Como congelar alimentos sem perder o sabor nem os nutrientes

Alimentos congelados

Para quem trabalha em cozinha ou com comércio de alimentos que precisam ser conservados, conhecer técnicas de congelamento pode fazer uma grande diferença. Congelar alimentos de maneira incorreta pode não só afetar o produto, mas também causar prejuízo financeiro para seu negócio.

Por isso montamos este conteúdo, para trazer dicas sobre como congelar alimentos da maneira certa, de tal forma que eles mantenham seu sabor e nutrientes. Confira!

Tenha atenção especial com as frutas

Nem todas as frutas se adaptam bem ao congelamento. É o caso, por exemplo, do melão, melancia, pera e banana. A banana, ao ser descongelada, fica com uma tonalidade preta.

No entanto, frutas vermelhas, como morango, cereja a framboesa se adaptam bem ao congelamento e podem ser consumidas naturalmente, mesmo após descongelar.

Frutas congeladas

O ideal é congelar as frutas em sacos plásticos.

Fique atento ao congelamento de hortaliças

O congelamento de vegetais segue um caminho diferente em relação à maioria dos alimentos, uma vez que exige uma técnica chamada de branqueamento. Essa técnica consiste, basicamente, em escaldar com água fervente os vegetais e, em seguida, resfriá-los em uma bacia com água e gelo.

Vegetais congelados

No entanto, antes de congelar, é preciso retirar ao máximo a água presente nos vegetais, para não serem formados cristais, os quais podem comprometer a qualidade do alimento.

Atenção em dobro para alimentos prontos

Em locais que servem refeição, é comum encontrar alimentos já prontos. Nesse caso, é importante duplicar a atenção.

O ideal é que os alimentos, como feijão e sopa, por exemplo, não estejam temperados, pois o processo de congelamento pode alterar o gosto, fazendo com que ele fique mais intenso. Por isso, recomenda-se que os alimentos preparados não levem tempero, caso a intenção depois seja colocá-los no congelador.

Cuidados com a embalagem

Quando se fala em embalagem para congelamento, é fato que a selagem a vácuo é ideal para guardar o alimento. Pois, trata-se de uma técnica de embalagem que evita que o alimento tenha contato com o ar frio e seco do congelador, podendo, com isso, prejudicar a sua qualidade.

Temos um artigo aqui no Blog da Norte, falando sobre seladoras a vácuo e como elas auxiliam na conservação dos alimentos. Para conferir o artigo completo acesse o link abaixo:

Leia também: Seladoras a vácuo: as heroínas contra a perda dos alimentos

Alimento embalado a vácuo

Além de você poder usar a selagem a vácuo para conservar seu alimento em um congelador, é possível usar sacos herméticos, livres de bisfenol. Contudo, é importante retirar o máximo de ar antes de fechar a embalagem.

Busque também selecionar sacos que comportem bem os alimentos, não os pressionando ou deixando ar na embalagem. E não esqueça de escolher o tamanho ideal, adequado para a quantidade de alimentos a se preservar.

Além disso, para saber mais sobre os diversos tipos de selagem e os equipamentos usados para cada processo confira o texto abaixo:

Leia também: Seladoras: como definir qual a melhor para meu negócio?

Conclusão

Agora que você conhece algumas dicas para congelar corretamente os alimentos, que tal colocá-las em prática?

Na Norte Refrigeração temos diversos produtos que podem te ajudar a congelar e a preservar muito bem seus alimentos! Acesse nosso site e saiba mais.

Visitar site

Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp. Será um prazer te atender!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe