Código de erro Springer Midea: aprenda as soluções para seu ar-condicionado

Você já se deparou com um código de erro em num ar-condicionado Springer Midea? Muitas pessoas têm ar-condicionado em casa ou nos seus locais de trabalho, mas não sabem exatamente o que fazer quando o equipamento está dando algum “recado”.

Nessas horas, muitos acabam se desesperando e, ainda que a solução seja simples, se veem obrigados a chamar um técnico e gastar dinheiro.

Mas, resumidamente, os erros podem indicar falhas de sensores, de componentes ou até mesmo demonstrar que está na hora de chamar um técnico para fazer a manutenção e limpeza do aparelho de forma mais minuciosa.

Em todos os casos, vale a pena saber sobre qual código de erro o aparelho Springer Midea está mostrando e, com isso, já direcionar o orçamento com o técnico.

Neste texto, entenda melhor sobre os alguns códigos de erros que costumam aparecer no Springer Midea.

Para que serve um código de erro no Springer Midea?

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado, sobretudo os mais modernos, trazem algum tipo de painel eletrônico ou aviso sonoro que anuncia ao usuário que algo não está certo no aparelho.

Com uma simples leitura no manual, é possível identificar quais são esses códigos e os passos para ajustar ou consertar o equipamento.

Entretanto, em alguns casos, os avisos podem demonstrar uma necessidade de ajuda mais capacitada, de um técnico autorizado, por exemplo. 

Isso acontece, normalmente, quando o código de erro tem a ver com a necessidade de troca de alguma placa, componente ou se há algo desconectado no interior do aparelho.

Vale a pena dizer ainda, que o ar-condicionado é um aparelho complexo e, por isso, tentar consertá-lo sem o conhecimento necessário pode ser algo problemático.

Além disso, se o seu aparelho estiver na garantia, não hesite em chamar um profissional autorizado. Qualquer alteração fora da conformidade realizada por você (ou alguém não autorizado) poderá acarretar na perda da garantia.

Confira os principais códigos de erro do Springer Midea:

Códigos de erro mais comuns no Springer Midea

No display a opção “ligar” pisca 1 vez e o timer fica apagado – Erro de parâmetro da EEPROM

Este código de erro está diretamente ligado ao processador. A EEPROM é a memória onde estão gravadas as lógicas da placa eletrônica. 

Se essa memória for danificada, a placa não terá condições de gerenciar o funcionamento do ar-condicionado. Neste código de erro, o display ligar pisca 1 vez e o do timer fica apagado. 

Quando notar esta falha sendo sinalizada, o ideal é verificar o aterramento ou se há algum ruído de tensão ou corrente (gerada por equipamentos eletrônicos como, por exemplo, os reatores de lâmpadas).

Se a incidência desse problema não for verificada, será necessário trocar a placa, pois toda a lógica do sistema está gravada na EEPROM.

No display, a opção “ligar” pisca 2 vezes e o timer fica apagado – Erro de sinal de tensão

O erro de sinal de tensão, ou erro Zero Crossing, acontece quando a placa não detecta zero crossing por 4 minutos, ou se o intervalo entre os pontos zero ficar fora da faixa de 6-13 ms (milisegundos).

No aparelho, em corrente alternada, o cruzamento de zero é o ponto instantâneo em que não há uma tensão presente. 

Sobretudo, em uma onda de seno ou outra forma de onda simples, isto costuma ocorrer normalmente duas vezes durante cada ciclo.

Este erro é um problema de sincronismo da tensão de alimentação. O erro é sinalizado quando o display ligar pisca 2 vezes e o do timer fica apagado.

Quando sinalizado, é necessário verificar se o erro é ocasional ou não. Caso seja ocasional, basta resetar o aparelho e, ao corrigir o sincronismo, ele voltará a funcionar normalmente.

Caso o erro não seja ocasional e o problema persistir, é necessário substituir a placa da evaporadora. Se ainda assim não resolver, será preciso solicitar a análise da tensão para a concessionária de energia.

Velocidade do ventilador interno fora de controle: no display, a opção “ligar” pisca  3 vezes e o timer fica apagado

Em um High Wall com baixa capacidade (até 18000 Btu/h), que têm motores com baixa potência, a conversão de velocidade é feita através de variação de tensão. 

Sendo assim, a placa libera a tensão em três faixas distintas que corresponde respectivamente às velocidades do motor.

Normalmente, o capacitor do motor do ventilador está integrado na placa eletrônica. 

Quando a velocidade é muito baixa (menor que 300 RPM) por mais que 2 minutos o alarme é acionado. Este erro é sinalizado quando o display ligar pisca 3 vezes e o do timer fica apagado.

Para fazer o procedimento de teste é necessário verificar se os conectores do cabo de alimentação e do sensor de velocidade estão bem conectados. Em seguida, é preciso ajustar o aparelho para velocidade baixa usando o controle remoto (FAN). 

Com um multímetro, deve-se verificar a tensão que a placa está liberando e observar se a velocidade assumida pelo motor do aparelho é baixa.

Falha de sensores

Outro erro que pode ocorrer com o Springer Midea é a falha de sensores. O sinal de falha pode se dar no sensor de temperatura ambiente aberto ou em curto circuito. E ele sinaliza com o display ligar piscando 5 vezes e o do timer apagado.

Todavia, o sinal de falha também pode se dar no sensor de temperatura das serpentinas do evaporador aberto ou em curto circuito. Ele sinaliza com o display ligar piscando 6 vezes e o do timer apagado.

Para realizar a medição e verificar o erro, é preciso desconectar o sensor da placa e identificar a característica do sensor. Em seguida, é preciso verificar a temperatura no bulbo do sensor.

Depois, é necessário medir a resistência ôhmica do sensor com um multímetro. Por fim, verifique na tabela, ou curva do sensor, se o valor de resistência medida corresponde à temperatura do bulbo sensor.

Fuga de fluido Refrigerante: no display, a opção “ligar” pisca 2 vezes e o timer aparece aceso

Este sinal de falha se dá pela detecção de perda (fuga) de refrigerante. O erro é sinalizado quando o display ligar pisca 2 vezes e o do timer aparece aceso.

Sobretudo, se o compressor está funcionando e a temperatura medida no sensor de serpentina interna não for reduzida no modo refrigeração e nem aumentada no modo aquecimento, significa que o sistema interpreta como falta de refrigerante.

Para ter certeza do problema, é necessário verificar a informação de temperatura na serpentina interna e a pressão de sucção do sistema frigorígeno.

Se de fato, houver falta de refrigerante, é preciso identificar e corrigir o ponto de vazamento, executando o procedimento de vácuo e a carga de refrigerante.

Falha de comunicação entre as unidades: no display, a opção “ligar” pisca 9 vezes e o timer fica apagado

Este código de erro aparecerá quando houver alguma falha de comunicação entre as placas eletrônicas. O erro é sinalizado quando o display ligar pisca 9 vezes e o do timer fica apagado.

Apenas os aparelhos de 22K possuem 2 placas eletrônicas, uma na evaporadora e outra na condensadora. Para resolver o problema, é recomendado revisar as ligações conforme o diagrama elétrico, disposto no manual de instalação, e verificar o aterramento do equipamento.

Entenda melhor o seu Springer Midea

Agora que você aprendeu algumas das soluções, já pode verificar o código de erro do seu Springer Midea e assim poder resolvê-lo mais rapidamente.

Para entender melhor e de forma mais completa e aprofundada os códigos de erros Springer Midea e suas soluções, clique aqui.

Em suma, se você quer saber mais sobre as novas Splits Springer Midea, clique aqui. Para acessar mais conteúdos e dicas sobre ar-condicionado, acesse o Blog da Norte.

Está buscando por um novo Springer Midea? Encontre o seu no nosso site. Ou entre em contato conosco através do Whatsapp. Conheça também as opções de ar-condicionado Carrier e Springer em nosso site.

Esperamos que este post tenha te ajudado. Conte com a Norte Refrigeração para mais conteúdos como este.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe