Como limpar aço inox? Confira os 3 passos

equipamentos-em-aco-inox-como-remover-manchas-e-arranhoes

Aço inox precisa, sim, de alguns cuidados para manter seu brilho e ficar livre de riscos e manchas. O processo para limpar aço inox é bastante simples e garante que suas peças durem para toda a vida, permanecendo como novas.

Em apenas três passos, você pode cuidar de seus objetos de aço inoxidável periodicamente e, com isso, reduzir custos com manutenção. É possível usar tanto produtos naturais como outros especificamente desenvolvidos para a limpeza do inox.

Então não perca mais tempo e confira nossas dicas.

Passo 1: escolha do produto

Adquira um produto não ceroso.

Existem diversos produtos especializados para limpeza de inox, como a pasta para polir inox da Tramontina. Entretanto, os mais indicados são os não cerosos. Isso porque os cerosos deixam uma camada sobre o objeto, a qual desbota ao longo do tempo.

Mulher polindo fogão de aço inox com pasta para polir da Tramontina

De preferência, adquira produtos à base de água ou óleo. Mas tenha em mente que marcas de dedos não saem se você fizer polimento com produtos à base de água. Se este for o caso, o mais indicado é usar produtos à base de óleo.

Contudo, apesar dos produtos de óleo serem mais eficazes para qualquer cenário e não deixarem manchas, o que costuma ocorrer com produtos cerosos, são ecologicamente menos sustentáveis e mais inflamáveis. Portanto leve isso em consideração na hora de escolher.

Passo 2: local

Alguns produtos de polimento de aço inox emitem vapores nocivos à saúde humana. Por isso, realize o procedimento em local arejado, de preferência em local bem aberto, para evitar danos. Além disso, se você possui alergias, pode ser uma excelente ideia usar uma máscara de proteção e luvas de borracha.

Pessoa limpando pia de aço inox

Não é preciso utilizar máscaras caras ou especializadas: as máscaras usadas durante a pandemia do coronavírus, geralmente de pano, são mais que suficientes para evitar problemas.

Caso tenha sintomas adversos, como ânsia, tontura, vertigem ou reações alérgicas cutâneas, aborte imediatamente o procedimento e procure o médico mais próximo.

Passo 3: aplicação e polimento

Com as luvas de borracha, espalhe o produto borrifado na superfície do objeto. Após espalhar uniformemente o produto (verifique a embalagem para ter uma ideia da quantidade ideal), use um pano de microfibra para fazer o polimento.

Pessoa limpando o fogão de aço inox

A forma correta de polir o aço inox é seguir a direção do grão. Se, por exemplo, ele for horizontal, aplique movimentos horizontais firmes até que o inox esteja completamente limpo.

Bônus: dicas valiosas

Não se deve usar produtos abrasivos, como cloro ou água sanitária, para limpar aço inox. Ao contrário do que a crença popular pode acreditar, esses produtos podem causar danos ao metal, e por isso não são indicados. Use apenas água corrente e sabão neutro ou detergente para a limpeza.

Ainda sobre água, outra dica valiosa: evite usar água com muitos minerais para a limpeza. Água mineral, por incrível que pareça, pode causar manchas.

Não é recomendado utilizar panos de lã para fazer o polimento, pois o material não é bom para polir metais em geral, já que pode deixar várias marcas.

Curtiu a dica? Na Norte Refrigeração você pode adquirir os melhores produtos de aço inox para sua casa ou negócio, além do material para limpeza conforme ensinamos aqui. Então acesse nossa página para conferir os produtos. Quer falar com o nosso time e tirar dúvidas? Entre em contato pelo nosso WhatsApp. E para ver outras dicas como essa para sua casa, é só dar uma olhada no nosso blog.

Receba os conteúdos e fique por dentro de todas as nossas novidades

Compartilhe