Tubulação do ar-condicionado pode gerar infiltração na parede?

O ar condicionado é um elemento essencial para muitos espaços, mas é fundamental que o processo de instalação seja feito de forma correta, a fim de evitar problemas futuros.

Um dos cuidados mais importantes na hora de instalar o aparelho é com a tubulação. No entanto, uma pergunta que muitos fazem é: a tubulação do ar-condicionado pode gerar infiltração na parede em que foi feita a instalação?

Daremos essa resposta e lhe diremos o que é possível fazer para evitar problemas.

Tubulação gera infiltração?

Respondendo a pergunta de cara: sim, é verdade que a tubulação do ar-condicionado pode gerar infiltração na parede. Quando alguém citar esta situação, pode confiar, não é um mito.

Por que isso ocorre?

O fato é que a instalação é o ponto central. Se neste momento a tubulação do ar não for muito bem isolada, ela acaba soltando partículas úmidas. Com isso, é como se a tubulação “suasse”.

Tubulação do ar-condicionado gerando água e infiltração

Todavia, esse fator acaba criando o mofo, tão conhecido por todos quando algo fica acumulando umidade ao longo do tempo.

Assim o espaço, além de ficar visualmente mais feio, torna-se menos seguro, já que a umidade e a infiltração podem afetar imensamente a estrutura em que o ar-condicionado está instalado.

Como evitar que a infiltração ocorra

Sobretudo, para evitar o problema, a primeira solução é clara e cristalina: atenção total na instalação. A tubulação usada precisa ter exatamente as especificações certas para aquele ar. Muitas vezes, há um erro de cálculo no diâmetro, o que deixa espaço desnecessário.

Caso isso ocorra, a única solução é chamar um especialista para reparar o problema e refazer o processo, fechando todos os pontos de vazamento e também a criação de mofo. A ação precisa ser rápida, sobretudo para evitar quaisquer riscos maiores para toda a estrutura e para o próprio aparelho.

Técnico consertando ar-condicionado

A manutenção constante, mesmo que o problema não esteja se manifestando, também é uma boa pedida. Assim, é possível fazer a prevenção e perceber eventuais erros que, no futuro, causariam problemas.

E, claro, a principal solução é apostar em modelos de qualidade no momento da compra. Muitas marcas vendem um produto de baixo nível e, mesmo que tudo seja feito corretamente na instalação, a vida útil do aparelho é baixa.

Aposte na Norte Refrigeração

Por isso, nossa sugestão é: aposte na Norte Refrigeração. Somos referência neste tipo de mercado e estamos à disposição para mostrar nossos modelos completos e eficientes, com tecnologia avançada e constantemente atualizada.

Gostou desta ideia e quer falar com a gente? Então entre em contato pelo WhatsApp e vamos conversar, estamos prontos para encontrar o modelo e a solução ideal para sua necessidade.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe