Degelo manual de refrigerador: como realizar em 3 passos

O refrigerador é um eletrodoméstico sem o qual já não podemos viver. Mas, para que ele funcione corretamente e conserve bem os alimentos, é fundamental que o degelo do equipamento esteja em dia.

Pensando nisso, montamos um passo a passo bem simples para te ajudar a fazer o degelo do seu refrigerador de forma manual. Confira!

1 – Desligue o refrigerador

Refrigerador com gelo espesso, pronto para iniciar o degelo manual

O degelo manual deve ser feito sempre que o gelo chegar em uma espessura maior do que um centímetro. Assim, o primeiro passo é desligar o aparelho, retirando seu plugue da tomada. Depois, retire todos os alimentos do seu interior.

É importante que você se programe com antecedência para fazer o degelo. Evite comprar alimentos que estraguem rápido, uma vez que será necessário deixar o refrigerador desligado por um tempo. De tal forma que, dependendo do tamanho do aparelho e do nível de gelo acumulado, esse tempo pode chegar a até duas horas ou mais.

Uma dica para diminuir as chances de danificar os alimentos é colocá-los em algum recipiente térmico ou até enrolados em papel alumínio durante o degelo.

2 – Aguarde o gelo derreter

Após desligar o aparelho e retirar os alimentos, basta esperar derreter todo o gelo acumulado. Deixe a porta do refrigerador aberta e, se quiser acelerar o processo, ligue um ventilador na direção dele.

Normalmente, os refrigeradores têm um compartimento para coleta da água do degelo. Se esse não for o caso do seu, é só colocar um recipiente embaixo do dreno de degelo para coletar a água.

Nesse meio tempo, você pode aproveitar que a geladeira está desligada para fazer uma boa limpeza, utilizando água e bicarbonato. Mas jamais passe produtos químicos, como álcool, detergentes e ácidos, que podem gerar odores e prejudicar o funcionamento do aparelho.

Pessoa limpando refrigerador com esponja após o degelo

Da mesma forma, também não use facas nem objetos pontiagudos para auxiliar na limpeza ou na remoção do gelo, pois eles podem acabar furando o tubo de gás.

3 – Remova a água do aparador e ligue o refrigerador

Depois que todo gelo estiver derretido, você deve remover a água do aparador ou da bacia que usou para a coleta. No primeiro caso, seque bem o aparador antes de inseri-lo de volta no refrigerador. Logo depois, coloque os alimentos de volta no aparelho.

Por fim, é só conectar o plugue na tomada e reativar a sua geladeira, agora descongelada e limpa.

Outros tipos de degelo

Cada refrigerador tem características próprias e precisa de cuidados específicos. Por isso, é sempre importante estar atento ao manual e às especificações do seu equipamento. Geralmente, o degelo manual é feito nos refrigeradores mais antigos ou econômicos. Além dele, outros degelos comuns são o seco e o automático.

No seco, não é preciso desligar o refrigerador nem deixar a porta aberta. Basta retirar os alimentos e apertar o botão de degelo. A água vai, então, escoar para uma bandeja que fica atrás do eletrodoméstico e é projetada para realizar uma evaporação natural.

Já o degelo automático, como o próprio nome diz, acontece de forma automática, o que é prático, mas gasta mais energia. Ele é feito nas geladeiras Frost Free.

Se você está procurando um refrigerador novo, acesse nosso site e confira as melhores opções disponíveis no mercado! E para saber mais sobre os modelos, entre em contato no nosso Whatsapp! Podemos te ajudar a escolher a melhor opção de eletrodoméstico para as suas necessidades.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe