Como armazenar alimentos: 5 erros que você não conhece

Como armazenar alimentos

Armazenar alimentos corretamente deve ser a prioridade de todo estabelecimento comercial com equipamentos adequados e respeitando as características de cada alimento.

Quando se trata de refrigeração e congelamento dos produtos, muitas dúvidas surgem. Em primeiro lugar, é preciso ter ciência de que os cuidados visam a saúde das pessoas. Em segundo lugar, existem algumas vantagens, como manter o alimento com suas características originais, poder manter um estoque maior de alimentos e evitar perdas por validade.

Contudo, na hora de armazenar, alguns erros são comuns. E é disso que trataremos hoje, além das diferenças e formas de conservação.

Diferença entre congelamento e refrigeração

Não só na temperatura reside a diferença entre essas duas práticas, tão corriqueiras na vida das pessoas.

Freezer com alimentos

Temos um vídeo completo, em nosso canal no YouTube que mostra os erros que você não deve cometer na hora de armazenar seus alimentos. Confira abaixo:

1º Erro – Ignorar as recomendações do fabricante, que constam no rótulo de cada produto.

Quase todo alimento pode ser congelado. Isso aumenta a vida útil por permitir uma conservação maior, mas também possui limites.

A formação de gelo garante que microrganismos não prejudiquem o alimento. Assim, ele pode ficar ali por até seis meses, em alguns casos. No entanto, as características originais do produto podem ser comprometidas, principalmente em se tratando de laticínios, por exemplo.

De qualquer forma, o congelamento deve ser realizado em temperaturas abaixo de 0 °C.

Já em produtos refrigerados, seu sabor e textura são mantidos. Em contrapartida, esse é um método que deve ser feito por tempo limitado.

Aqui no Blog da Norte, temos um artigo que trata sobre como congelar alimentos da forma correta sem perder os nutrientes. Para conferir o artigo basta clicar no link abaixo.

Leia também: Como congelar alimentos sem perder o sabor nem os nutrientes

2º Erro – Manter alimentos perecíveis sob refrigeração por mais de 5 dias.

A temperatura do refrigerador deve estar entre 0 ºC e 10 ºC. Ainda que microrganismos possam agir no produto, quando guardado em local adequado e consumido no prazo correto, não há problemas.

3º Erro – Armazenar o produto sem higienização ou armazenar os alimentos em sacos plásticos, ao invés de potes.

Não é que os sacos não possam ser usados para congelar, mas sim que existem modelos próprios para isso. As sacolas de supermercado não são um deles, já que passam por processos que podem trazer componentes nocivos e contaminar o produto.

Por isso, use estas sacolas apenas para o transporte e não se esqueça de higienizar os produtos depois.

Na hora de armazenar, prefira os sacos plásticos para alimentos, que passam por esterilização e são feitos exatamente para a geladeira ou freezer. Além de impedir o contato do produto com o oxigênio, que permite a conservação por mais tempo, eles também são transparentes, o que facilita para que você encontre o produto que deseja.

Impacto econômico

O armazenamento dos alimentos também pode impactar na economia do seu negócio. Perder insumos pela má conservação é um erro cometido por muitos empresários.

Alimentos armazenados na geladeira

4º Erro – Manter equipamentos defasados e sem manutenção adequada.

É preciso investir em equipamentos apropriados e de boa qualidade, sempre com a manutenção em dia.

Com o congelamento é possível estocar alimentos, por exemplo, e assim economizar dinheiro.

Algo importante a se considerar também é que a venda de produtos congelados vem ganhando cada vez mais espaço em padarias e empórios. Isso porque dessa forma é possível vender pães e outros alimentos quentes e, ao mesmo tempo, congelados, para o consumidor levar para casa, aumentando as chances de lucro.

Equipamentos para refrigeração ou congelamento

5º Erro – Comprar produtos sem verificar se a demanda que você terá está de acordo com a capacidade e especificações técnicas que ele entrega.

Restaurantes, supermercados e padarias se beneficiam dos balcões refrigerados. Com eles, os produtos são expostos, como uma vitrine, ao mesmo tempo, em que se mantém bem conservados.

O tipo de equipamento para ambientes internos, como cozinhas, pode variar. O ideal é escolher conforme o volume de produtos que você terá que armazenar.

Para congelamento existem os freezers, claro. Mas qual? Essa é uma dúvida frequente, já que as opções são muitas. Tem horizontal, vertical e com espaços separados dentro, entre outros.

A resposta é que dependerá do tipo de produto. Sorvetes vão para freezers com tampa transparente, enquanto gelos vão para os com tampa fechada, para citar alguns exemplos.

O ideal é buscar em lojas de confiança a melhor opção, tendo certeza da sua real necessidade para com o freezer. No site da Norte Refrigeração, você encontra uma variedade de freezers e equipamentos de refrigeração para o seu negócio ou sua casa. Visite o nosso site e confira.

Visitar Site

Para escolher o produto ideal, entre em contato conosco pelo WhatsApp, estamos prontos para atender você.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe