Saiba como funciona o fluido refrigerante no ar-condicionado

Praticamente em todas as regiões do Brasil há um verão longo e quente, fazendo com que certos equipamentos sejam praticamente uma necessidade e não um luxo.

Nesse sentido, contar com um ar-condicionado para ter acesso ao conforto térmico é o desejo de muita gente.

Afinal, desse modo torna-se mais fácil trabalhar, estudar, relaxar junto à família e até mesmo sozinho.

No entanto, é importante que os usuários saibam como funcionam esses aparelhos.

Nem todo mundo conhece as diferenças de um ar-condicionado ecológico para um aparelho que causa mais danos ao meio ambiente, por exemplo. Às vezes sequer sabem que existe um aparelho com esse intuito.

Porém, ao longo deste texto você vai descobrir o que é o fluido refrigerante e por que ele interessa quando falamos em ar-condicionado e ecologia. Vamos lá?!

O que é o fluido refrigerante?

O fluido refrigerante é um elemento que absorve o calor de uma substância para, assim, resfriá-la. Em seu ciclo, ele se transforma de líquido para gasoso e seu trabalho é transferir o calor de um sistema para outro.

Fluido Refrigerante

Essa troca de energia, aliás, pode ocorrer por meio de troca de calor latente, através da evaporação ou da condensação. Do mesmo modo, mediante à troca de calor sensível, por meio do aquecimento ou do arrefecimento.

O fluido refrigerante pode, por exemplo, resfriar o ar de um ambiente. Portanto, permitindo conforto térmico.

O fluido refrigerante no ar-condicionado

Todo e qualquer ar-condicionado conta com o fluido refrigerante como seu componente. 

De modo geral, o fluido refrigerante atua auxiliando na climatização do ambiente, bem como no funcionamento do aparelho. Ele faz isso através da modificação do estado físico, seja líquido ou gasoso, para outro ciclo de refrigeração.

Quando falamos sobre fluido refrigerante nos ares-condicionados, estamos nos referimos a um gás. 

Isso porque, para conseguir absorver a alta temperatura de um lugar e resfriá-la, ele precisa passar da fase líquida para a gasosa. Isso ocorre quando evapora ao captar o calor ou liquefaz ao perdê-lo.

CONFIRA: ar-condicionado split High Wall Inverter Midea Airvolution, de 9.000 BTUs

Como funciona

Entender como funciona o ciclo de refrigeração de um ar-condicionado é de suma importância para compreender os aspectos do fluido refrigerante. Veja bem:

  • No estado gasoso, quando o fluido passa pelo compressor, sua pressão acaba elevando junto à sua temperatura;
  • Depois, o fluido passa pelo condensador, que rejeita parte do calor absorvido junto ao ventilador. Assim, eles diminuem a temperatura na saída do condensador;
  • Após a sua temperatura cair, o fluido condensa, passando para o estado líquido;
  • Em seguida, ele vai ao evaporador, onde passa pela válvula de expansão, que reduz sua pressão e a sua temperatura. No entanto, aqui há a mistura de gás e líquidos frios, que passam pela serpentina do evaporador e rouba o calor do ambiente (há aumento da temperatura e a fase líquida passa pela evaporação), voltando depois ao compressor.

CONFIRA: ar-condicionado split Inverter Comfee, de 18.000 BTUs

Impactos no meio ambiente

Durante anos, uma série de fluidos refrigerantes foram testados. Hoje em dia, no entanto, há prioridade para aqueles que causam menos impacto ao meio ambiente.

Os mais antigos costumam afetar, diretamente, a camada de ozônio. Os fluidos refrigerantes mais recentes, então, encontram o desafio de não provocar impactos ao meio ambiente, ao mesmo tempo, em que permitem o bom funcionamento dos aparelhos, garantindo o conforto térmico às pessoas.

A maioria dos modelos de ar-condicionado, nos dias atuais, faz uso de dois fluidos refrigerantes: o R-22 e o R-410A.

Meio ambiente

O gás R-22 é incolor e, desde 2003, é muito popular em refrigeradores. As suas funções químicas, tal como a sua eficiência volumétrica, permitem a ele um bom desempenho em produtos de baixa e de média capacidade.

Contudo, ele traz muitos problemas para o meio ambiente. Por ser uma substância inflamável, ele pode causar irritação quando em contato com a pele e até asfixia, se inalado. Do mesmo modo, ele apresenta riscos à camada de ozônio, devido à sua força de retenção de calor. Por isso, seu uso vem caindo no mundo.

Já o R-410A é uma solução ecológica que não possui clorofluorcarbono, ao contrário do anterior. O clorofluorcarbono é uma substância tóxica tanto para o meio ambiente em geral, quanto para os seres humanos de forma mais direta; não por acaso, ela é proibida em alguns países.

Não tóxico nem inflamável, o gás R-410A conta com uma boa relação custo-benefício e vem chamando a atenção de fabricantes de ar-condicionado. Portanto, uma opção mais viável.

Existe fluido refrigerante com impacto zero à camada de ozônio?

Devido às mudanças climáticas e à preocupação com o futuro da humanidade, vêm surgindo cada vez mais produtos amigos do meio ambiente. Tanto pela pressão dos governos e dos acordos quanto pela demanda dos mercados.

Há, por exemplo, uma nova classe de fluidos refrigerantes que vem despertando curiosidade da indústria ao redor do mundo: trata-se do R-32.

Estamos falando de um fluido HFC (hidrofluorcarbono) puro, à frente dos que já citamos; o R-410, embora melhores do que o R-22, são HCFCs (hidroclorofluorcarbono).

Camada de ozônio

Por sua vez, O R-32  em relação aos demais fluidos refrigerantes, oferece um baixo potencial de aquecimento global. Do mesmo modo, ele conta com potencial zero de danos à camada de ozônio.

Ainda que seja um pouco inflamável, ele não apresenta riscos em sua utilização. A sua pressão e a sua saturação se parecem com as do R-410A, o que facilita até mesmo o desenvolvimento de um sistema com base nele.

Já a sua densidade é um pouco menor. Como se mede o potencial de aquecimento global por quilo, o impacto climático do R-32 é ainda menor.

Energética, segurança e impacto ambiental positivo. Todavia, ainda precisa se popularizar, o que pode ocorrer nos próximos anos.

Escolha o melhor para o meio ambiente

Antes de fazer qualquer compra garanta que a eficiência e qualidade do ar-condicionado seja ideal para a sua necessidade e, sobretudo, que agregue ao meio ambiente.

No site da Norte Refrigeração, você encontra uma variedade de modelos de ar-condicionados que contém fluidos refrigerantes ecológicos, como o R-410A.

Visitar o site

Gostou do artigo? Então aproveite e visite o canal da Norte no YouTube e tenha acesso a mais conteúdos sobre cuidados com seu ar-condicionado!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe