Instalação da Multi Split Springer Midea Inverter

Como você já deve saber, nos dias de hoje há diversas opções de ar-condicionado à venda em nosso país. E, uma delas, é o tipo split que se destaca por serem mais discretos e com boa capacidade de refrigerar o ambiente.

Nestes aparelhos, há a separação entre duas partes importantes do ar-condicionado: a condensadora e a evaporadora.

Por outro lado, os aparelhos Multi Split têm mais de um evaporador ligado a um único condensador. Dessa forma, são ideais para ambientes mais amplos e que precisam de mais potência.

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora da instalação desse tipo de aparelho. Nesses casos, o ideal é sempre buscar as dicas no manual do fabricante, pois estes guias servem como uma espécie de “bíblia” para os instaladores, com o que se pode fazer e o que não se pode fazer.

De todo modo, neste artigo, nós da Norte Refrigeração trouxemos alguns pontos importantes para ajudar você na instalação de um dos Multi Splits mais vendidos do mercado.

O Springer Midea Inverter, além de ser um excelente aparelho, também traz boas opções de combinação entre evaporadoras e condensadoras.

Se você quer saber melhor sobre estas combinações e a instalação, continue no texto!

O que é um ar-condicionado Multi Splits?

Antes de tudo, você precisa entender que qualquer split é composto no mínimo por duas unidades: uma evaporadora e uma condensadora.

A unidade evaporadora é aquela que você instala no ambiente no qual quer refrigerar.

Por outro lado, a unidade condensadora é aquela que está instalada na parte externa ao ambiente que pretende ser climatizado.

Dessa forma, o Multi Splits é um aparelho composto por várias evaporadoras conectadas à uma unidade condensadora

A quantidade de evaporadoras que podem ser conectadas a uma única condensadora depende da capacidade da condensadora.

Quais as vantagens de um ar-condicionado Multi Splits?

Como já dissemos, os aparelhos Multi Split podem ser uma ótima opção para ambientes mais amplos.

Além disso, outra vantagem é que você pode escolher a potência de cada evaporadora e não precisa se preocupar com a quantidade de BTUs (unidade americana de medida de energia) da condensadora, pois ela é única.

Uma das principais dúvidas sobre os aparelhos Multi Splits é quanto à possibilidade de ligar mais de um evaporador em cada condensadora.

Na verdade, isso é permitido e até mesmo recomendado pelo fabricante, desde que a potência total dos evaporadores ligados àquela condensadora não ultrapasse o limite daqueles aparelhos.

Por exemplo: se a sua condensadora tem uma capacidade de 49.000 BTUs/h, você pode escolher usar 3 evaporadores de 24.000 BTUs/h (no total são 72.000 BTUs/h) ou 2 evaporadores de 35.000 BTUs/h (no total são 70.000 BTUs/h).

Desta forma, fica a seu critério escolher a melhor combinação para a sua necessidade!

Lembrando que, independente da combinação escolhida, é importante que os evaporadores estejam bem distribuídos pelo ambiente para uma refrigeração mais eficiente.

Para que serve um evaporador? E uma condensadora?

O evaporador é responsável pelo processo de absorção do calor do ambiente, sendo que este calor é enviado para a condensadora.

A condensadora, por sua vez, é o componente responsável pelo processo de dissipação do calor absorvido pelo evaporador.

Para isso, ela usa a água que está presente no ambiente (por meio da umidade) e/ou um fluido especial chamado de refrigerante.

Para quem é indicada a compra de um ar-condicionado Multi Split?

O Springer Midea Inverter é ideal para ambientes de até 80m², sendo que a sua capacidade máxima é de 49.000 BTUs/h.

Além disso, como ele é um aparelho inverter, ele tem uma grande vantagem em relação aos outros tipos de ar-condicionado: o consumo de energia elétrica é menor!

Isso acontece porque os aparelhos inverters são capazes de regular a potência conforme o ambiente. Ou seja, quando o local está mais quente, a potência do aparelho é maior e, quando o ambiente está mais fresco, a potência do aparelho diminui.

Dessa forma, você economiza energia elétrica e, consequentemente, dinheiro!

Por outro lado, se o seu ambiente for muito grande (mais de 80m²), nós recomendamos a instalação de um split com uma capacidade superior a 49.000 BTUs/h.

Ar Condicionado Multi-Split - YouTube

Quais as combinações possíveis de condensadora e evaporadora?

Como já vimos, o Springer Midea Inverter é um ar-condicionado multi split com uma capacidade máxima de 49.000 BTUs/h. Há versões menores, como as de 23.000, 30.000, 33.000, 42.000, entre outras.

Isso significa que você pode escolher qualquer combinação de evaporadoras e condensadoras que tenha o total máximo do ar-condicionado que você escolheu.

Vamos supor que a condensadora que você comprou seja a versão de 36.000 BTUs/h.

Nesse caso, você pode usar algumas combinações como: 1 evaporadora de 12.000 BTUs/h + 1 evaporadora de 18.000 BTUs/h + 1 evaporadora de 18.000 BTUs/h; pode ser também 2 evaporadoras de 18.000 BTUs/h; ou 3 evaporadoras de 9.

Para decidir as combinações, certifique que a soma de todas as evaporadoras juntas não ultrapassem 150% da capacidade da condensadora.

Nesse sentido, é importante avaliar o tamanho do seu cômodo, pois muitas vezes o tamanho do local a ser climatizado não demanda a capacidade máxima de 36.000 BTU’s.

Outras combinações possíveis para ar-condicionado 36.000 BTUs

Confira também algumas combinações para 42.000 BTUs

Em todos os casos, antes de efetuar a compra do seu aparelho, veja quantos BTUs são necessários para o seu ambiente. A seguir, vão algumas dicas de como fazer esse cálculo:

Como calcular os BTU’s de acordo com o tamanho do ambiente climatizado?

Como dissemos anteriormente, saber a área total do ambiente é fundamental para entender o quanto você deve investir com relação aos BTUs para obter maior eficiência. Nesse sentido, as regras abaixo podem ajudar bastante:

  • Para um ambiente de até 20 m³, bastam 8.000 BTU’s por metro quadrado.
  • Para um ambiente entre 20 e 30 m³, o ideal é 10.000 BTU’s por metro quadrado.
  • Já para os ambientes acima de 30 m³, a recomendação é 12.000 BTUs/m².

Agora que você já sabe qual é a potência ideal para o seu ambiente, basta multiplicar essa quantidade pelo número de metros quadrados do seu cômodo para saber quantos BTUs você precisa.

Por exemplo: se o seu ambiente tem 40m², bastam 10.000 BTUs x 40m² = 400.000 BTU’s para climatizar adequadamente o espaço.

Nesse caso, a quantidade de BTUs que você precisa é menor que a capacidade máxima do ar-condicionado Multi Split Springer Midea Inverter (49.000 BTUs/h).

Como instalar o ar-condicionado Multi Split Springer Midea Inverter?

Existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora da instalação, afinal, um bom ar-condicionado Springer Midea Inverter pode te servir por muitos anos!

A primeira coisa a se fazer é analisar o ambiente e decidir qual a melhor combinação de evaporadoras e condensadoras para este espaço.

Uma vez que isso estiver definido, é hora de começar a instalação! O ideal é fazer isso junto a um técnico qualificado, pois ele tem a experiência necessária para fazer esse tipo de instalação sem problemas.

Além disso, não se esqueça de verificar o manual do usuário e seguir as dicas de instalação que vem com o seu aparelho.

Há muitas “gambiarras” sendo ensinadas em vídeos do YouTube que, embora funcionem, podem fazer você perder a sua garantia ou até mesmo reduzir a vida útil do equipamento.

Abaixo, resumimos alguns pontos que estão no manual do Springer Multi Split Midea Inverter:

1. Comece sempre pela condensadora, que deve ser instalada em um local arejado e sem obstruções (é importante lembrar que ela precisa de uma boa circulação de ar para funcionar corretamente).

2. Depois de instalar a condensadora, é hora de passar para os evaporadores. Eles devem ser instalados nos locais onde o aparelho será mais usado e, assim como a condensadora, não podem ter obstruções que impeçam a circulação do ar.

3. Após a instalação das condensadoras e evaporadoras, é hora de ligar os aparelhos à energia elétrica e fazer os ajustes essenciais para que o ar-condicionado funcione da melhor forma possível.

Conclusão

Em resumo, a instalação de um Multi Split Springer Midea Inverter e determinar as suas combinações não é uma tarefa muito complicada.

Você deve fazer os cálculos dos BTUs necessários para cada cômodo e adotar a combinação entre condensadora e evaporadora que mais faça sentido para você.

Além disso, é importante seguir as dicas de instalação conforme o manual de instruções do fabricante. Afinal, é ele que deve conter as principais regras a serem seguidas antes e durante o uso do seu aparelho.

Do contrário, é possível que você perca a garantia ou até mesmo reduza a vida útil do aparelho, acarretando cada vez em gastos maiores de manutenção ou troca.

Gostou do nosso conteúdo? No site da Norte Refrigeração temos as melhores soluções em ar-condicionado para sua casa ou seu negócio! Clique aqui e confira!

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe