6 alimentos que NÃO se deve esquentar no micro-ondas

Ter um micro-ondas na cozinha é uma facilidade dos tempos atuais, principalmente para quem está sempre na correria e não tem tempo para passar uma parte do dia preparando cada refeição. Mas nem sempre essa praticidade é a mais indicada quando falamos da nossa saúde, já que reaquecer alguns alimentos pode fazê-los perder suas propriedades nutricionais, chegando até a liberar substâncias nocivas para quem for consumir. Então mesmo que a tentação seja grande, evite colocar esses 6 alimentos abaixo no micro-ondas, para preservar sua saúde.

Arroz

Tigela de arroz no micro-ondas

Esse aqui todos já requentaram pelo menos uma vez, mas saiba que ele pode causar uma intoxicação alimentar.

Isso acontece porque o arroz tem a bactéria Bacillus cereus, que costuma ser morta no aquecimento, mas pode liberar esporos tóxicos.

Ao voltar à temperatura ambiente, esses pequeninos podem se multiplicar, principalmente por se aproveitarem da umidade natural do grão.

Se for ingerido, podem causar problemas no estômago, que culminam com diarreias, náuseas e vômitos.

Ovos cozidos

Ovo cozido no micro-ondas

Independentemente de estarem descascados ou não, quando aquecidos, os ovos têm a tendência a acumular vapor em seu interior, que tem um aspecto mais úmido.

Com isso, existe o perigo dele explodir, não no micro-ondas, mas quando você for consumir o produto, seja na mão ou mesmo na boca.

Para evitar acidentes, é recomendável cortar o ovo em pedaços pequenos antes de reaquecer, assim esse vapor excessivo não fica concentrado e não tenta sair de qualquer maneira.

Leite materno

Leite materno

O período de amamentar os bebês é muito importante para o crescimento deles, mas procure evitar congelar o leite materno sempre que possível.

Isso porque o micro-ondas não aquece a mamadeira de maneira uniforme, e ainda existe a possibilidade de ultrapassar a temperatura ideal, o que pode queimar a boca e a garganta da criança.

Se precisar descongelar o leite, a melhor maneira de fazer isso é em banho-maria. Caso não seja possível, tente usar água quente na mamadeira, assim você a aquece por inteiro de forma igual.

Folhas verdes

Folhas de couve em tigela

Por mais saudável que seus hábitos sejam, evite ao máximo requentar vegetais de folhas verdes, como couve e espinafre, por exemplo.

Mesmo sendo naturalmente bons para a saúde, o micro-ondas transforma os bons nitratos dessas folhas em nitrosaminas, que por sua vez são substâncias que aumentam o risco de câncer.

Pimentas

Pimentas

Seja ela malagueta, dedo-de-moça ou qualquer outra de sua preferência, existe a chance delas causarem problemas se forem colocadas no micro-ondas.

Isso porque, na melhor das hipóteses, podem ser liberados alguns gases que vão incomodar muito os seus olhos. Na pior, esses mesmos vapores podem pode fazer o aparelho pegar fogo.

Molhos

Molho bolonhesa

Pode ser de qualquer tipo: branco, vermelho, de limão ou qualquer outro que você goste.

Eles fatalmente vão sujar o seu eletrodoméstico, lhe dando o maior trabalho após o aquecimento.

Prefira esquentá-lo no fogão, o que também vai realçar o seu sabor natural, assim como ajuda na consistência do molho.

Agora que você já conhece alimentos que não deve colocar no micro-ondas, pode se programar para comprar o seu sem medo. Acesse nosso site ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp. Confira também nosso texto para não errar na escolha do micro-ondas.

Curtiu o conteúdo e quer mais dicas para sua casa e cozinha? É só clicar aqui!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe