Como aumentar a vida útil de equipamentos em inox

Hoje em dia, o inox é amplamente usado nas cozinhas e em vários ambientes, principalmente, devido à sua alta resistência. No entanto, muitas pessoas acabam tendo dificuldades para manter a vida útil do inox.

Além de tornar a peça mais feia, um equipamento mal cuidado pode contaminar os alimentos que são produzidos ou preparados nestas peças de inox.

Por isso, cuidar bem dos equipamentos em inox, saber como limpar ou polir é algo que fará a diferença no contexto de qualquer cozinha, seja ela residencial ou industrial.

Logo, neste artigo, nós vamos lhe ensinar como aumentar a resistência e, portanto, a vida útil de equipamentos em inox da sua cozinha.

Cozinha com equipamentos em inox

A vida útil do inox

É fundamental que seja feita uma limpeza de rotina nos equipamentos, seja qual for o tipo de sujeira, leve, moderada ou intensa.

A limpeza é o que define a vida útil do equipamento em inox e, por isso, deve ser feita de forma correta, tomando todos os cuidados para não prejudicar a peça.

Seleção e modo de uso dos materiais para a limpeza

Para fazer a limpeza é importante usar os produtos certos. Sendo assim, use água e sabão neutro em manchas e marcas de gordura e contatos físicos nos equipamentos.

Você também pode optar por usar detergentes suaves e removedores à base de amônia, diluídos em água morna.

Basta aplicar o sabão e a água utilizando uma esponja macia, podendo ser de nylon, que não produza marcas ou arranhões na superfície do equipamento em inox.

Depois de limpar, basta enxaguar com água, de preferência morna, e secar com um pano macio.

Use uma esponja macia com água e sabão neutro

Secagem

A secagem também evita que o inox fique com um aspecto feio. Além disso, a secagem deve ser feita logo após a lavagem do equipamento, pois dessa forma não haverá tempo hábil para a água reagir com o material.

Faça essa parte adicionando um pano limpo com álcool, que fará a finalização correta para a remoção de manchas e marcas no inox.

Remoção de manchas internas

Manchas internas podem surgir nos equipamentos em inox, sendo geralmente resultado de restos de alimentos, matéria orgânica, materiais industriais e entre outros. 

Para isso, é preciso aplicar produtos que possuem a finalidade específica para o inox.

Entre eles, podemos destacar produtos como o spray para limpar e polir o inox, bem como ceras e pastas que possuem a mesma finalidade. Entre as principais marcas desses produtos, temos a Electrolux e a Tramontina.

Além dos produtos específicos, na internet há algumas receitas caseiras capazes de remover as manchas internas do inox. Mas, a qualidade da limpeza não é garantida.

Outros cuidados principais que você deve tomar para manter equipamentos em inox como novos

  • Não deixar água acumulada nos equipamentos para que nada fique grudado ou gere manchas;
  • Evite o contato com objetos que possam arranhar a estrutura do equipamento em inox;
  • Faça a remoção correta de produtos que não servem para o polimento do equipamento em inox, como por exemplo o cloro, que pode fixar manchas indesejáveis na superfície;
  • Tenha cuidado com polidores e saponáceos abrasivos, pois podem prejudicar a superfície do material;
  • Evite produtos químicos para piscina, ácido de bateria, removedores de tintas e similares, pois danificam a superfície do inox;
  • Em pias e tanques em aço inox, você pode utilizar ocasionalmente alvejantes e água sanitária. Contudo, eles devem ser diluídos em água e você deve utilizar água em temperatura ambiente ao invés de água quente.
Opte por sprays exclusivos para limpar e polir inox

Se você tem interesse em adquirir novos equipamentos em inox, veja algumas opções no nosso site ou entre em contato conosco através do Whatsapp

Em nosso site você pode encontrar uma variedade de equipamentos em inox, como mesas, de diferentes modelos e tamanhos, utensílios e estantes.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. E, caso você tenha interesse em mais posts com dicas e conteúdos para sua casa ou negócio, acesse nosso blog.  

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe