Blog da Norte

Conteúdos únicos da Norte Refrigeração

Geladeira estalando? Conheça os motivos

Geladeira estalando

Barulhos na geladeira são comuns, mas você sabe a partir de que ponto isso é motivo para começar a se preocupar? Todos já passamos pela experiência de ter uma geladeira estalando. Por isso, descubra agora mesmo os motivos desses estalos na geladeira e saiba definir se é algo normal ou não.

É normal a geladeira fazer barulhos?

A geladeira costuma emitir ruídos e barulhos, mas isso não necessariamente quer dizer que algo está errado. Uma geladeira pode emitir chiados, por exemplo, principalmente quando está com a porta aberta, e isso é totalmente normal.

Mulher verificando uma geladeira estalando

O motor da geladeira também não costuma ser silencioso, sendo que, dependendo do modelo e marca, os barulhos podem ser ainda mais presentes.

Desse modo, um dos barulhos que você já deve ter ouvido na geladeira é o famoso estalo. Saiba, portanto, que esse tipo de barulho é considerado normal e não significa que algo de errado está ocorrendo.

Conheça os motivos dos estalos

A geladeira estalando é sinal, primeiramente, de que ela está funcionando. Os estalos podem ser causados por dois principais motivos, sendo que o primeiro é o desplacamento do gelo existente na geladeira.

Esse ruído é bastante comum principalmente em geladeiras frost free, pois nela não é preciso fazer o degelo, que é feito de forma automática pelo processo de desplacamento.

Geladeira frost free vazia

O desplacamento gera ruídos que chegam aos nossos ouvidos como estalos. Da mesma forma que ocorre quando você retira uma forma de gelo do congelador e deixa em temperatura ambiente, o gelo começa a estalar. Dentro da geladeira, ocorre o mesmo durante o processo de desplacamento.

Outro motivo que pode levar você a ouvir estalos vindos de sua geladeira são as dilatações que ocorrem no gabinete, algo também extremamente normal.

Quando você abre e fecha a porta, a dilatação do gabinete da geladeira é ainda mais comum, pois o ar que entrou, que não estava resfriado, muda de temperatura de forma repentina. Isso, então, gera os estalos que muitas vezes se ouvem.

Nada para se preocupar?

Homem ajoelhado preocupado com a geladeira ao lado

Portanto, como se pode ver, é comum a geladeira ficar estalando, principalmente porque mais de um motivo pode levar a esse tipo de ruído, de modo que a frequência pode ser maior do que você gostaria.

Assim, se você fica apreensivo quando ouve a geladeira estalar, não precisa mais se preocupar. Isso não é um sinal de que ela está com problema ou de que você precisa chamar um técnico para verificar. Pelo contrário, apenas quer dizer que a geladeira está funcionando, que o gelo está sendo produzido e que está havendo o desplacamento desse gelo, o que é um processo necessário para o correto funcionamento do refrigerador.

Contudo, alguns outros barulhos podem indicar algum problema, como as trepidações que podem ser causadas por uma geladeira desnivelada no piso ou muito próxima da parede. Mas tenha cuidado, qualquer barulho acompanhado de mau funcionamento requer uma visita técnica. Afinal, você não vai querer perder alimentos por conta de falhas no armazenamento, não é?

Em conclusão, a melhor forma de evitar problemas é adquirir desde já uma geladeira de qualidade. Por isso, acesse o nosso site agora mesmo e escolha o modelo ideal para você. Não deixe de conferir outros conteúdos para sua casa no nosso blog.

Inscreva-se e fique por dentro de todas as nossas novidades

    Últimos Posts

    Compartilhe

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email
    0
    Would love your thoughts, please comment.x
    ()
    x
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp
    Share on email