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Açougue pode se cadastrar no iFood?

Nos últimos anos, a entrega de alimentos via delivery aumentou consideravelmente e parte disso tem a ver com a pandemia e, também, com o uso de aplicativos e ferramentas como o iFood, 99Food e Rappi.

Mas você sabia que, além das lanchonetes e restaurantes, alguns desses aplicativos também permitem o cadastro de açougues em sua plataforma?

Nesse sentido, o iFood destaca-se como uma excelente oportunidade para que donos de açougues consigam vender mais e expor sua vitrine de forma virtual para clientes que sequer conheciam seus estabelecimentos.

Além do açougue poder se cadastrar no iFood, ele também pode participar de atividades promocionais e receber compras com cupons, tanto promocionais quanto do Clube iFood (neste caso, o cliente compra cupons para comprar com descontos no aplicativo).

Em todos os casos, vender pelo iFood pode ser uma boa forma de aumentar os lucros do seu açougue. Se você ainda não faz isso, leia este artigo e entenda como se cadastrar, quais são as taxas e como se destacar da concorrência no app. Vamos lá?

Como cadastrar o seu açougue no iFood?

Se você tem um açougue ou uma casa de carnes e quer se cadastrar no iFood, deve entrar no site de Parceiros do iFood. Você pode fazer isso clicando aqui. Clique em Cadastrar Mercado e siga com os trâmites indicados no próprio site.

Para que o estabelecimento seja cadastrado como Mercado, é necessário que haja um CNPJ ativo junto à Receita Federal e o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa precisa estar cadastrado no ramo alimentício.

Além disso, deve-se ter uma conta bancária de Pessoa Jurídica para que os pagamentos sejam feitos pelo aplicativo para a sua empresa.

Caso a sua empresa tenha o regime de MEI, os pagamentos podem ser feitos em conta de Pessoa Física (PF), desde que estejam atrelados ao nome do microempreendedor individual.

LEIA TAMBÉM: Como abrir um açougue? Conheça alguns dos equipamentos indispensáveis!

Quais são as taxas para um açougue no iFood?

A primeira mensalidade é gratuita, independentemente de qual seja o seu faturamento. Mas a partir do segundo mês, o iFood cobrará uma mensalidade, desde que você tenha um faturamento superior a R$ 1.800,00 por mês. Além desta mensalidade, há ainda o desconto de 3,5% sobre o valor de cada pedido vendido e pago pelos meios de pagamentos do iFood.

Sobretudo, a mensalidade varia de acordo com o tamanho do negócio. Normalmente, os planos se iniciam em 100 reais e escalam conforme você faz as suas vendas.

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Como precificar as mercadorias para venda no iFood?

Como se cadastrar no iFood e alavancar suas vendas no delivery

Uma das principais dúvidas com relação ao uso do iFood para a venda em açougues é sobre a precificação dos produtos.

Pelo fato de haver a cobrança de mensalidades e taxas pelas vendas, é importante que o empreendedor entenda qual é de fato o tamanho da sua operação, bem como o impacto que a venda pelo iFood pode trazer para o seu lucro.

Normalmente, o que muitas pessoas acabam fazendo é colocar os custos do iFood no preço praticado na plataforma.

Entretanto, quanto mais vendas se realiza no iFood, mais a mensalidade (custo fixo) se dilui ao longo do mês. Vamos supor que você pague 100 reais de mensalidade e faça 100 vendas por mês. O custo por venda é de R$ 1,00 + 3,5%.

Se você fizer 200 vendas e a mensalidade continuar sendo de 100 reais, seu custo se reduzirá para R$ 0,50 + 3,5%.

Ou seja: quanto mais vendas se faz, menor será o custo. Sendo assim, vale a pena precificar os produtos de uma forma que seja justa com os seus custos operacionais, mas ao mesmo tempo não afugente os clientes de realizarem as compras no iFood ou em seu estabelecimento físico.

Além disso, a taxa de entrega pode ser cobrada acrescida aos produtos (o famoso entrega “grátis”) ou por meio da cobrança separada. Tome cuidado para não tomar prejuízos oferecendo condições incríveis, mas também não afaste clientes cobrando taxas exorbitantes de entrega.

Vale a pena participar das ações promocionais do iFood?

Na maioria das vezes, os clientes do iFood tem um comportamento diferente dos seus clientes habituais. Por isso, muitas vezes é necessário se destacar por meio de ações promocionais do próprio aplicativo.

Cupons de primeira compra no estabelecimento e fidelidades, podem ser boas estratégias para quem quer aumentar o número de vendas do seu estabelecimento e manter os novos clientes pelo maior tempo possível, invista nestas ações promocionais, mesmo que seu custo seja mais elevado.

Como crescer no iFood de maneira consistente?

Para crescer no iFood de maneira consistente é necessário seguir algumas normas comuns a esse tipo de plataforma.

Entre os principais fatores que podem derrubar as avaliações do seu açougue na plataforma é a demora na entrega e entregas erradas ou fora do padrão.

iFood vai premiar em US$ 6 milhões quem criar embalagem circular para  delivery

Por isso, é muito importante se colocar no lugar do cliente e entender quais são, de fato, as prioridades deles.

Se uma pessoa fez um pedido por delivery na sua casa de carnes, o mais provável é que ele espere uma boa entrega, com a carne conservada na temperatura correta.

O mesmo vale para bebidas, caso você também as venda. Ainda que não seja sua atividade principal, a entrega de bebida quente não traz uma boa experiência ao cliente do seu estabelecimento e isso pode ser levado em consideração na avaliação.

Porém, além da avaliação, outros itens ajudam você a crescer bastante na plataforma. Podemos destacar as ofertas e promoções, boas escolhas de títulos dos produtos (para aparecer nas buscas por itens) e baixas taxas de entrega.

Este último, inclusive, é um fator que faz muitos usuários escolherem um estabelecimento ao invés de outro. Acredite ou não, em muitos casos faz mais diferença do que o preço dos produtos.

Conclusão

Se cadastrar no iFood pode ser uma excelente oportunidade de aumentar o lucro do seu açougue. Com a utilização das estratégias certas, você conseguirá crescer na plataforma e vender para clientes que sequer conheciam o seu negócio.

Além disso, vale a pena dizer que o iFood está sempre inovando e trazendo boas formas de adquirir clientes para os estabelecimentos cadastrados na plataforma.

Dessa forma, com o marketing deles, você pode conseguir um excelente aumento de faturamento, algo que todo dono de comércio quer conseguir, não é mesmo?

Quer saber mais sobre dicas sobre negócios? Acesse o nosso blog ou nossas redes sociais e descubra isso e muito sobre o mundo do Food Service.

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