleo.

Utilize uma fritadeira elétrica

Uma solução ainda mais segura para fazer as suas frituras é a fritadeira elétrica com óleo, que não usa fogo. Por isso, ela se torna uma opção bastante interessante para quem deseja substituir a frigideira convencional.

Gostaria de saber mais? Na Norte Refrigeração você encontra os melhores modelos de fritadeiras elétricas e para fogão. Visite o nosso site e conheça os nossos produtos.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe