Como higienizar a sua cozinha industrial

A limpeza dos equipamentos de uma cozinha industrial, bem como de todo o seu ambiente, deve ser levada muito a sério pelos profissionais e responsáveis que trabalham nela.

Como em todo espaço onde há circulação de pessoas, a limpeza deve ser minuciosa, sobretudo em locais onde há preparo de comida, já que este é um fator que afeta diretamente a saúde das pessoas.

Cozinha industrial

Uma cozinha industrial mal higienizada abriga sérios riscos de contaminação, uma vez que é um ambiente propício para a proliferação de microrganismos. Fungos e bactérias podem ser agentes de doenças perigosas e colocar o estabelecimento em sérios problemas.

Para que você não passe por essa situação nem tenha dores de cabeça com a fiscalização, as ferramentas e máquinas da sua cozinha industrial devem passar por processos rigorosos e frequentes de limpeza. Acompanhe, agora, de que forma essa higienização deve ser feita.

Limpeza diária na sua cozinha industrial

Alguns processos de limpeza precisam ser feitos todos os dias, muitos deles até mesmo duas vezes ao dia.

Antes de mais nada, é preciso lavar todos os ambientes e o maquinário que vai ser usado para a manipulação dos alimentos, incluindo:

  • Bancadas;
  • Prateleiras;
  • Pias.
Cozinha industrial

Ao final das atividades, você deve repetir o processo.

Do mesmo modo, todos os equipamentos usados para cozinhar os alimentos devem ser limpos todos os dias, como:

Limpeza com água e sabão

A maioria dos equipamentos da cozinha industrial podem ser limpos com água e sabão. Nos casos em que for possível, como na lavagem das peças, o indicado é enxaguar com água corrente.

Se acaso isso não puder ser feito, um pano limpo e um pouco de água conseguem dar conta de tirar o excesso de sabão.

Cozinha industrial

Para uma desinfecção por meio de calor, é possível, ainda, colocar as peças e materiais em água fervente, durante 15 minutos, após o enxague.

Uso do cloro para desinfecção da cozinha industrial

O cloro é um agente fungicida e bactericida indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a desinfecção do maquinário e dos utensílios nas cozinhas industriais.

Use caso necessário, mas tenha muito cuidado para não ultrapassar as concentrações adequadas, para não correr risco de intoxicação. Leia o rótulo e o modo de usar para se orientar nesse sentido.

Outras dicas

  1. Não use vassouras no piso seco, pois isso faz com que a poeira mais leve suba até as bancadas, equipamentos e utensílios. Desse modo, prefira passar um pano úmido, em vez de varrer;
  2. Prefira panos descartáveis para a limpeza de superfícies e equipamentos, já que os panos comuns que são usados mais de uma vez sem passar por lavagem são grandes causadores de contaminações;
  3. Para lavar utensílios menores e peças pequenas, utilize água e sabão neutro e enxágue com água corrente. Depois disso, coloque tudo em água quente para a completa desinfecção.
Cozinha industrial

Para facilitar ainda mais o trabalho das cozinhas industriais e também impedir irregularidades, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta normas obrigatórias e orientações quanto à organização e higienização desses espaços, que podem ser acessadas no site do órgão.

Cumprir as exigências e orientações é importante não apenas para não ter problemas com a fiscalização, mas principalmente para ter uma cozinha limpa, segura e pronta para o preparo dos alimentos que tantas pessoas vão comer. Afinal, a saúde de todos deve estar sempre em primeiro lugar.

Agora que você já sabe como higienizar sua cozinha industrial, que tal deixá-la bem equipada? Acesse nosso site e conheça nossos produtos! E não deixe de conferir nossos conteúdos para ajudar você com seu negócio.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe