5 dicas para perder o medo da panela de pressão

Esse é um medo bastante comum: o medo das panelas de pressão. E sim, elas exigem cuidados. Contudo, se você prestar atenção nas nossas dicas, é bem provável que você passe a vida inteira sem nunca sofrer um acidente relacionado à panela de pressão.

Se você morre de medo de panelas de pressão, vem com a gente neste conteúdo que vamos te dar 5 dicas para você dar adeus a esse medo e fazer sucesso na cozinha.

1. Busque pela certificação do Inmetro

Para ter certeza de que a sua panela foi vistoriada e certificada, busque sempre as panelas de pressão que tenham o selo do Inmetro. Isso é fundamental, pois é a sua garantia de que se você tomar os cuidados necessários, não terá riscos de sofrer um acidente com panelas de pressão.

2. Preste atenção na quantidade de água

Você nunca deve encher uma panela de pressão com a água até em cima, pois isso faz com que não sobre espaço para a pressão, o que pode até fazer com que a panela exploda. Por isso, não importa o que você estiver cozinhando, é sempre muito importante deixar pelo menos 1/3 da panela vazia para que a pressão tenha espaço para atuar.

3. Faça a manutenção da válvula e das borrachas

Borracha da panela de pressão soltando a pressão

A borracha da tampa, depois de um tempo, perde o poder de vedação e exige uma nova. Dessa forma, você pode contar com a ajuda de uma empresa especializada ou pode aprender a trocar a borracha por conta própria. A válvula é aquela parte da tampa da panela que solta a pressão aos poucos, justamente para não deixar a panela explodir. Por isso, sempre esteja atento nestes dois pontos importantes da sua panela para que eles estejam funcionando perfeitamente.

4. Para abrir, você precisa deixar sair toda a pressão

Pessoal retirando o ar da panela de pressão

Essa é uma dica muito, mas muito importante. Não abra a panela de pressão se houver pressão dentro. Mas, como descobrir se a pressão toda saiu? É muito simples. Quando você ativar a liberação da válvula e ela não fizer mais nenhum chiado, que é o barulho clássico da panela de pressão, significa que ela está liberada para ser aberta.

Se houver qualquer tipo de chiado, você deve ou manter a válvula aberta ou simplesmente esperar alguns minutos para que a pressão saia totalmente.

5. Não deixe a panela de pressão muito tempo no fogo

Você deve ter a noção de que a panela de pressão cozinha os alimentos de forma rápida, por isso, não a deixe horas no fogo, pois a água vai secar e a sua comida vai queimar.

O alimento que mais demora para cozinhar é o feijão, que leva até 40 minutos. Todos os outros alimentos podem ser cozidos na panela de pressão em até 25 minutos depois que você começa a ouvir o chiado da pressão.

Se acaso você retirar a panela do fogo, retirar a pressão, abri-la e o alimento ainda não estiver cozido, você pode voltar a panela para o fogo. Contudo, é importante verificar a quantidade de água dentro da panela antes.

E aí, deu para perder o medo?

Quer ver mais dicas como essa para você se tornar cada vez mais habilidoso na cozinha? Então confira outros conteúdos para sua casa.

E se quiser encontrar panelas de pressão de qualidade e certificadas pelo Inmetro, acesse nosso site ou nos chame no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe