O que é e como escolher um Splitão?

Provavelmente você já ouviu falar dos aparelhos de ar-condicionado do tipo split, com um sistema de evaporação e outro de condensação. Essa refrigeração é capaz de manter um ambiente climatizado com maior facilidade.

Mas, quando pensamos em espaços como shopping, cinemas e até mesmo escolas, os equipamentos de split convencionais não são suficientes, ou acabam tendo um custo mais alto.

Por isso, uma opção para esses ambientes é o chamado splitão, que seria uma solução split para ambientes amplos ou com grande fluxo de pessoas.

Assim, aqui vamos te explicar o que é o splitão, como funciona e quando é uma solução para você.

O que é o ar-condicionado splitão?

O splitão é considerado um ar-condicionado maior quando comparado com o split convencional. Com tamanho robusto, o splitão é ideal para lojas, supermercados ou locais que requisitam grande carga térmica para refrigeração.

Outro diferencial em relação ao split, é que o splitão normalmente é acoplado a dutos, capazes de refrigerar vários locais simultaneamente. Diferente dos splits convencionais que possuem evaporadoras individuais.

Em agências bancárias, por exemplo, é comum o uso do splitão (ou mais de um, dependendo da agência).

Como funciona o splitão?

Tal qual o split, o splitão é composto por dois blocos distintos, sendo um interno e um externo.

Normalmente, o bloco interno é uma unidade evaporadora acoplada a uma rede duto. Já o bloco externo pode ser composto de uma ou mais unidades condensadoras.

Qual a função das unidades evaporadoras e condensadoras?

Além de ser rápido e eficaz, o splitão permite que o ar seja captado pelos dutos e convertidos pelas unidades evaporadoras e condensadoras centrais.

A instalação da unidade evaporadora desse sistema é em gessos, forros, ou em formas de dutos. Por isso, talvez você o encontre pelo nome de split “built-in”.

Já a (ou as) unidade condensadora deve ficar em um ambiente externo ao climatizado.

Qual a capacidade do splitão?

Como você viu até aqui, o splitão é um ar-condicionado consideravelmente mais robusto que os splits convencionais. Além disso, é comum que esses equipamentos tenham mais de uma unidade condensadora. E é claro que isso tem um porquê.

O splitão possui em sua unidade evaporadora um sistema capaz de absorver e liberar muito ar de uma vez. Assim, às vezes mais de uma unidade condensadora pode ser necessária para que a climatização seja efetiva por todo o ambiente.

Justamente por isso, o splitão não tem sua capacidade medida por BTUs como os splits comuns. Ao invés disso, sua potência é medida em TRs (Toneladas de Refrigeração). 

Por convenção, 1 TR significa 12000 BTUs por hora. Potente, né verdade?

Quando preciso de um Splitão?

Como esperado, os splitões necessitam de um consumo maior de eletricidade, pois possuem grandes peças metálicas e estão repletos de serpentinas que exigem o uso de muita energia. Por isso, você não verá esse tipo de equipamento em qualquer ambiente.

Normalmente, são dispositivos usados em locais, no qual, há um grande fluxo de pessoas, como lojas, bancos, supermercados, escolas e outros.

Ainda assim, seu consumo energético não é absurdo, visto que, o custo-benefício da sua potência compensa quando comparado com o split convencional.

De uma forma ou de outra, os splitões são silenciosos, discretos e a unidade evaporadora pode ser instalada tanto na horizontal quanto vertical.

Além disso, vale lembrar que esse tipo de aparelho é capaz de fornecer uma climatização uniforme no ambiente.

Opções de ar-condicionado Splitão

Justamente por serem muito robustos, os splitões são consideravelmente mais caros que os splits convencionais. Entretanto, seu preço é justificado por sua potência.

Afinal, os principais splitões no mercado possuem capacidades que variam entre 10 e 25 TR, ou seja 120.000 BTUs a 300.000 BTUs.

Apesar de serem muito mais potentes que os splits, você pode calcular qual TR usar considerando os mesmos parâmetros usados para BTUs: incidência luminosa, área do espaço, fluxo de pessoas, equipamentos em uso e etc.

Outros tipos aparelhos para ambientes

Caso você esteja procurando um equipamento potente de 18 ou até 36 mil BTUs para seu salão, loja ou escritório, os splitões não são os ideais, afinal de contas, são para locais amplos.

Entretanto, nós da Norte Refrigeração temos a solução ideal para você. Se você quer saber mais sobre essa opção, basta entrar em contato conosco através do Whatsapp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe