6 dicas de como economizar energia com a geladeira

Alguns aparelhos domésticos são considerados “vilões” para a conta de energia. No caso do refrigerador, mais conhecido como geladeira, o consumo é alto tendo em vista que o aparelho precisa ficar o tempo inteiro ligado. Contudo, o mau uso também pode contribuir para aumentar sua conta de energia no final do mês. Portanto, para quem deseja economizar energia com a geladeira, existem alguns procedimentos fáceis que podem reduzir seu custo entre 20% a 30%.

Para entender melhor essas dicas, vamos, em primeiro lugar, conhecer melhor a geladeira.

Como a geladeira funciona?

As geladeiras possuem um circuito de refrigeração composto por:

  • Compressor: que cria diferença de pressão no circuito de refrigeração e circula o fluido refrigerante;
  • Condensador: que retira o calor do interior do refrigerador;
  • Evaporador: que absorve o calor interno do refrigerador.

A função desse sistema é retirar o calor do interior do refrigerador. Assim, o ambiente interno da geladeira resfria e consegue conservar os alimentos de forma correta.

Geladeira aberta com diversos produtos

Dicas para economizar energia

Quando não usada corretamente, a geladeira trabalha por mais tempo e, automaticamente, consome mais energia. Portanto, para reduzir esse consumo, existem algumas práticas que você pode adotar:

1. Verifique as borrachas

Para saber se a borracha está vedada de forma correta, ela precisa gerar uma leve pressão sempre que a geladeira for aberta.

Não pode haver nenhum rasgo ou furos, nem mesmo desníveis ou encaixe errado.

Da mesma forma, a porta não pode estar “suando” ou pingando. Se isso ocorrer, significa que a borracha está com problemas.

Quando isso acontece, é necessário trocá-la. A porta vedada de forma errada faz a geladeira trabalhar mais para se manter resfriada, pois o ar gelado está escapando, causando um aumento no consumo.

2. Evite colocar roupas para secar atrás da geladeira

Ao fazer isso, você abafa o sistema. Então o compressor tem que trabalhar mais, já que a condensação não está sendo feita corretamente. Isso pode, até mesmo, danificar o equipamento a longo prazo.

Ilustração de roupa atrás da geladeira. Aumenta o consumo de energia na geladeira.

3. Sempre que abrir a geladeira, demore o menor tempo possível com ela aberta

Isso porque quando a geladeira está aberta, o ar gelado “foge”. Portanto, quanto mais tempo aberta, mais ar vai fugir, fazendo com que ela tenha que trabalhar mais para resfriar o ambiente interno de novo.

Homem olhando para a geladeira aberta

4. Evite encher demais o congelador

Quando se coloca muita coisa no congelador, as saídas de ar ficam cobertas e isso força o equipamento, resultando num maior consumo. Da mesma forma, é importante sempre fazer o degelo regularmente, caso sua geladeira não seja frost free.

Congelador cheio não é uma boa para economizar energia com a geladeira

5. Não colocar alimentos quentes na geladeira

O calor no interior da geladeira exige mais do motor, forçando a geladeira a trabalhar para manter o ambiente resfriado, aumentando o consumo de energia.

6. Não guarde utensílios de alumínio

Panelas de alumínio resfriam com dificuldade, uma vez que foram feitas para manter o calor dos alimentos por mais tempo. Por isso, na geladeira, é melhor usar utensílios de plástico ou vidro.

Dica bônus: evite ter uma geladeira muito antiga

Tenha sempre uma geladeira em boas condições, pois se ela estiver muito velha, vai consumir mais energia para se manter trabalhando. Na Norte Refrigeração, ofereceremos equipamentos novos e de qualidade, então aproveite para trocar o seu refrigerador.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a economizar energia com a sua geladeira. Por isso não deixe de conferir também outras dicas para sua casa aqui no nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe