Como saber se o motor da geladeira pifou?

Há alguma forma de descobrir se o motor da geladeira pifou? Existem algumas maneiras de descobrir isso, porém, o método mais fácil de se realizar essa tarefa é por meio de eliminação. Se não forem os outros problemas, então o motor realmente estragou.

Como veremos a seguir, são vários os problemas que podem acometer uma geladeira, e por isso, é importante analisar algumas alternativas antes de dar o veredito sobre o funcionamento do motor. Todos eles são simples de identificar.

Para descobrir quais são, basta conferir as alternativas em nosso artigo!

Estalos são problemas no motor?

Geladeira estalando

Muitas pessoas imaginam que o motor da geladeira pifou após escutar alguns estalos. Porém, como veremos a seguir, isso é extremamente normal, e não necessariamente significa um problema com o motor do seu aparelho.

As duas causas mais comuns para que os estalos de geladeira sejam notados são o desplacamento de gelo e a dilatação do gabinete, decorrentes da entrada de em temperatura ambiente dentro do freezer, por exemplo.

Enfim, os dois processos são bastante comuns, e não representam um problema no motor. Caso escute os estalos normais, sem a presença de um outro barulho, eles não estão indicando qualquer problema relacionado ao motor.

O termostato está funcionando?

Pessoa regulando o termostato

Um detalhe bobo, mas que pode acabar passando batido em relação ao funcionamento das geladeiras, é relacionado ao termostato. Muitas pessoas acham que o problema da máquina é no motor ao notar que a temperatura não está correta.

Porém, em muitos casos, a geladeira não está gelando como deveria porque o termostato, simplesmente, não está na temperatura correta. Ajuste o acessório e verifique se a geladeira consegue voltar a gelar as coisas normalmente.

Além disso, leve em consideração que, em dias quentes, ou quando a porta é aberta muitas vezes, como em dias de festas, nem mesmo o termostato em alta potência pode resolver o problema. Talvez o melhor seja dar um descanso para a máquina.

As borrachas estão em boas condições?

Mulher testando as borrachas do refrigerador

Muitas são as situações onde a culpada pelo mau funcionamento da geladeira, é, na verdade, a borracha. No entanto, por não serem profissionais do ramo, as pessoas acabam atribuindo a culpa ao motor, que pode estar funcionando normalmente.

Antes de decidir se o motor está funcionando ou não, é interessante verificar se a borracha de vedação, aquela responsável por fechar as portas da geladeira, está realmente conseguindo vedar.

Caso identifique que as portas não estão se fechando como devem, será necessário trocar as borrachas de vedação, o que já deve resolver o problema e trazer de volta toda a potência de refrigeração que a sua geladeira tem naturalmente.

E o que fazer se o motor da geladeira pifou?

Identificou que o problema não é nenhum dos citados? Então, possivelmente, o motor da geladeira pifou e será necessário tomar algumas providências em relação a isso. Uma saída pode ser levar o equipamento a um técnico, para substituir a peça.

No entanto, o conserto pode não ser duradouro, e sabemos que reposições nunca fazem com que o funcionamento seja o mesmo de antes. Por isso, uma outra alternativa pode ser a compra de uma geladeira nova, opção mais vantajosa em relação ao custo-benefício.

Quer conhecer alguns dos melhores modelos do mercado? Então não deixe de acessar o nosso site e de entrar em contato com nossa equipe por meio do WhatsApp. Estamos te esperando!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe