5 cuidados para prevenir acidentes com fogão

É muito comum que as pessoas comprem eletrodomésticos e já comecem a usar, antes mesmo de ler o manual de instrução que acompanha o produto. Porém, quando isso ocorre com aparelhos que apresentam riscos de acidentes, como o fogão ou a panela de pressão, descartar o manual e deixar de se prevenir pode ser um grande problema. Afinal, basta um pequeno descuido para que uma queimadura grave ou um incêndio aconteça. 

Por isso, confira abaixo quais são os 5 principais cuidados para prevenir acidentes domésticos com o fogão.

1. Crianças e fogão: combinação perigosa

O espírito aventureiro das crianças e o fogão ligado é uma combinação que pode resultar em acidentes gravíssimos. Crianças mais novas buscam apoio logo nos primeiros anos de vida para aprender a andar. Assim, um forno quente ligado ou aberto é capaz de causar queimaduras e ferimentos nos pequenos, em poucos segundos de distração.

Por isso, é fundamental que, mesmo quando o fogão estiver desligado, as crianças fiquem longe dele.

Criança na beira do forno, risco de acidente no fogão

2. Muito cuidado ao usar óleo e vinagre 

Alguns dos produtos mais usados na cozinha, como o óleo e o vinagre, por exemplo, possuem alto poder inflamável. Portanto, quando for usar líquidos do tipo, tome cuidado para não balançar muito as panelas. O mínimo contato com a chama pode trazer resultados desastrosos.

Pessoa usando óleo na frigideira

3. Cabos sempre virados para dentro

Um truque antigo, que as pessoas nem sempre lembram, é o de manter os cabos das panelas para a parte de dentro do fogão. Dessa forma evita-se que:

  • A criança puxe a panela para baixo;
  • Algum adulto ou criança esbarre no cabo da panela;
  • Avental ou roupa enganche no cabo.

4. Alimentos destampados

Para aquecer alimentos industrializados que geralmente contem tampas plásticas, deve-se retirar a tampa para colocar em banho-maria. Muitos acidentes acontecem ao deixar a embalagem fechada, pois o alimento esquenta demais e sua pressão pode causar uma explosão.

Por isso, é de extrema importância que a água do banho-maria não esteja fervendo e que o alimento esteja destampado, durante todo o aquecimento.

5. Vidro do fogão sempre levantado

Enquanto usa o forno, evite abaixar a tampa do fogão. O mesmo vale para quando as bocas do fogão foram apagadas recentemente, e ainda estão quentes. O contato do vidro com a superfície aquecida pode causar quebra da tampa e estilhaço do material. Para quem tem criança em casa, é fundamental evitar vidros quebrados e difíceis de recolher.

Para concluir as recomendações acima, veja dicas essenciais para utilizar o fogão da forma mais segura possível:

  • Prefira panelas com o fundo plano, sem curvas ou deformidades, para que não corra o risco de desequilibrar de cima do fogão;
  • Atente-se ao gás, assim você evita escapes, desperdícios e acidentes no caso de vazamento;
  • Sempre retire panos de prato e panos de cozinha ao manusear chamas acesas do fogão, uma vez que o pano de prato, geralmente, fica posicionado na tampa do fogão, pode ter suas fibras atraídas pela chama e pegar fogo;
  • Evite rolos de papel-toalha próximo às chamas acesas do fogão.

O primeiro passo para prevenir acidentes com fogão, contudo, é adquirir produtos de qualidade. Por isso, acesse nosso site e confira os diversos modelos de fogões industriais e domésticos, além das melhores panelas para você fazer as melhores receitas.

Com essa combinação e tomando os devidos cuidados, você estará livre de acidentes. Em caso de dúvida, entre em contato com a gente pelo WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe