Inox enferruja? Leia e descubra

Na hora de investir em equipamentos, uma das preocupações do empreendedor é com a manutenção e durabilidade. Os produtos fabricados em inox são excelentes, pois esse tipo de metal é composto por cromo, carbono, ferro e níquel. Ou seja, além de ser altamente durável, é super-resistente ao calor e à corrosão. Por isso, uma dúvida muito comum entre quem possui produtos desse material é: inox enferruja? Vamos saber mais sobre isso a seguir. Confira!

Aço inoxidável é um dos mais resistentes

Aço inox limpo

O aço inoxidável se difere dos demais tipos de aço por receber a chamada camada passiva, que é uma espécie de proteção que não reage em contato com outros tipos de materiais. Por isso, as estruturas e máquinas fabricadas com aço inoxidável são muito mais resistentes à ferrugem.

Devido a essa característica, muitos maquinários domésticos, industriais, aparelhos cirúrgicos, utensílios para farmácias, entre outros, são fabricados em aço inox.

Afinal, inox enferruja?

Pia em aço inox enferrujado

A corrosão nada mais é do que um processo de oxidação avançada do aço inox que ocorre por conta da perda de elétrons.

Apesar de o aço inox ser super-resistente, ele precisa ser bem conservado e receber a limpeza correta, caso contrário, poderá sim enferrujar. Existem diferentes tipos de aço inoxidável, sendo alguns deles mais propensos a sofrer danos.

Os aços do tipo 304 L e 316 L são os mais resistentes, mas é claro que toda estrutura ou maquinário, independentemente do tipo de material, precisa ser bem conservada para evitar danos e ferrugem.

Como evitar a ferrugem no inox?

A melhor forma de prevenir que o inox enferruje é evitar que produtos químicos, como cloro, entrem em contato com o material. A formação de bactérias é outra preocupação importante, porque o metabolismo delas é capaz de consumir o aço inoxidável.

Por isso, é sempre importante manter o seu maquinário e linhas de produtos sempre limpos, pois é isso que irá evitar que o inox enferruje.

Indústria alimentícia

A indústria alimentícia é uma das que mais se beneficia com o uso do inox, isso porque ao contrário dos outros tipos de materiais, o inox não guarda odor e sabor dos alimentos. Ou seja, com uma simples limpeza, as padarias, por exemplo, podem preparar outros alimentos sem se preocupar em deixar o sabor da receita anterior.

É importante ressaltar que para que o seu negócio tenha produtos de qualidade, é essencial contar com os melhores equipamentos. Por isso, acesse nosso site e adquira agora mesmo os produtos que você precisa para sua casa ou negócio. Em caso de dúvida, é só falar com um dos nossos consultores no WhatsApp.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe