Selo Procel: leia e aprenda a interpretá-lo

É comum encontrar o Selo Procel na maioria dos eletrodomésticos mas, geralmente, muitas pessoas não sabem explicar para que ele serve.

De forma resumida, o principal objetivo do Selo Procel é ajudar a economizar energia. Assim, para esclarecer as informações sobre ele e como isso pode te ajudar a economizar cada vez mais, ensinamos você a interpretar esses dados corretamente. Confira!

Selo procel

O que é o Selo Procel?

Os selos Procel são desenvolvidos pelo Programa Nacional de Proteção Elétrica-PROCEL, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e faz a seleção dos aparelhos e equipamentos disponíveis no mercado.

Esse selo é um importante aliado do consumidor em muitos aspectos: por exemplo, incentiva a fabricação e comercialização de produtos cada vez mais eficientes e econômicos, ao mesmo tempo que diminui o impacto no meio ambiente. Da mesma forma, ele ajuda o consumidor a encontrar o aparelho mais eficaz em cada categoria, para assim usar o mínimo de energia.

Qual a importância do Selo Procel?

A etiqueta do Selo Procel aparece sempre que buscamos por novos produtos, como geladeiras ou máquinas de lavar. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é quais informações esse tipo de selo vai nos transmitir e como podemos usá-lo para economizar energia.

O lacre da etiqueta contém todas as informações necessárias para entender o consumo de energia do equipamento, por exemplo marca, modelo, valor do consumo de energia ou eficiência energética (%) e algumas especificações técnicas que podem variar, dependendo do tipo de produto.

Dados

Etiqueta do selo procel
Fonte: Nova Escola

A etiqueta começa com o tipo de dispositivo, marca do fabricante, modelo e tensão (110v ou 220v). Mas os campos mais importantes são os que ficam logo abaixo.

As letras A a G representam a eficiência energética, com a letra A sendo a mais eficiente e G, a menos. Para aparelhos de refrigeração, a classificação também inclui as letras A+ e A++ (o nível de eficiência energética mais alto).

É possível estimar o consumo de energia com base no consumo médio dos aparelhos no mês (kWh / mês), pois este pode ser um fator decisivo de compra.

O consumo médio de kWh depende dos seus hábitos de uso. O cálculo é o seguinte: multiplique a potência do dispositivo pelo número de horas de uso de cada mês e, em seguida, multiplique pelo número de dias de uso de cada mês. Por último, divida o resultado por 1.000 para obter a estimativa de kWh consumidos por mês.

O consumo de quilowatt / hora vem detalhado na conta de luz emitida pela concessionária de sua área, assim é possível determinar o valor do consumo mensal.

Vale ressaltar que alguns valores serão diferentes dos valores calculados para aparelhos ligados e desligados com frequência.

Agora que você entende como funciona o Selo Procel, fique atento para não errar na hora de ler as informações.

Visite nosso site e confira nossos produtos. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente no Whatsapp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe