Comida congelada na Air Fryer é melhor?

Embora o uso dos aparelhos Air Fryer tenha se popularizado muito no Brasil nos últimos anos, a verdade é que muita gente ainda não sabe quais são as melhores formas de utilizá-la.

Alguns deixam a Air Fryer apenas para as tarefas mais “óbvias”, como por exemplo, fritar batatas, dourar carnes ou simplesmente fazer um papel similar ao micro-ondas. Entretanto, a Air Fryer pode fazer muitas outras maravilhas gastronômicas.

Uma dúvida que pode surgir nesse sentido é sobre como deve-se utilizar a comida, no caso, se devem ser descongeladas ou se é melhor utilizar os alimentos congelados e deixar todo o trabalho para a própria Air Fryer.

Por isso, fizemos este artigo para explicar qual a melhor forma de usar os alimentos na Air fryer, as vantagens de adquirir um aparelho e os benefícios que eles podem trazer à sua saúde!

LEIA TAMBÉM: VALE A PENA COMPRAR UMA AIR FRYER?

Pode colocar alimentos congelados na Air Fryer?

Qual é a validade da comida congelada? Descubra e seja mais prástico

Na verdade, em boa parte dos alimentos, utilizá-los congelados na fritadeira é a melhor forma possível para fritar ou assá-los. Isso acontece pelo modo com que uma fritadeira do tipo Air Fryer faz o cozimento dos alimentos.

Diferentemente de uma fritadeira convencional que usa o óleo para fritar os alimentos, a Air Fryer usa um método físico chamado correntes de convecção

Nesse caso, o ar quente circula dentro da fritadeira, fazendo com que os alimentos sejam fritos de maneira praticamente igual em todos os seus pontos. Em alimentos congelados esse método é mais eficiente do que alimentos não congelados.

Além disso, alguns pontos são muito importantes  para que a comida seja frita ou assada da maneira mais correta. Nos próximos tópicos vamos te contar!

CONFIRA: Fritadeira Elétrica sem óleo 5,5L Air Fryer Midea!

Qual é a forma correta de preparar alimentos na Air Fryer?

Fique atento com o tamanho da sua Air Fryer e o quanto você deve enchê-la

Quando estamos falando de Air Fryer, um dos pontos mais importantes a se entender é que o método de fritura ou assamento é diferente de outros equipamentos.

Para que a convecção ocorra da maneira correta, é necessário que a Air Fryer não esteja cheia de alimentos. Afinal, o ar precisa circular pela fritadeira! Então, a primeira dica é: nunca encha a sua Air Fryer por completo.

CONFIRA: FRITADEIRA ELÉTRICA SEM ÓLEO 4L MIDEA

Ajuste a temperatura de acordo com os alimentos

Para quem já cozinha há algum tempo, essa dica pode parecer óbvia, mas para quem está aprendendo a cozinhar agora nem tanto.

Cada alimento tem o seu tempo e temperatura certa. Se você for o tipo de pessoa apressada e que não quer esperar muito para comer, não adianta simplesmente colocar na temperatura máxima da fritadeira.

Se você fizer isso, há grandes probabilidades de que o seu almoço ou lanche acabe virando uma comida nada agradável. Afinal, quando você coloca uma temperatura alta, a tendência é que o alimento fique queimado por fora e cru por dentro.

E quando estamos falando de comidas congeladas, a escolha da temperatura certa é ainda mais importante. Além de cru, o alimento pode estar congelado por dentro.

Ninguém merece morder uma coxinha com recheio congelado, não é?

Verifique o manual da sua Air Fryer

Uma das melhores coisas que você pode fazer antes de preparar alimentos na fritadeira elétrica, é ler o manual e os guias que acompanham o equipamento.

Neles, normalmente vem uma série de receitas e modos de preparo que você pode utilizar na sua Air Fryer. Além de serem deliciosas, estão ajustadas para a forma de preparo do seu equipamento.

Ou seja, os tempos e temperaturas dessas receitas estarão descritas conforme a potência da sua fritadeira, evitando com que os alimentos que você prepare nela não fiquem tão bons assim.

Por que comprar uma Air Fryer?

Muita gente vê uma Air Fryer na casa de amigos e parentes e ainda não tem certeza sobre os motivos que fizeram esse equipamento virar parte da cozinha de tanta gente nos últimos tempos.

Se você é uma dessas pessoas, listamos algumas das vantagens de comprar uma Air Fryer abaixo:

Menos bagunça na cozinha

Isso é muito importante para quem não aguenta mais fritar coisas em panelas e logo depois ter que limpar as paredes, o fogão e os utensílios em volta.

A verdade é que uma fritura de vez em quando, é algo que a maioria das pessoas gosta de comer. Entretanto, muitas vezes cancelamos esse plano por causa da sujeira que se faz na cozinha, sobretudo se moramos sozinhos e a preguiça parece duplicada.

Então, a Air Fryer resolve isso, fazendo com que a sujeira fique apenas em seu recipiente, que por sinal, normalmente é antiaderente e muito fácil de limpar!

Faz bem para a saúde

Se você ou alguém da sua família tem restrições alimentares, sobretudo no que diz respeito ao colesterol alto, hipertensão ou problemas cardíacos, é bem provável que as frituras estejam como as grandes vilãs nesses casos.

Entretanto, pelo fato de alimentos preparados na Air Fryer não passarem por um processo de fritura com óleo, esse fator é reduzido, fazendo com que a pessoa não precise cortar de uma vez por todas os alimentos que sempre comeu.

Gasta pouca energia

Outro fator que entra como um benefício, quando falamos de utilizar a Air Fryer para fritar ou assar alimentos, é o fato da Air Fryer não ser um equipamento que gasta muita energia.

Inclusive, comparada aos forninhos elétricos e mesmo ao micro-ondas, pode-se dizer que o consumo de energia elétrica normalmente é menor. Sendo assim, não precisa ter medo de comprar uma Air Fryer!

Easy Air Fryer Chicken Breast • Low Carb with Jennifer

Conclusão

Não há problema algum em colocar comida congelada na Air Fryer, inclusive é uma recomendação de alguns fabricantes, pois favorece um cozimento mais lento e por consequência, mais homogêneo.

Além disso, ter uma Air Fryer pode ser uma excelente forma de preparar alimentos gostosos sem frituras com óleo, sendo muito vantajoso tanto do nível de saúde quanto na sujeira da cozinha.

Já decidiu se vai comprar uma Air Fryer? Confira alguns modelos disponíveis em nosso site ou se preferir entre em contato conosco através do Whatsapp!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe